Este ano, alcançamos o total de 431 igrejas fundadas através do Ministério Verbo da Vida. Já estamos em todos os estados do Brasil e em 20 países, mas a visão continua a ser expandida e o alvo é acelerar ainda mais este crescimento.
Com o objetivo de levar a Palavra da Fé para libertar o povo, anualmente, centenas de ministros são treinados para estabelecerem o Verbo da Vida em lugares onde a visão ainda não chegou. Cada uma das novas obras que está surgindo é supervisionada e conta com o apoio total do Ministério, para que se desenvolvam fundamentadas nos valores que compõem o Verbo da Vida.
Entre as obras que nasceram em 2021 está a de Monte Carmelo, que fica no município de Montes Claros (MG). A instituição está sendo liderada por Paulo Pimenta, que está à frente da primeira Igreja na cidade e, agora, fundou o Ponto de Pregação em Monte Carmelo.
Segundo o pastor Paulo, o objetivo é avançar em todo o Norte de Minas Gerais, o que inclui 88 cidades.
“No meio do ano, recebi uma Palavra do Senhor sobre aceleração, para alcançar um crescimento explosivo neste lugar. A gente fez estratégias de curto, médio e longo prazo para isso. Esse ponto de pregação em Monte Carmelo se desenvolveu muito rápido. Começamos a realizar as reuniões e logo deu fruto”, relatou o Paulo.
A partir do mês que vem, os cultos passarão a ser nas terças e domingos. Os responsáveis pela obra afirmam que a expectativa é de que, logo, a congregação se torne ainda maior.
Seguindo para mais uma nova instituição Verbo da Vida, o líder Danilo Maia relata que os irmãos de Brasília (DF) estão animados com a obra em São Sebastião. As reuniões começaram em um espaço dentro de uma academia, cedida por irmãos que fazem parte da obra.
Mas os responsáveis pelo Verbo da Vida de São Sebastião já estão à procura de um local mais apropriado para que os cultos sejam realizados.
Danilo fala que as pessoas que moram na localidade já estavam orando, desejosas por uma Igreja Verbo da Vida mais próxima. Ele destacou que diversas pessoas têm se achegado para frequentar as reuniões, inclusive famílias venezuelanas:
São pessoas refugiadas que têm congregado com a gente e nós já temos testemunhos. Essas famílias estão felizes pelo que o Senhor tem feito em suas vidas. O que o Senhor colocou no nosso coração é que São Sebastião vai ser um local onde serão desenvolvidos projetos sociais firmados na Palavra para alcançar aquelas pessoas carentes que estão na região.
Danilo afirma que a visão é de suprir os moradores dessa cidade com o conhecimento da Palavra e a assistência social, de modo que a obra possa transformar a comunidade. “Nós cremos que a Palavra da Fé se multiplicará, naquela região, de forma exponencial. Queremos que o Senhor conte com cada um de nós para continuarmos avançando com essa obra”, completou ele.
Em Cajazeiras, localizada na grande Salvador (BA), Jony Silva está à frente de outra obra oficializada recentemente. Ele relata com alegria sobre o avanço do Verbo da Vida naquele bairro desde 2019, quando surgiu a visão.
Tudo começou em uma garagem e depois em uma laje da casa de um irmão. As reuniões começaram a crescer, mas a pandemia impôs uma pausa nos encontros presenciais.
No fim de 2020, eles recomeçaram e o avanço foi inevitável, tanto que não havia mais espaço para tantas pessoas na laje. Após orarem pelos próximos passos, surgiu uma resposta divina através da negociação para o prédio de uma antiga igreja.
“Hoje a gente está funcionando lá e já estamos no terceiro mês. Está sendo um sucesso e a expectativa é de que cresçamos muito mais. Temos experimentado da presença de Deus e do conhecimento da Palavra. Pessoas que têm sido salvas e batizadas com o Espírito Santo”, disse Jony.
Ele destaca que muitas famílias têm sido transformadas e estão se reconciliando através da obra em Cajazeiras. Atualmente, os irmãos estão concluindo uma série de ensinamentos sobre a visão do Ministério Verbo da Vida, fundamentando-os na doutrina. Os cultos estão acontecendo nas terças, quintas e domingos.
Foi também há pouco tempo que nasceu o Verbo da Vida em São Pedro (SP), no bairro Recanto das Águas. Kleber Moreira está na liderança e relata que a alegria é grande! “Nós estamos como aqueles que sonham, cheios de alegria e gratidão em ver o quanto Deus ama o povo dessa cidade”, disse ele.
Os cultos começaram em janeiro de 2020. Apesar da pausa necessária diante da pandemia, os cultos continuaram de forma on-line. Quase um ano depois, em fevereiro de 2021, os cultos retornaram em um salão alugado e totalmente reformado. Ao longo dos últimos meses, ocorreram eventos doutrinários, eventos para casais e para crianças. A Palavra da Fé gerou identificação entre os irmãos e cada vez mais eles têm procurado ser discipulados e permanecerem na família Verbo da Vida.
O resultado é que esses irmãos estão animados, crescendo, servindo no Corpo e criando estruturas firmes em Deus através da Sua Palavra. O senso comum tem sido estabelecido e temos provado do que diz Atos 2, acerca da perseverança, comunhão e oração, e o Senhor acrescentando mais e mais! Para nós, é extremamente importante o reconhecimento do nosso Ministério e agradecemos demais a nossa liderança em São Paulo, o pastor Amauri e Marizete Garcia, pelo apoio, zelo e cuidado em nos apoiar nesta fase especial que é o começo!
Além destas, outras obras Verbo da Vida nasceram este ano, como as que estão nas seguinte localidades: no bairro Eldorado, em Contagem (MG); no Centro de Rondonópolis (MT); na Vila Paiva, em Varginha (MG); Jardim Etelvina, na cidade de Pocinhos (PB); no Centro de Ibintiga (SP) e ainda no Km 18 de Osasco (SP).
Cleanto Silveira, coordenador da Secretaria das Igrejas do Ministério Verbo da Vida, afirma que, ainda este ano, o crescimento no número de abertura de obras vai bater o aumento do ano passado:
Estamos com muitas expectativas por tudo que Deus tem feito em nosso ministério e cremos que iremos superar a marca de abertura de obras de 2020 que foi de 6,6% em relação a 2019.