Verbo FM

Nossas igrejas aderiram à campanha nacional que está salvando vidas

“Você é amado!”, “Você não é fraco!”, “Você não está sozinho!”, “Você tem  valor!”

Essas são algumas palavras que têm regado as mídias sociais do “Ressurreição”, um dos projetos sociais da Igreja Verbo da Vida Sede, em Campina Grande (PB). São recados divinos que têm salvado vidas no mês amarelo, dedicado à prevenção ao suicídio. Assim como este projeto, muitos outros têm se mobilizado com ações para interromper processos de morte e gerar vida em milhares de corações.

“NOS AJUDE A SALVAR VIDAS!”

Há 6 anos, o combate ao suicídio ganhou um enfoque com a campanha “Setembro Amarelo”. Foi uma inciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Centro de Valorização da Vida (CVV).

O alvo é salvar vidas, esclarecendo sobre como se deve agir diante de pessoas que estão numa situação de risco, assim como abrir caminhos para que elas tenham acesso ao socorro oportuno.

“Nos ajude a salvar vidas!” é o convite que estas instituições espalham, nesta época do ano, e nada mais oportuno do que a Igreja de Cristo corresponder ao convite, já que seu alvo também é salvar vidas. Este ano, além do apelo, a campanha tem como slogan uma instrução: “É preciso agir!”.

Clique aqui para acessar o site da Campanha “Setembro Amarelo”

PROJETO RESSUREIÇÃO

Uma das ações do Ressurreição, neste mês, tem sido a realização de lives especiais através do Instagram da Igreja Sede. “Esse tema é pouco debatido dentro do corpo de Cristo, então trazer essa causa para ser tratada através das mídias sociais da igreja é indispensável”, disse Luana Mayara, líder do projeto.

Já foram promovidos dois momentos ao vivo. O primeiro foi com Camila Dias, que testemunhou sobre a sua vitória após enfrentar a depressão. Ela destacou a importância de procurar o socorro em Deus, mas também aconselhou recorrer a alguém de confiança em um momento como este: “Procure alguém maduro, de confiança, com quem você possa se abrir. É importante que seja alguém que creia da mesma forma que você e que possa identificar o que está acontecendo, pois quando eu estava vivendo isso, por exemplo, nem eu entendia o que eu estava passando”. (Clique para assistir a live com Camila: parte 1 e parte 2)

Jonathas Nacaratte foi o convidado da live seguinte. Ele contou como se reergueu de uma crise de ansiedade e alertou sobre a firmeza na Palavra de Deus. “Coloque a área da sua vida que está um caos na Palavra de Deus e descanse, porque a ordem vai vir. A Palavra de Deus põe ordem em todas as áreas da sua vida e ela vem com rompimento, acréscimo e frutificação”, garantiu ele. (Clique aqui e confira)

As próximas lives  já estão marcadas. Hoje, às 16h, o pastor Thiago Borba é o convidado. Ele vai falar sobre o tema “Igreja é saúde”. No dia 25, às 20h, a live será com a psicóloga Oona Luna e o tema será “Depressão: como podemos ajudar?”. Já no dia 30, será às 18h, com a psicóloga Catharina Foronda, sobre “Saúde mental e emocional”.

Acesse @sedeverbodavida e acompanhe toda a programação!

Além das transmissões ao vivo, o projeto também tem realizado sorteios de livros no Instagram @projetoressurreicao. Também são publicados posts com mensagens em texto e em vídeo, a exemplo da que foi ministrada por Caroline Montenegro, diretora do Centro de Cura Rhema em Campina Grande (PB). Na mensagem, ela falou que “existe um lugar em Deus e Ele cicatriza as nossas feridas e cura a nossa dor. Deus quer acalmá-lo, pois n’Ele há refrigério e a paz que você precisa. Pensamentos que vêm a sua mente e as pressões não são da vontade de Deus. Ele quer acalmá-lo e, como um Pai bondoso, abraçá-lo e trazer para perto”. (Clique aqui para assistir a mensagem completa)

O Instagram do projeto tem sido também o canal de interação disponível para que todos, os que estão passando por um nível de intensa ansiedade, entrem em contato a fim de serem ajudados. 

Acesse o perfil do Ressurreição!

Fernanda Benedito é uma das integrantes do Ressurreição e faz parte da organização da campanha deste mês. Ela deu seu depoimento: “A campanha do Setembro Amarelo tem impactado muitas vidas. Pessoas estão nos procurando, pedindo ajuda e, quando isso acontece, a gente já tem a palavra para ser lançada. Somos um braço forte para que elas se levantem. Estamos desenvolvendo nessas pessoas um outro comportamento, uma outra vida, desenvolvendo o pensamento de que podem sair das pressões e que isso não é um fim, mas um grande recomeço para viverem uma vida como Jesus deseja”.

HEY! VIVA

Além da Igreja Sede, membros de outras Igrejas Verbo da Vida estão buscando abordar o combate ao suicídio. Márcia Vance é ministra na igreja em Cruzeiro (SP). Ela é psicóloga, pós-graduada em Gestão de Pessoas e sua área de atuação é em Recursos Humanos. Durante anos, ela serviu na liderança de jovens na Igreja Verbo da Vida em Guaratinguetá (SP), junto ao seu esposo, o pastor Rodrigo Vance. Nesta época, em contato com os jovens, percebeu o quanto o suicídio é uma realidade próxima e que precisa ser tratada.

“O que nós estamos fazendo enquanto igreja? O que estamos fazendo como conhecedores da Palavra, da verdade e da vida?”

Foi o que Márcia pensou quando estudava sobre a prevenção ao suicídio e se surpreendia com as estatísticas. Ao mergulhar no assunto, ela começou a ser convidada para palestras sobre o tema em diversos locais. Este ano, direcionada pelo Senhor, ela iniciou um projeto específico em favor da vida.

Assim começou o “Hey! Vida”, com conteúdos de conscientização para espalhar conhecimento e quebrar tabus sobre o assunto através das mídias sociais. Cartilhas e palestras para a comunidade em geral também fazem parte da visão.

Neste mês de setembro, as lives e outros diversos conteúdos nas mídias sociais do “Hey! Viva” estão à todo o vapor. Criatividade e interação é o que não faltam! “Estamos promovendo vida, relacionamentos, ações. Criamos 12 desafios que têm como foco a valorização da vida. A primeira ação proposta foi mandar mensagem para 5 amigos expressando que eles são importantes”, disse ela, explicando que fortalecer relacionamentos auxilia no combate.

Após o encerramento da pandemia, Márcia pretende ampliar as ações do projeto intensificando as atividades em locais públicos, como escolas.

Márcia também comentou sobre a importância do apoio profissional aliado ao conhecimento da Palavra:

“Encontramos em muitas igrejas um grande tabu em relação a esse assunto. Muitos ainda não entendem que a depressão é uma doença que precisa ser acompanhada por profissionais especializados. Cremos na Palavra e acreditamos, piamente, que é Jesus quem é a solução dos problemas e restaura vidas, mas algumas pessoas, dependendo do nível em que se encontram, precisam de especialistas para que elas se estruturem para praticar a própria Palavra. A partir daí podemos ajudar as pessoas, como aprendemos em Atos 8.30-35: Como as pessoas vão entender que Jesus é a vida sem pessoas que vão falar de uma maneira que as alcance?”

A VISÃO ESTÁ SE ESPALHANDO

Além dos projetos sociais, as próprias igrejas estão aderindo à campanha oficialmente. São séries sobre o assunto, posts instrutivos e até a logomarca sobre um fundo na cor amarela.

O grande resultado em cada congregação é o de ainda mais pessoas resgatadas pela verdade em Cristo. As ações também têm sido uma forma de, como Igreja, nos inserirmos ativamente no cenário social, afinal, “Igreja é saúde!”.

VERBONLINE

O programa VerbOnline #27 recebeu o Pr. Cristiano Arcoverde. Em entrevista com a Gê Monteiro, ele falou sobre o projeto que acontece em sua igreja, o Verbo da Vida em Campo Grande, Recife (PE), para assistenciar mulheres que sofrem de depressão, o Projeto Kairós, e também sobre o seu livro “Livres da Amargura“. 

Este livro foi lançado no ano passado e estou impactado com a repercussão que esta literatura tem causado na vida das pessoas. Muitos são os motivos que podem gerar amargura na alma de alguém e daí gera tristeza, rancor e isso pode avançar para consequências mais drásticas. Para se livrar da amargura é importante seguir alguns passos: identificar em que estágio está, decidir sair e agir“, disse ele. 

Ouça o programa VerbOnline #27 completo aqui!

Somos um ministério da Palavra e da vida. A influência da verdade alcançará muitos com a salvação e, se a sua igreja ainda não aderiu à campanha, ainda dá tempo! Abra as portas para a prevenção ao suicídio de maneira sábia e regada pela Palavra da fé!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados