Você já percebeu como a leviandade está presente nos nossos dias? Leviandade significa aquilo que não tem sustentação, não tem substância.
Atualmente, vivemos um estilo de vida muito descartável. Na palma da nossa mão, temos acesso a muitas facilidades. Aquilo que não gostamos, a gente troca, joga fora, devolve.
Não podemos trazer a influência do mundo para nossa vida, principalmente como cristãos. Eu não estou falando sobre uma vida de perfeição, porque ninguém é perfeito. Todos tem limitações e fraquezas, mas se não atentarmos diligentemente para preservar o que Deus enfatiza e valoriza, nunca vamos nos aperfeiçoar, por exemplo, no caráter.
Caráter
Não podemos falar sobre caráter sem falar sobre a nossa própria palavra. Em Eclesiastes 7:1 diz “Melhor é a boa fama do que unguento precioso”. É interessante ver sobre como Deus valoriza a boa reputação, o bom nome, muito mais do que a própria unção, porque o nosso caráter, quem nós somos, fala e traz uma referência sobre quem somos nós.
Toda vez que você procura um serviço ou busca comprar algo, geralmente procura por referências, aquilo que as pessoas dizem é do seu interesse. Então, tudo o que somos, fazemos e falamos libera uma referência sobre nós. Muita vezes, não estamos tendo credibilidade porque o nosso comportamento é instável, leve e flutuante.
Calcule os custos
No salmos 15, fala: “Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração; A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda”. Nós não vemos muito dessa última parte nos nossos dias. A gente sempre vê que as pessoas falam rápido demais, falam sem pensar, se comprometem e liberam sua palavra, mas dependendo do que aquilo possa causar, se aquilo que ela se comprometeu as tira da área de conforto, aquilo que foi falado já não tem mais valor.
Portanto, precisamos pensar sobre as posturas que tomamos, ou não tomamos. Jesus disse que todo aquele que quer construir uma torre, primeiro, calcule os gastos para saber se tem com que terminar a construção. Tudo o que falamos tem um custo e devemos calcular se temos a condição de cumprir aquilo que falamos que íamos fazer. É melhor esperar para responder, não se comprometa, fale: “Eu vou pensar sobre o assunto e depois me posiciono”. Assi, as pessoas verão que você é uma pessoa de palavra pois quando liberar sua palavra, ela podem ter certeza de que será cumprida. Eu sei que acontecem imprevistos, exceções, mas essas não podem se tornar regra, pois a regra não está na mão do acaso e, sim, na sua.
Integridade
Eu lembro que meus avós falavam que na época deles as pessoas confiavam na palavra dos outros, selando o que foi acordado com um simples aperto de mão. Mesmo se houvesse prejuízo, a palavra tinha peso e valor.
Seja uma pessoa que vive uma vida íntegra, não viva uma vida instável, que não cumpre com a palavra. Isso está levantando uma reputação ruim sobre sua vida. Lembre-se que no dia da promoção, da porta aberta, da oportunidade não será uma pessoa flutuante, instável, que passara por essa porta, e, sim, aquela que, mesmo com dano, vigia e cumpre sua palavra.
Seja íntegro e desenvolva um bom caráter porque ele vale mais do que muita unção.