Mais de 300 homens estiveram reunidos no I Encontro Estadual de Homens com Propósito, promovido pela Igreja Verbo da Vida em Aracaju (SE), na tarde do último sábado (10). O evento contou com a participação de homens de várias faixas etárias, de diferentes denominações e de diversas cidades do interior, além de muitos visitantes. O evento teve o intuito de promover uma comunhão entre os homens de Deus, com o propósito de resgatar o papel do homem no lar e na sociedade, ajudando-os a se posicionarem e a reacenderem a consciência de sua identidade com o Criador.
Os pastores Heli Lucas (Verbo Aracaju), Franca Júnior (Verbo Estância) e Joselito Resende (Verbo Itabaiana) foram os preletores do Encontro. Pastor Heli falou sobre a necessidade de o homem assumir seu papel de homem e sua responsabilidade, propondo alguns exercícios práticos, destacando que para ser forte e ser homem, de fato, é preciso meditar e praticar a Palavra de Deus. Pastor Franca Júnior tratou da masculinidade geracional, baseado em Gênesis 1.27 e 28, ressaltando que o bastão de Deus, dado na criação, está nas mãos de cada homem, sendo dever deles levar para a próxima geração.
Por fim, o pastor Joselito chamou a atenção para o fato que, em um mundo impregnado de engano, inconstância, perversão e insubmissão, entre outros males, não se pode viver um cristianismo teórico, pois o que irá segurar o homem, como um âncora, é ser impactado profundamente e visceralmente por meio de uma experiência com Deus. Ele destacou ainda que a real identidade do homem é definida pela intimidade com o Espírito Santo.
“Esse foi um ajuntamento poderoso, com homens recebendo instruções da parte do Senhor muito importantes para este tempo. Nós fomos inspirados a viver pelo Espírito, a desfrutar da unção de Deus”, disse pastor Joselito. Já para o pastor Franca, ter participado desse encontro e ver centenas de homens reunidos, buscando um só propósito, que é o crescimento espiritual, foi para ele “uma tarde de grande alegria”. “Pudemos ver no olho de cada um a vontade de crescer, e nada melhor do que fazermos isso em espírito de unidade”, completou.
Além de ministro, o pastor Heli foi idealizador e coordenador do encontro. Para ele, o evento foi uma oportunidade maravilhosa para promover mudanças de estação na vida de muitos. “Deus fez coisas espetaculares.
As ministrações foram uma completando a outra, como se viessem de um só pregador. Homens saíram mudados, transformados, pois muitos precisavam mudar a chave de menino para homem. Então, eles aprenderam sobre masculinidade, sobre hombridade, e sobre como se tornarem o homem que Deus espera. Com certeza, irão se tornar homens de oração, amantes e praticantes da Palavra, calibrados, edificados e fortalecidos, impactando a família, o ambiente de trabalho e a sociedade como um todo”, finalizou.
Wellington Lira, líder do ministério Homens no Altar, também ajudou a organizar o Encontro. Ele destacou o grande mover do Espírito Santo naquele lugar: “Foi tremendo. A gente viu homens com corações duros sendo transformados, com um sorriso na face. Esse evento representou para mim um divisor de águas. Foi bênção de Deus.”.