Camila Lycurgo
Graduada do Rhema Brasil em Natal
Eu sei que o filho deve honrar os pais, mas qual é o dever dos pais em relação ao filho
Todos nós sabemos que devemos tratar bem, cuidar e honrar o nosso pai e a nossa mãe. A Bíblia é bastante clara sobre isso e neste ponto a sociedade também segue a visão da igreja. Mas, e quanto ao tratamento que deve ser dado aos filhos pelos pais?
A Palavra de Deus não é de forma alguma omissa em relação a este assunto, e é sobre isso que iremos tratar no texto de hoje.
No capítulo 6 do livro de Efésios, o apóstolo Paulo trata um pouco sobre como deve ser regida essa relação. Sobre os filhos em relação aos pais, ele diz:
“Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe”, este é o primeiro mandamento com promessa: “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”. (Efésios 6:1-3)
Paulo, citando o livro de Êxodo 20:12, lembra que honrar pai e mãe é o primeiro mandamento com promessa. Se honrarmos nosso pai e nossa mãe, tudo correrá bem e teremos vida longa sobre a Terra. Mas à este mandamento o apóstolo acrescenta:
Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor. (Efésios 6:4)
O que Paulo está dizendo é que os filhos têm o dever de honrar os pais e que os pais têm o dever de não provocar a ira dos seus filhos. O relacionamento deve ser regido pelo respeito mútuo.
O relacionamento do pai com o filho não deve ser uma ditadura, nem tão pouco uma anarquia. Sobre os pais repousa a autoridade e isso deve ser intocável, mas trata-se de uma autoridade construída em amor e não em medo ou pavor.
Os filhos devem honrar seus pais como aqueles escolhidos por Deus para proteger, cuidar, prover e ensinar a Palavra de Deus, o caminho que leva à salvação. Enquanto que os pais devem ter paciência com os seus filhos, entendendo que eles não nascem sabendo de tudo e que muitas vezes é necessário falar com eles mais de uma vez sobre a mesma coisa até que eles realmente aprendam aquilo.
Os bons pais entendem que os filhos não são robôs criados para fazerem tudo o que eles desejarem, mas que eles tem uma personalidade. Que as crianças são pessoas em formação e que como tal devem ser ajudadas a descobrirem quem realmente são e o que Deus espera delas.
Os pais são aqueles escolhidos por Deus para segurar na mão do filho e ajudá-lo em sua caminhada. Os pais são os responsáveis por orientar seus filhos neste mundo segundo a Palavra de Deus, para que eles se tornem aptos a descobrirem suas habilidades e escolher o seu próprio caminho.
A relação do pai com o filho é um tipo do nosso relacionamento com Deus. O nosso Deus criador e todo poderoso é o nosso Pai e ele nos chama de filhos. Mesmo sendo um pai amoroso, sobre ele repousa a autoridade. Quando lhe entregamos o senhorio de nossas vidas reconhecemos que Ele sabe o que é o melhor para nós e que Ele está no comando. Mas você já se deu conta o quanto Deus é paciente?
Você é capaz de dizer quantas vezes é necessário que Deus trate sobre algo novo com você até que você realmente se convença daquilo? Você é capaz de numerar a quantidade de vezes que Deus lhe recebeu com um abraço carinhoso quando você resolveu voltar para ele arrependido por não o ter obedecido?
Você é capaz de lembrar quantas vezes você desfrutou da proteção e do cuidado do seu Deus, o seu Pai, com a sua vida? Quantas vezes Ele não deixou faltar nada que lhe era necessário? Quantas vezes o Seu Espírito Santo lhe ajudou a entender melhor a Sua Palavra e a tomar uma decisão importante?
A relação de Deus para conosco se baseia no amor. E a relação dos pais com os filhos deve refletir essa relação de Deus para conosco, deve expressar esse amor. O livro de 1Coríntios conceitua bem o que é o amor de Deus. Vejamos:
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha. (1 Coríntios 13:4-8)
A Palavra de Deus nos garante que o amor nunca falha. Se o amor do tipo de Deus é aquele que rege o relacionamento dos pais com os filhos, não será difícil para os filhos tratarem seus pais com honra. Pois assim como é fácil e até prazeroso para nós honrarmos o nosso Deus por causa de seu imenso amor por nós, ao andarmos no amor Dele dentro de nós (Romanos 5:5) para com os nossos filhos, a honra deles não será um esforço, mas uma graciosa e inevitável consequência.
5 Comentários
Tenho 45 anos, moro com minha mãe ainda e ela sempre teve um domínio sobre mim só por ser mãe, nada fiz da minha vida e ela me trata como tivesse 15 no jeito de falar em tudo, acha que quando fala não podemos falar, pois ela é a mãe, dona da casa e diz ter tanta fé em Deus, estou adoecendo e ficando cansada
Manipulação dos pais
Faz um Texto sobre isso é um tema muito importante
Preciso d um melhor entendimento. Eu sou separada mais ainda n saiu o divorcio sempre participei e sou batizada na igreja católica…. conheci uma pessoa viúvo e pastor…estamos a que 2 anos juntos nos damos muito bem.
Mais o problema e a mãe dele que não nos deixa em paz….Diz q estamos mancebada….Me ignora fala mal d mil…..Eu me afastei da casa dela….Me sinto um tanto mal…..Ela sempre Judith mto dele desde criança batia mto … hoje ele é um adulto um pessoa linda d coração. …Mais apanhava d fio chegava corta a pele dele batia na cabeça nas mãos….Por qualquer motivo apanha se derrame café na toalha….n lavasse o chinelo do jeito q ela queria ja era motivo d castigo e apanhar ….casou novo teve 3 filhas e se separou a mãe me entrometia na vida do casal…Se separou casou novamente e a esposa faleceu a mãe tbm n gostava da esposa falecida….hoje q ela n esta mais neste mundo era uma nora maravilhosa….Enfim estamos a que 2 anos juntos e a mãe continua a se entrometer….sempre viaja a trabalho e me leva junto…aliás só saímos juntos p/todos lugares….Minha casa é sempre organizada…
E é só nos dois…..E qdo posso vou c/ele….Ela acha Rui diz q n paro em casa…..fala do meu divórcio….Já falei várias vezes….O juiz q decidi eu n posso fazer nada quando estiver pronto o advogado vai me comunicar…mais ela n entende essas coisas e fica me ofendendo….Eu disse q é nosso dever respeitar nossos pais…. Mais somos adultos e temos o direito d fazer nossas escolhas q mãe dele tem q viver a vida dela é nos vivermos a nossa se n esta dando certo a convivência afasta um pouco….Se ela precisar vamos ajudar…..Mais vamos viver nossa vida q é uma só. …Já q Deus colocou nos um ao encontro do outro n foi por acaso…..nos não temos vício algum …No vício é se feliz..
..
.
Procure seu pastor, este assunto é bem complexo para ser tratado pela internet. O mais indicado é uma conversa franca com uma pessoa madura na fé.
Espero ter ajudado
Veja Pr Luciano Subira sobre Divórcio e Novo Casamento, tinha muitas dúvidas, achei interessante.