Zuleica Messias fez 30 anos ensinando no Rhema

Em entrevista especial, a professora do Centro de Treinamento Bíblico contou sua experiência em sala de aula.
Professora do Rhema - Zuleica Messias

Zuleica Messias, casada com o pastor Heli Messias, são ministros auxiliares na Igreja Verbo da Vida em Aracaju (SE). Ela é professora do Centro de Treinamento Bíblico Rhema, e, ao longo dos últimos 30 anos, tem ensinado a matéria: Realidades da Nova Criação.

Zuleica esteve no Centro de Operações do Ministério Verbo da Vida, em Campina Grande (PB) e concedeu entrevista para a equipe do portal:

Eu sempre vi a matéria “Realidades da Nova Criação” como fundamental para o crescimento de uma pessoa em Cristo, porque essa matéria faz com que a gente mergulhe na obra redentora d’Ele. Vivemos em um país cristão e, na sua grande maioria, as pessoas não têm dificuldade em acreditar na pessoa de Cristo, em acreditar que o Filho de Deus esteve neste mundo; mas a grande questão é entender o que Ele veio fazer, entendendo o Seu sofrimento e o motivo de Ele ter ido àquela cruz. Então, nessa matéria, a gente faz um mergulho na obra de Cristo por nós. Entendemos melhor o plano da salvação, e enxergamos melhor o imensurável amor do Pai. Depois de entender a realidade que agora vivem, saem “arreados os quatro pneus e o estepe”, apaixonados por Jesus. Porque é um descortinar diante dos nossos olhos do amor de Deus, da profundidade desse amor em não ter desistido do homem, em ter enviado o Seu único filho para morrer em nosso lugar.

Professora do Rhema - Zuleica Messias

Testemunhos dessa matéria eu recebo todos os anos e os mais variados possíveis. Eu me lembro de uma aluna do Rhema que me escreveu uma cartinha quando estava já terminando a matéria e na carta dizia que era crente há mais de dez anos, mas que essa Escola deveria se chamar Escola que Ressuscita Crente, porque a Palavra a ergueu. Ela entendeu o amor de Deus por sua vida. E disse: “Como pode, eu, crente há tantos anos, e nunca ninguém me falou sobre isso? Nunca entendi com profundidade o amor de Deus pela minha vida. Perdi o medo de servir a Deus e entendi que Ele não tem projetos de mal para minha vida”. Então, durante muitos anos, eu guardei essa carta, porque foi impactante para mim.

Um outro testemunho foi ouvir de um aluno que, todos os dias dessa matéria, ele voltava para casa chorando. A Palavra ficava soando dentro dele, queimando, quando foi banhado pelo amor de Deus. Foi tão impactante quando voltava para casa, do Rhema, aos prantos e mal conseguia dormir.

É de suma importância estudar assuntos que são fundamentais para a nossa fé, porque eu entendo que a nossa fé é como a construção de uma casa. Assim, como vamos construindo uma casa, seja ela grande ou pequena, sempre começaremos pelo alicerce. Nenhuma casa se começa por telhado e por paredes, mas pela base. Essa fundação tem que ser muito bem feita, porque tudo que virá depois virá sobre ela. E a gente tem relatos de construções que desmoronaram justamente porque o alicerce não foi bem feito. Então, a fé se torna a base para todos os ensinamentos que virão depois. E faz com que as pessoas entendam melhor outros assuntos que virão posteriormente, pois estão bem fundamentadas.

Professora do Rhema - Zuleica Messias

Um exemplo disso é: como você pode compreender melhor a autoridade do crente sem saber o que Jesus fez por você? Então, o fundamento facilita a compreensão de assuntos mais profundos porque a base já foi feita.

Professora do Rhema - Zuleica Messias

A minha experiência mais marcante ao longo desses 30 anos ensinando a matéria Realidades da Nova Criação no Rhema é ver acontecer na vida dos alunos o que aconteceu na minha. As estruturas de pensamento erradas que foram colocadas dentro de mim e que nessa matéria foram quebradas, bem como a libertação e o medo de Deus vai embora. A luz que chega da compreensão da Palavra de Deus transforma vidas. Ela é eficaz e não volta vazia. Prosperando para aquilo que foi enviada e para aqueles que a recebem com o coração aberto. Não tem um outro efeito a não ser crescer, crescer em conhecimento, em amor por Deus, em revelação e ficar mais unido a Deus, tendo mais fome por Ele. Tudo isso para mim são marcas dessa matéria ao longo desses trinta anos.

Acredito que, muito dessa conciliação, eu consigo por causa da parceria do meu marido Heli. A minha agenda é muito intensa tanto fora quanto dentro da igreja em Aracaju (SE). Nós somos pastores auxiliares, então, quando eu não estou dando aula fora, eu estou no ministério da igreja local. E a minha vida, ministerialmente falando, é sempre bem intensa, tanto quando viajo quanto estando na cidade. Porém, eu consigo manter a harmonia, consigo conciliar. No entanto, grande parte dessa harmonia se dá pela parceria que eu tenho do meu marido. Ele é super compreensivo, não me cobra. É obvio que existem coisas que acabam ficando em casa precisando da ajuda dele. Existem coisas que eu começo, mas, muitas vezes, não dá tempo de terminar, e ele não me cobra nada, pelo contrário, ‘pega junto’. O Heli é aquele marido que me ajuda com as coisas em casa e eu acho que o estilo de vida da gente favoreceu muito para que isso fosse possível. Ele vem de uma família de dez filhos. Então, ele não cresceu como o menino mimado da mamãe. Pelo contrário, ele é o terceiro mais velho, que ajudou a mãe a criar os irmãos mais novos. Ele sabe arrumar uma casa, fazer comida, compras e cozinha muitas coisas melhor do que eu (risos). Tudo funciona bem por causa dessa parceria. Sei que posso contar com ele em tudo e, por isso, consigo sair para ensinar no Rhema.

1 Comentário

  • Uma grande mestra na palavra uma professora erudita louvamos por essa ministra que tem sido uma benção em nosso ministério e no Rhema

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!