Verbo FM

Em Taubaté (SP) a igreja tem realizado lives focadas no Verbo Kids

A Igreja Verbo da Vida em Taubaté (SP) começou a realizar lives do Verbo Kids no início do isolamento social em março de 2020. A direção surgiu no coração do pastor Eliezer Rodrigues para que as crianças pudessem receber a Palavra na linguagem delas, de forma leve e divertida.

A princípio, parecia impossível fazer uma “aula” ao vivo, com várias pessoas. Era desafiador a equipe aprender a olhar para as câmeras, entender os takes e cortes, usar os microfones, fazer improvisos. Afinal, ninguém tinha nenhuma experiência na área para fazer um programa infantil nesse formato.

“Graças a Deus pelo Espírito Santo e por uma liderança maravilhosa como a do pastor Eliezer e nossa querida Georgia Rodrigues, que confiam e desafiam, nos incentivam e dão todo o suporte necessário para realizar aquilo que o Senhor os inspira a fazer com excelência. Então, embarcamos nesse desafio.” (Elaine Dias, líder do Departamento Infantil) 

Para ministrar as aulas on-line do departamento, geralmente a equipe de professores usa a apostila do Ministério Verbo da Vida, assim como nos cultos presenciais na igreja. Eles realizam também jogos e atividades, tudo em torno do tema bíblico proposto. Tudo isso foi feito, e o melhor: tudo ao vivo!

De acordo com a líder, a equipe envolvida é muito engajada, pegou visão do pastor e que disse “sim” para o que o Senhor Jesus o inspirou para este tempo. “Muitos venceram o medo de câmeras, microfones, de falar em público. Outros venceram o desafio da timidez para usar roupas coloridas, incorporar personagens infantis, usar maquiagens e acessórios divertidos, sabemos que sempre houve uma graça nos assistindo e nos favorecendo, tornando leve aquilo que antes parecia inviável”, falou Elaine.

A líder comentou que, nesta fase de pandemia, alguns dos que servem na igreja local foram demitidos ou precisaram ser dispensados. Mas continuaram servindo com entusiasmo, a equipe não retrocedeu mesmo com todos os desafios que muitos deles estavam enfrentando em suas vidas pessoais. “Sabíamos que essa era a maneira bíblica para prosperar, honrando a Deus, à liderança, à igreja e as crianças”.

Para ela, de uma forma geral, é natural que alguns digam que querem ajudar. Mas, infelizmente, quando a responsabilidade chega, o desafio de fazer com excelência, faz com que essas pessoas titubeiem, desanimem, retrocedam.

“Graças a Deus! No decorrer desses anos, temos pessoas maravilhosas e muito envolvidas, não apenas na equipe do Verbo Kids, mas também por trás das câmeras! A equipe de mídia da nossa igreja é um sucesso e também muito criativa, fazendo tudo com muita excelência.” 

Com o tempo, no decorrer das lives eles foram se familiarizando com os improvisos. Se divertiram muito com os erros nos bastidores e foram aprendendo com eles. Logo, tudo foi ficando mais natural e, consequentemente, o conteúdo que foi chegando para as crianças era mais divertido, espontâneo e com muito conteúdo bíblico .

Com a pandemia eles perceberam o quanto a conexão com redes sociais, como: Instagram, Tiktok, WhatsApp e outros tinham tomado conta do tempo dos pequenos. Então oraram e procuraram no Senhor uma estratégia de preencher esse tempo livre e envolver a criançada com a Palavra.

Durante uma conversa informal, perceberam a importância de cuidar da saúde mental das crianças, perceberam que o Senhor estava chamando a equipe para orar a respeito disso. E então, nasceu o tema da live: CONECTADOS COM DEUS. A base bíblica que o Senhor deu foi Romanos 12.2, que fala sobre a importância de renovar a mente pela Palavra para viver a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

Na parte visual decidiram usar figuras com as quais eles estão acostumados: emojis, logos das redes sociais, smartphones, entre outros. A ideia geral, era chamar a atenção dos pequenos e dos pais para a importância de separar aquilo que se vê e ouve, e como é necessário observar o quanto de tempo é permitido para eles terem acesso a redes sociais.

Quando estavam organizando e se preparando para começar a gravar mais uma live, tiveram uma inspiração para algo inédito e especial: a participação de duas crianças. Isso foi decidido porque os pequenos crianças estavam acompanhados dos pais que iriam servir. Então eles autorizaram e foi um grande sucesso!

Assim, tudo funcionou perfeitamente por conta de pessoas obedientes, trabalhando, servindo ao Senhor Jesus e às crianças com entusiasmo. Todo o conteúdo desenvolvido e postado no Youtube está sendo muito visualizado, alguns vídeos, já passam de 2 mil visualizações.

“Estamos avançando e cremos que o Senhor deseja alcançar mais crianças. Por isso agradecemos a Deus por poder servir neste departamento e, principalmente, neste tempo de pandemia, realizando a visão que o Senhor tem para a nossa igreja, cidade e mundo. Também, por nos agraciar com a liderança do pastor Eliezer e Georgia Rodrigues, bem como toda a equipe ministerial, em especial, a supervisão do departamento através do pastor João e sua esposa Keite Rodrigues. Obrigado também ao Ministério Verbo da Vida por essa rica oportunidade de poder falar um pouco das grandes coisas que estamos vivendo e fazendo em nossa igreja e cidade” concluiu Elaine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!