“Aprofundem n’Ele suas raízes e sobre Ele edifiquem sua vida. Então sua fé se fortalecerá na verdade que lhes foi ensinada, e vocês transbordarão de gratidão” (Colossenses 2.7).
O templo da Igreja Verbo da Vida Sede em Campina Grande (PB) estava lotado de ministros. Nunca se viu uma Conferência de Ministros Nordeste tão cheia. Esse evento também vai ficar marcado pela honra e respeito dados aos fundamentos da Palavra da Fé, às raízes da história do Ministério Verbo da Vida. A presença pela última vez do Pr. Kenneth W. Hagin, que lidera a igreja Rhema Bible Church, nos Estados Unidos, com certeza é o ponto alto desta edição, o que atraiu mais de 3 mil participantes, entre diretoria, supervisores, ministros e voluntários.
“Que ajuntamento maravilhoso! Que tempo tão precioso que Deus reservou para nós! Eu não sei você, mas eu vou receber tudo. Será um tempo de edificação e vamos sair daqui em uma outra dimensão, em uma outra esfera. Esta conferência vai tocar esta e outras nações”, celebrou o ministro Manoel Dias e iniciou um tempo de intercessão coletivo, seguido pela adoração ao som do grupo de louvor C2 Worship, da Igreja Verbo da Vida em Petrolina (PE).
Logo em seguida, o Ap. Guto e Suellen Emery, dirigentes do culto de abertura, saudaram a todos os presentes. Ele falou: “Temos preparado esta conferência com muita dedicação, como uma mulher que tem gerado um filho. Esteja preparado para tudo o que Deus vai fazer”.
“Este ano temos uma conferência bem especial por causa da presença do Pr. Hagin e Lynette. Quantos milhares de pessoas já foram transformadas por causa do ministério deles. Provavelmente esta será a última viagem do casal para a América Latina”, destacou Suellen.
Enraizados no Deus da multiplicação
Mama Jan Wright foi a primeira a ministrar na abertura da Conferência. “Nós somos um ministério sobrenatural. Nós somos uma estratégia de Deus para os últimos dias. Vamos fazer a nossa parte. Nós devemos representar Jesus Cristo com honra e poder. Esta vai ser a melhor conferência”, declarou.
Mama falou ainda que Deus vai chamar missionários para a Europa. Conforme ela falou, a Europa é de Jesus. E completou: “Não podemos deixar esse povo perdido. Precisamos ficar mais ligados com o que Deus vai fazer. Deus está contando com você. Vamos fazer nossa parte. Não deixe outro fazer o que você pode fazer”.
Pegue a visão de multiplicação porque Deus é o deus da multiplicação.
Ela disse também que temos que preparar ministros e confiar em uma vida próspera concedida por Deus. Segundo Mama, toda provisão é multiplicada. “Tudo começa pela fé. Você tem tudo em Cristo. Ele já nos deu tudo o que precisamos na nossa vida. Você precisa agir pela fé e declarar o que Ele colocou no seu coração. Deus quer o melhor para você. Ele quer que você coma o melhor desta terra”.
Mama Jan, por fim, falou que devemos fazer tudo com excelência, pois nós estamos representando Jesus Cristo. Em seguida, ela fez questão de fazer um momento de honra. “Nós devemos honrar Guto e Suellen pois eles estão fazendo uma obra muito boa”, disse ela, fazendo com que todos os presentes aplaudissem o casal de pé.
“A Palavra de Deus, na sua boca, vai criar o seu futuro, o seu destino.”
Alimentando os pensamentos corretos
Em seguida, foi a vez de Thiago Borba, pastor presidente da Igreja Sede. Ele destacou sobre o cuidado que um ministro deve ter com os pensamentos e sentimentos. Thiago disse que nem todos os que possuem maturidade espiritual são maduros ministerialmente. “Para amadurecer no ministério, precisamos gerenciar os nossos pensamentos”, afirmou.
Ele ainda usou o discípulo Felipe como exemplo de alguém bem-sucedido em cada etapa do seu ministério. Nesse momento, a igreja experimentou um grande crescimento e Felipe começou a administrar os problemas que começaram a surgir. “Nós vemos o crescimento de Felipe. Ele aprendeu a cuidar dos necessitados, das viúvas”.
“Quando estamos crescendo, precisamos continuar firmes até que a estação mude.”
Thiago lembrou de como Felipe foi bem-sucedido em Samaria, quando os espíritos saíam das pessoas e outras eram batizadas no Espírito Santo pela pregação da Palavra. O ministro disse que Felipe poderia ter pensamentos errados, como o de soberba. “O pensamento errado vem para todos, mas não podemos alimentar. Não fale esses pensamentos errados com ninguém”, orientou.
Segundo Thiago, Felipe teve outro momento para alimentar pensamentos errados quando Deus pediu para ele sair daquele lugar de sucesso ministerial e ir para Jerusalém para pregar a um eunuco. Mas ele não alimentou pensamentos de rebelião. “Felipe foi rápido em obedecer à vontade de Deus. Assim também, não contamine as fontes do seu coração com pensamentos carnais”, concluiu o ministro.
“Não podemos agir e nem nos comportar baseados em pensamentos errados.”
A importância da compaixão
Para fechar a noite com chave de ouro, o Ap. Guto Emery honrou a vida do casal pastoral de Caxias do Sul, Silvio e Rosângela Demarchi que estão sendo um exemplo no desafio em fazer a vontade de Deus na vida das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. “Que mais pessoas se juntem e se conectem com a paixão que esse casal tem”.
Com isso, Guto falou sobre a importância de termos compaixão em nosso coração. E lembrou da obediência de Bud e Jan Wright em vir para o Brasil. “Tudo o que temos vivido ministerialmente, no Brasil, é resultado da obediência deles, que confiaram em Deus, que Ele supriria cada uma das suas necessidades”, falou o apóstolo emocionado.
Muitas vezes a vontade de Deus na sua vida passa por uma liderança provada e aprovada.
Guto também falou que a nossa liderança nos guia para uma direção que nos leva ao cumprimento da vontade de Deus. Ele disse: “Não é o dinheiro que nos move. É o amor, é a compaixão. Deus quer que prosperemos, pois a obra é feita com dinheiro. Quando o seu coração está envolvido com o propósito que você tem o dinheiro vai chegar até você”.
O apóstolo ainda lembrou de quando passaram muitos desafios em Angola. Ele contou o quanto os problemas o deixaram cansado. Mesmo assim, diante das dificuldades, ele afirmou que não poderia deixar aquelas pessoas por conta da compaixão. “Essa compaixão é a consciência de que podemos fazer alguma coisa para as pessoas chegarem ao Céu”, afirmou Guto.
“A unção que você honra é a unção que você recebe.”
Ao final da ministração, Guto chamou o casal Judsi e Humela Calado. Ele é o primeiro pastor nativo do Ministério Verbo da Vida. E o apóstolo declarou sobre a vida deles: “Vocês são um descanso para nós do ministério. Vai ser rápido demais e você tem os ingredientes certos. Você foi preparado como Moisés. Sabe estar com os grandes e sabe se compadecer com os pequenos. Vai ficar maior”.
O apóstolo também honrou a vida do Pr. Kenneth Hagin, lembrando o quanto é a presença dele nesta conferência é importante. “Não trate este tempo como comum. Vamos honrar a vida do Pr. Hagin. Com 84 anos, ele poderia estar em sua casa agora. Mas ele está aqui”, comemorou o apóstolo.