Um leitor desatento das Escrituras talvez não consiga enxergar as diferenças entre o arrebatamento e a segunda vinda, porém, existem evidências bíblicas que tratam a respeito dessas diferenças.
O Novo Testamento ensina claramente que Jesus Cristo voltará (João 14.3) e aparecerá a segunda vez (Hebreus 9.28) para os Seus. Ele prometeu isso aos discípulos no cenáculo. “Vou preparar-vos lugar”, disse o Senhor a Seus discípulos, “e quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também” (João 14.2-3).
Há pelo menos nove expressões bíblicas usadas no Novo Testamento para descrever a volta de Cristo:
1- Ho erchomenos – “Aquele que vem”, como em Hebreus 10.37: “Ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá”.
2- Erchomai – Este verbo indica o ato de vir. É usado com frequência para descrever a volta Cristo (Mateus 24.3-; João 14.3; II Tessalonicenses 1.10; Judas 14; Apocalipse 1.7; 22.12).
3- Katabaino – Indica descer, como em I Tessalonicenses 4.16: “O Senhor mesmo descerá do céus…”.
4- Heko – Indica o resultado da volta, a chegada, como em Apocalipse 3.3 “…virei como ladrão”.
5- Parousia – Indica a chegada e presença (de uma autoridade), como em II Tessalonicenses 2.19: “Pois que, é a vossa esperança, ou alegria, ou coroa em quem exultamos, na presença do nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós?”.
6- Apokalypsis – Significa desvendamento, a retirada do véu, a revelação. Traduzida por revelação em I Pedro 1.7 e em I Coríntios 1.7 e simplesmente transliterada como apocalipse no título do último livro da Bíblia. Envolve desvendamento da glória divina de Cristo.
7- Phaneroõ – “Aparecer” (João 21.1) ou “ser manifesto” (I João 3.5). Como em I João 3.2: “Ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como Ele é”.
8- Epiphaino – Aparecer em plena luz e visibilidade. Denota o brilho de sua volta (II Tessalonicenses 2.8) e a glória daquele que “…naquele dia… a todos quantos amam a sua vinda [aparecimento]” (II Timóteo 4.8).
9- Horao – Ver com os olhos ou aparecer visivelmente, como em Hebreus 9.28: “… aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação”.
Dois aspectos da vinda do Senhor
Há certas semelhanças entre as passagens referentes ao arrebatamento e a segunda vinda, uma vez que ambas se referem a acontecimentos futuros relativos à volta do Senhor. Mas a existência de “semelhanças” não significa que estejam se referindo ao mesmo acontecimento.
A distinção entre essas duas fases da volta de Cristo é substanciada pelo contraste entre as passagens que se referem à vinda de Cristo para Sua Igreja e aquelas que se referem à Sua vinda para julgar o mundo incrédulo.
A Bíblia está repleta de predições detalhadas sobre ambos os aspectos da volta de Cristo. Assim como as Escrituras predisseram dois aspectos da primeira vinda de nosso Senhor (Seus sofrimentos e Sua glória), assim predizem dois aspectos de Sua segunda vinda.
Estimulo você a ler cuidadosamente cada passagem citada abaixo, comparando por conta própria, essas diferenças.
Arrebatamento | Segunda vinda |
Cristo vem para os Seus (I Tessalonicenses 4.17; II Tessalonicenses 2.1) | Cristo volta com os Seus (Apocalipse 19.14) |
Ele vem nos ares (I Tessalonicenses 4.17) | Ele volta à terra (Zacarias 14.4) |
Ele toma para Si a Sua Noiva (I Tessalonicenses 4.16-17). | Ele vem com a Sua Noiva (Apocalipse 19.6-14). |
Remoção dos crentes (I Tessalonicenses 4.17). | Manifestação de Cristo (Malaquias 4.2). |
Somente os Seus O veem (I Tessalonicenses 4.13-18). | Todo olho O verá (Apocalipse 1.7) |
Começa a tribulação (II Tessalonicenses 1.6-9). | Começa o Reino Milenar (Apocalipse 20.1-7). |
Os salvos são libertos da ira (I Tessalonicenses 1.10; 5.9) | Os não salvos experimentam a ira de Deus (Apocalipse 6.12-17) |
Nenhum sinal precede o arrebatamento (I Tessalonicenses 5.1-3). | Sinais precedem a segunda vinda (Lucas 21.11-15). |
Foco: o Senhor e a Igreja (I Tessalonicenses 4.13-18). | Foco: Israel e o reino (Mateus 24.14). |
O Mundo é enganado (II Tessalonicenses 2.3-12). | Satanás é preso (Apocalipse 20.1-2). |
Aqueles que rejeitam um arrebatamento antes da tribulação, geralmente argumentam que o arrebatamento acontecerá simultaneamente à segunda vinda. O Senhor descerá do céus, “arrebatará” a Igreja e imediatamente voltará para instalar Seu reino. Para tornar o arrebatamento simultâneo à segunda vinda, tais ensinos enfatizam “semelhanças” entre ambos. Em ambos, Cristo volta no fim desta era para introduzir a consumação de todas as coisas.
No entanto, uma simples visão panorâmica das passagens referentes à segunda vinda revela algumas diferenças significativas. Ao contrário do arrebatamento dos santos, várias dessas passagens se referem à volta do Senhor com os Seus santos. Apocalipse 19.11-16 certamente se refere ao retorno da Igreja com Cristo para julgar o mundo incrédulo, derrotar o anticristo e o falso profeta, e estabelecer o Reino Milenar sobre a terra.
Outras passagens ligadas à segunda vinda fazem referência a uma série de acontecimentos que não encontra qualquer paralelo nas passagens ligadas ao arrebatamento, como: o retorno à terra, a divisão do Monte das Oliveiras (Zacarias 14.4); o castigo dos ímpios em vingança com chama de fogo (II Tessalonicenses 1.6-9); a destruição da Babilônia (Apocalipse 17-18); o triunfo na batalha de Armagedom (Apocalipse 16.16-21); a derrota do Anticristo e do falso profeta (Apocalipse 19.19-21); a prisão de Satanás no abismo (Apocalipse 20.1-3); o estabelecimento do reino dos santos sobre a terra por mil anos (Apocalipse 20.4-10).
Todos esses eventos associados à volta de Cristo são completamente distintos da promessa do arrebatamento e da reunião dos santos nos céus. Tais diferenças certamente são suficientes para justificar uma distinção entre os dois como acontecimentos separados, embora relacionados.
3 Comentários
Sempre bom olhar a escatologia com as lentes de mestre!

Obrigado Thiago por compartilhar sua sabedoria
Amém

É uma pergunta:
Há uma sugestão de curso para aprendermos os originais bíblicos, por exemplo: hebraico, aramaico, grego…?