Supervisor do MVV fala sobre avanço da Palavra da Fé

Gleison Cabral concedeu entrevista e compartilhou o que vem acontecendo na Europa e até nos Emirados Árabes.

Gleison Cabral é supervisor do Ministério Verbo da Vida na Europa. Ele está em Campina Grande (PB), participando da Reunião Anual de Pastores e Diretorias junto a sua esposa Marina Cabral. E, aproveitamos esse momento para fazer uma entrevista com o nosso supervisor.

Sabemos que o Verbo da Vida tem avançado na Europa. Fale sobre seu trabalho na supervisão do Ministério Verbo da Vida:

Graças a Deus, o ministério na Europa tem avançado bastante nos últimos 4 anos, principalmente quando nos mudamos para Portugal. Nós temos visto o número de igrejas e de alunos das escolas bilíngues triplicarem. Eu creio que é devido a uma fundação que tem sido feita. Há 14 anos, nos mudamos para o Reino Unido e há cerca de dez anos abraçamos o desafio de estar à frente de uma supervisão, sendo um braço, uma extensão do Ministério Verbo da Vida na Europa. E nessa supervisão nós temos trabalhado estabelecendo os princípios, departamentos, coordenações e secretarias.

Hoje nós temos uma equipe muito boa que foi levantada, uma equipe de gestores, equipe de secretários, e que, de alguma forma, espelham o funcionamento do Ministério Verbo da Vida no Brasil. Essa equipe tem nos ajudado a coordenar esses trabalhos servindo aos pastores e principalmente acelerando respostas que Deus tem colocado nas nossas mãos. Além disso, temos uma equipe de pastores maravilhosa servindo na Europa. Pessoas que, de fato, não tem sua vida por preciosa, que foram levantadas por Deus para alcançar pessoas nas suas localidades e essas equipes têm se multiplicado. Líderes também têm se multiplicado através da Escola Bíblica Verbo da Vida, Escola Ministerial e Rhema em Lisboa. Temos pessoas sendo treinadas, o que colabora para o aceleramento e crescimento daquilo que Deus está fazendo na Europa.

Vários pontos de pregação estão sendo abertos na Europa. Recentemente, 4 pontos foram abertos em Portugal e mais 2 a partir do Verbo Connect. Fale um pouco sobre esse avanço:

Até o ano passado, muitas das iniciativas de crescimento surgiam dessa base de supervisão na Europa. Ano passado, nós recebemos uma palavra muito específica da parte de Deus em relação a uma nova fase. Uma nova fase na qual as igrejas e os pontos de pregação iriam surgir a partir de uma expansão pelas igrejas. E estamos vendo essa multiplicação acontecendo.

Começamos a implantar igrejas. A igreja de Leiria, sede da Europa, tem avançado e implantamos quatro pontos de pregação a partir dela. Temos em vista outros pontos de pregação para serem implantados, mas por enquanto, são esses e nos alegramos pelo Verbo Connect. Esse projeto é uma igreja virtual, mas dessa forma já temos tocado várias nações. São mais de vinte nações tocadas pelo Verbo Connect.

O Verbo Connect é a nossa principal estratégia de expansão da Palavra da Fé. Isso continua forte e firme. Várias pessoas têm buscado esse projeto e o objetivo é exatamente esse, expansão, crescimento, é agregar pessoas espalhadas pela Europa. O que a gente tem visto são grupos se fortalecendo, criando polos e esses polos têm invariavelmente se transformado em igrejas, igrejas fortes, que estão alcançando e fazendo a diferença no local onde estão.

O Oriente Médio está sendo alcançado pela Palavra da Fé. Como essa porta foi aberta?

Há muito tempo, Deus tem falado conosco acerca do Oriente Médio. E mais especificamente Dubai. E nós postergamos isso um pouco devido a outras responsabilidades e por questões de logística. Até que surgiu uma oportunidade através de amigos e irmãos, um pessoal que tem trabalhado conosco através do Verbo Connect, jogadores de futebol da seleção da Holanda e alguns brasileiros também. Foi através deles que nós fizemos o primeiro culto em Dubai.

Quando pisamos naquela terra, Deus, de fato, expandiu aos nossos olhos. Hoje nós temos membros da igreja lá em Dubai. E estamos ali no processo de avanço. É um um terreno novo, que necessita mesmo de muita oração, e de sermos guiados pelo Espírito.

Quais os desafios de pregar a Palavra de Deus na Europa? E como tem sido enfrentados?

Sempre se ouve falar ou se ouvia falar que a Europa é um local frio espiritualmente. Um local onde o Evangelho não é bem aceito ou que estaria em declínio. Eu entendo, porque algumas pessoas falam isso, são inúmeras estatísticas, mas números são frios e números só precisam encontrar um crente para mudar de opinião.

Nós temos visto um cenário completamente diferente. Eu entendo os desafios da Europa, mas por outro lado também eu não vejo uma Europa difícil. Nós estamos vendo como a Europa está sedenta da Palavra. Vejo uma Europa preparada, pronta para um avivamento que está prestes a acontecer nas igrejas. Nós temos visto centenas de pessoas virem a Jesus, pessoas se convertendo, trabalhos sendo abertos dentro de escolas, no setor público, etc.

Temos visto o avivamento e não é só na nossa igreja sede, mas outras igrejas também tem crescido. Eu acredito que o maior desafio da Europa é o missionário flexível. Precisamos tirar esse preconceito em relação aos europeus, e entender o coração deles, entender que nós estamos ali não para levar uma cultura brasileira, mas para levar a Palavra de Deus. Precisamos nos encaixar na cultura europeia. Não é querer que eles se moldem a nossa cultura, mas nos moldarmos a deles naquilo que não contradiz a Palavra, mas, de fato, abraçá-los do jeito deles, nos encaixarmos ao modo deles e levarmos a Palavra que muda vida de qualquer um. Eu acredito que o desafio esteja mais em nós.

Além da igreja, as escolas tem avançado com aulas em inglês e espanhol. Como tem sido ensinar a Palavra para os europeus e como tem sido a receptividade?

A Escola tem sido um dos fatores principais que vem promovendo crescimento na Europa. Todo lugar que chegamos, viajamos, seja na igreja Verbo da Vida ou igreja parceira recebo testemunhos. A Escola Ministerial promove um avivamento, um crescimento, trazendo libertação através do ensino da Palavra. Isso tem sido experimentado por todo canto. As Escolas têm crescido, é algo tangível, palpável, é algo impressionante o que que Deus tem feito através dela.

Estamos com muita expectativa em relação aos novos idiomas. Tivemos, no passado, uma versão da escola em inglês, que foi um sucesso, foi muito bem aceita e agora seguimos mais uma vez com a Escola em inglês e espanhol. Já existem várias pessoas nativas que frequentam as nossas igrejas, amigos e parceiros que estão com expectativa para ver o que que Deus vai fazer através dessa Escola. Agora a Escola seguirá trilíngue e cremos que vai ser algo maravilhoso, não podia ser diferente.

A partir de agora, você terá um blog no portal. Quais suas expectativas para esse espaço só seu para alcançar o povo através da internet?

Bom, em primeiro lugar queria agradecer à liderança da comunicação, Pr. Perilo e equipe. Em relação a essa oportunidade, será mais um canal de divulgação do Evangelho, mais um lugar para falarmos da Palavra de Deus que é isso que me interessa. Entendemos que essa oportunidade não deve ser desperdiçadas, porque através de um texto vidas podem ser transformadas. Não fazemos nada por vanglória, mas a nossa causa é Jesus.

Vamos poder expressar o que Deus tem colocado no nosso coração. Agradeço demais pelo portal, eu creio que grandes coisas serão feitas através da escrita. Como vocês sabem, eu gosto e sou apaixonado pela escrita e creio que é uma forma de eternizar os pensamentos e conceitos de Deus. Vai ser muito bom. Então, fica aí o convite para que os irmãos estejam com a expectativa daquilo que Deus vai tratar em nosso meio.

Em breve, você poderá acessar o nosso portal para conferir os textos do pastor Gleison Cabral.

1 Comentário

  • Ve a Europa sendo alcançado com essa visão e tremendo louvamos ao senhor por essa visao se espalhando alcançando povos linguas e nações. Parabenizamos aos nossos lideres na pessoa Gleison e Marina, que com tanto esmero tem feito a obra do senhor avançar.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!
Relacionados