Verbo FM

Cuide dos seus pensamentos 

“Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue” (Atos 20.28).

“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes” (I Timóteo 4.16).

Os textos mostram que Paulo estava falando para ministros e ele traz conselhos interessantes sobre guardar os nossos pensamentos. Nós, que somos pastores, à medida que cuidamos do rebanho, precisamos cuidar de nós mesmos, precisamos cuidar dos nossos pensamentos e sentimentos.

Sabemos que existe a maturidade espiritual e a maturidade ministerial. Nem todos que são maduros espirituais são maduros ministeriais. Precisamos amadurecer ministerialmente também, e, para isso, é necessário gerenciar os nossos pensamentos. 

“Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária.  Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas. Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra. O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos. Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé. Estêvão perante o Sinédrio. Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. Levantaram-se, porém, alguns dos que eram da sinagoga chamada dos Libertos, dos cireneus, dos alexandrinos e dos da Cilícia e Ásia, e discutiam com Estêvão; e não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito, pelo qual ele falava” (Atos 6.1- 11).

O texto fala sobre Felipe, relatando que ele foi bem-sucedido em cada etapa ministerial, mas precisou lidar com os seus pensamentos e sentimentos. Existem pessoas que alimentam pensamentos errados e o diabo é especialista em lançar esses pensamentos, trazendo medo para dentro de nós.

Mas quero destacar a vida de Filipe, que não ficou se queixando porque esqueceram as viúvas; ele não nutriu pensamentos errados, mas se colocou disponível para ser levantado, avançou e cresceu no ministério, porque aprendeu a cuidar dos necessitados. Felipe serviu de forma fiel até que a estação mudasse. 

Quando estamos crescendo, muitas vezes, precisamos ficar firmes até que a estação mude. Felipe foi levantado no ministério. Estevão também foi levantado e perseguido a ponto de ser apedrejado.

“Naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e Samaria” (Atos 8.1).

As multidões ouviam Felipe e os espíritos imundos saiam das pessoas. A Palavra estava sendo pregada. Ele não foi para Samaria levantado pela sua liderança, mas fez a vontade do Senhor. Ele foi pregar a Palavra, e a Bíblia diz que os apóstolos Pedro e João, em Jerusalém, ouviram o que estava acontecendo em Samaria.

Samaritanos estavam sendo batizadas no Espírito Santo e aquilo era algo novo. Eu fico pensando: “O que se passava na cabeça de Felipe?”. Pensamentos soberbos podem chegar à nossa mente, mas não podemos alimentá-los. Pensamentos errados podem chegar para qualquer um de nós. Não fale esses pensamentos errados com ninguém! Não podemos agir e nem nos comportar baseados neles.

 “Eles, porém, havendo testificado e falado a palavra do Senhor, voltaram para Jerusalém e evangelizavam muitas aldeias dos samaritanos” (Atos 8.25).

Felipe fez sucesso em Samaria, mas Deus o levou para o meio do deserto para ganhar uma pessoa e ninguém viu esse ato. Ele poderia ter questionado a Deus: “Por que ir a outra cidade em pleno meio-dia para salvar uma pessoa?”. Ele poderia questionar: “Eu vou salvar um eunuco?”. Eles não eram pessoas bem-vistas, mas Felipe se levantou e foi, não sei o que ele pensou, mas ele foi.

Não se baseie em pensamentos carnais, apenas faça, apenas vá! Felipe levou dias para encontrar o eunuco e chegou na hora certa!

Não dê espaço para pensamentos carnais, não alimente pensamentos que não vem da vontade de Deus, não alimente pensamentos de divisão e rebelião, seja rápido em obedecer à vontade do Senhor. Felipe foi rápido para obedecer!

A Bíblia diz: “Sobretudo o que se deve guardar, guarde o seu coração” (Provérbios 4.23).

Não contamine as fontes de seu coração com pensamentos carnais. Faça a vontade de Deus e cumpra o seu chamado, mesmo que precise lidar com desafios. Obedeça às direções de Deus e faça o que precisa ser feito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!