
Reafirmando o compromisso no cuidado das crianças à luz da Palavra de Deus, a Igreja Verbo da Vida em Retiro dos Motoristas, Rio de Janeiro (RJ), promoveu o treinamento de capacitação e conscientização das equipes do Departamento Infantil e do Projeto Pequeninos.
Iniciando a programação, Flávio Acácio, técnico de segurança, ministrou o treinamento em primeiros socorros. Na ocasião, ele enfatizou a Lei Federal n° 13.722/2018 (Lei Lucas), a qual determina a capacitação básica para todos os profissionais e voluntários que atuam com os pequenos.

Na sequência, a supervisora do Departamento Infantil no Rio de Janeiro, Iaglecilma Rodrigues, compartilhou uma mensagem de conscientização e alinhamento, ressaltando a responsabilidade da equipe em transmitir a visão do Ministério às crianças.
Além disso, o encontro contou com a participação da psicóloga Letícia Braga, que apresentou orientações sobre inclusão, destacando o chamado da Igreja em acolher cada criança como parte do Corpo de Cristo.
Para Fabiana Sarraf, líder do Departamento Infantil, o treinamento foi um tempo de aprendizado e edificação. “Fomos capacitados com orientações práticas e fortalecidos em nosso propósito de servir às crianças com amor, responsabilidade e dedicação. Cada momento reforçou a importância do nosso papel na formação espiritual, emocional e social dos pequenos, lembrando que ensinar vai além de transmitir conteúdo: é acolher, cuidar e ser exemplo”, refletiu.
Já Elizabeth Supeleto, coordenadora do Projeto Pequeninos, reforçou a importância da capacitação no cuidado com os pequenos. “É inspirador perceber o cuidado e a responsabilidade com que nossa igreja local planeja cada detalhe de suas ações. De forma preventiva, iniciaremos o ano letivo preparados para cuidar de nossos pequeninos com excelência, inclusive em situações inesperadas. Cremos que o Espírito Santo nos orienta e nos capacita, fortalecendo nossa missão de cuidar, proteger e servir com responsabilidade e fé”.
Encerrando o encontro, a líder de pré-adolescentes, Cleide Ferreira, enfatizou através de dinâmicas a importância do amor, empatia e responsabilidade no cuidado dos pequeninos. Segundo ela, cada criança confiada pelo Senhor deve ser cuidada com zelo e compromisso.
O treinamento de primeiros socorros foi um tempo de aprendizado, alinhamento e edificação, fortalecendo a equipe do Departamento Infantil e do Projeto Pequeninos na missão de servir às crianças, formando-as na Palavra e no amor de Cristo.
























