Natural de São Paulo (SP), a professora do Rhema, Malu Moreira, escreveu e ilustrou seu primeiro livro infantil As peripécias de BJ e Ventania, que agora entrou para o catálogo do Verboshop. Ela ensina desde 2010 no Centro de Treinamento Bíblico e possui também experiência com o público infantil. A seguir, confira a entrevista com a autora:
De onde vem a sua criatividade?
Sou autodidata no desenho. Sempre fui criativa, mas nunca pensei que soubesse desenhar. Sou apaixonada pelo impressionismo e fiz um curso de pintura, onde descobri que tinha talento para desenhar. Depois, passei a ensinar outras pessoas durante 15 anos e fiz algumas exposições, inclusive no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). Nunca fiquei com meu quadros, sempre os vendia. Meu sonho era estudar na Escola Panamericana de Arte e Design, mas nunca tive a oportunidade. Hoje, vejo essa habilidade nos meus sobrinhos e na minha filha.
Quando você teve a ideia de criar uma personagem para o público infantil?
Depois de publicar meu primeiro livro, senti-me inspirada a criar algo para o público infantil. Já tinha uma personagem adulta, a BJ, inspirada em Bud e Jan Wright. Criamos essa mascote para nossa Secretaria de Missões, pois nosso trabalho era como de uma ‘formiguinha’. Em cada evento missionário, caracterizávamos a BJ de acordo com o país. Um dia, ao vê-la vestida de africana, pensei: ‘Minha personagem está aí’. Apaixonei-me por essa ideia e, em única noite, recebi a inspiração para o texto e todas as ilustrações. Passou como um filme… Acredito que, como adultos, temos a responsabilidade de oferecer conteúdo significativo às nossas crianças. Se ficarmos esperando, o mundo vai abraçá-las.
Quais foram as inspirações para escrever o livro infantil?
A princípio, foi essa questão missionária que fervilhava em meu coração. Eu entendi que as crianças precisam saber que há outras crianças que precisam do que elas têm. A história se inspira na parábola do filho pródigo, enquanto também explora o contexto missionário. A personagem BJ vai para várias nações, e cada um dos livros será ambientado em uma nação específica, remetendo a uma história. Já tenho um livro que se passará na Suíça, inspirado na parábola da ovelha perdida.
Fale um pouco do seu primeiro livro para o público adulto?
Tudo veio do coração do Pai. Esse livro nasceu durante a pandemia, em um grupo de mulheres que se mobilizou para ajudar missionárias que estavam sozinhas no campo e se tornaram ainda mais vulneráveis por conta de tudo o que estava acontecendo. Pedi que compartilhassem relatos de coisas que trouxessem esperança ao coração e lembrassem dos feitos do Senhor em suas próprias vidas. O resultado são 25 histórias poderosas e extraordinárias.
O livro conta com prefaciadores especiais: nossa querida Marizete Garcia e o pastor Carlos Eduardo, de Guarulhos (SP). O pastor Beto Gomes atuou como meu revisor doutrinário. Como professora do Rhema, assegurei que tudo estivesse bem respaldado na Palavra. O livro, intitulado Martyría, a palavra grega para ‘testemunho’ e raiz da palavra ‘mártir’, reúne histórias com ilustrações feitas por mim.
Qual a influência da Palavra da Fé em suas criações?
É uma influência total. Estou há 31 anos no Ministério Verbo da Vida, e, ao aprender essa Palavra, me apaixonei; tudo foi descortinado diante dos meus olhos.
Como tem sido o feedback das crianças em relação ao livro?
Minha neta foi meu termômetro para se a história estava ficando legal ou não. Antes de enviar para a editora, li o livro para várias crianças, filhos dos nossos amigos, e depois elas ficavam me cobrando os livros. Eles têm gostado muito das histórias. Meu desejo é fazer uma peça infantil com a BJ para levar a comunidades e escolas. Recebi uma proposta do grupo de teatro Nissi, que está interessado em adaptar essa história para os palcos. Tudo isso tem repercutido de uma forma muito positiva.
Você dá aula no Rhema há bastante tempo. Como tem sido para você ver o crescimento espiritual dos alunos?
As experiências têm sido as melhores possíveis. Nunca saí de uma sala de aula sem um ‘transbordar’ em meu coração. Quero tocar o coração das pessoas, alcançá-las à sua maneira, mas debaixo da unção do Espírito.
Quais são os seus planos em relação aos livros a partir de agora?
Quero continuar escrevendo várias histórias sobre a BJ. Acredito que posso alcançar muitas vidas com essa literatura e motivar outras pessoas a se dedicarem a isso. Os adultos já estão bem ‘abastecidos’, mas às vezes esquecemos de oferecer ‘alimento’ às nossas crianças. Já tenho vários textos e também quero fazer um devocional. Além disso, desejo escrever um livro sobre a mulher sozinha no ministério, pois eu mesma vivo isso. Conversei sobre essa ideia com Sylvia Lima, que me disse que ninguém nunca havia pensado em escrever sobre esse assunto. Assim como Sylvia, vejo muitas outras mulheres poderosas passando por isso.
Como você se sente agora com seu livro sendo vendido na plataforma do Verboshop?
Me sinto muito importante, porque estou na mesma prateleira do Guerreirinho (risos). Não sei quantos autores do nosso Ministério são escritores, mas acho muito legal ver os nossos ministros ‘aflorando’ na literatura.
O que você aconselha para novos escritores?
Em primeiro lugar, quando percebi que Deus estava me chamando para a literatura, procurei instrução com pessoas da área, aquelas que orientavam sobre o setor editorial, para entender a parte prática da escrita e não cair de paraquedas, escrevendo qualquer coisa. Comecei a escrever de uma forma que eu realmente aprecio; sou fã de carteirinha de Manassés Guerra e seu estilo mais poético. Li vários livros dele, que serviram de inspiração para o meu livro Martyría. Já no infantil, Godofredo Couto foi minha inspiração.
SINOPSE DO LIVRO
BJ é uma formiguinha missionária que leva respostas e soluções a crianças em necessidades, acompanhada do seu melhor amigo, o pássaro Ventania.
Nesta história, a missão dos dois amigos é ajudar o menino indiano Haji, que vive momentos de distanciamento da família e se encontra perdido na floresta, a encontrar o caminho de volta para casa.
Para adquirir As peripécias de BJ e Ventania, clique abaixo:
7 Comentários
Parabéns, professora Malu! Que alegria ver esse lançamento na nossa editora. A Palavra da Fé alcançando as nossas crianças e seus pais com essa linda história.
Parabéns pelo trabalho incrível Malu, você vai levar a inspiração do Espírito Santo para muitas crianças e famílias.
Que trabalho precioso!
Esse portal e uma verdadeira riqueza de conteúdos que tem nos edificado e que tem abençoado o corpo de Cristo de uma forma tremenda. Diariamente estou acessando e tendo a oportunidade de ve o que o senhor esta fazendo nesse ministério ao redor do mundo
Esse ministerio e uma verdadeira constelacao. Parabenizamos a irma por ser um instrumento do senhor para evangelizar o futuro das nossas crianças, atraves do lançamento desse livro.
Gloria a Deus por essa inspiração, nos alegramos e celebramos o crescimento da irma e por trazer para as crianças essa grande obra. O senhor tem levantado nesse ministerio homens e mulheres com espirito de sabedoria e revelação para implantar o carter de cristo em nossas criancas
Sou grato ao senhor por fazer parte de uma visão que esta indo para todas as nações, para levar a palavra da fe e o amor para o mundo inteiro
Entrevista muito especial! Parabéns à equipe!