Por: Dione Alexsandra

Estava pensando: “por que coisas boas acontecem com pessoas ruins e por que coisas ruins acontecem com pessoas boas?”

Para alguns pode parecer que Deus não está no controle das coisas.

Mas a Bíblia relata:

“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes em quem não há mudança nem sombra de variação” (Tiago 1. 17)

Ou seja, a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita. Isso é imutável, porque Deus é imutável.

Estamos vivendo dias nos quais vemos coisas ruins acontecendo com #GenteBoa e coisas boas acontecendo com gente ruim.

No Salmos 73 vemos uma conversa de Davi com Deus e ele questiona o Pai: por que o senhor abençoa o ímpio? Por que dá tudo certo para eles?

Os caras fazem tudo errado, são imorais, e Davi deixa transparecer por alguns segundos que por causa disso, ele quase se desviou. Até que ele entrou na Casa de Deus e viu que todo ímpio perece.

Gosto de algo que ouvi de um pastor: “O sucesso dos ímpios não tem nada a ver com o fracasso dos justos.”

A Bíblia nos diz: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que cheguem os dias maus”.Eclesiastes 12.1

Dias maus são aqueles que achamos que nunca baterão à nossa porta. Existem dias difíceis que nem temos explicação para eles.

Ainda não captamos a revelação de que tempos de paz, quando está tudo bem, são tempo de construir alicerces no Senhor e na sua Palavra, e esses alicerces trazem a estrutura que nos prepara para dias difíceis. Afinal, não se conserta telhados quando chove, telhados devem ser reparados quando não está chovendo, na chuva não vai dar tempo.

Uma coisa é certa. Todos viverão dias maus, dias difíceis, o que vai diferenciar as situações são as reações, as atitudes que os que creem em Deus terão nesses dias.

Existem pessoas que em tempos de paz, quando tudo está bem, se desviam do Senhor e isso é não apenas imaturidade como é insensatez. No Velho Testamento vemos relatos de povos que quando estavam em paz, se desviavam do Senhor, mas quando a guerra apertava eles corriam para Deus.

O homem de Deus sabe tirar proveito até dos dias ruins e difíceis. Ele não está isento do dia mau, afinal, o fato de buscar a Deus não te coloca numa redoma de vidro, te protegendo de todos os ataques do mundo, mas devemos buscar a Deus seja em dias de paz ou em dias difíceis.

As nossas necessidades e fragilidades são sinalizadores de que ainda existem coisas em nós que estão fora da vontade de Deus. Ou seja, que existem coisas que precisam melhorar. Não devemos buscar a vontade de Deus apenas por necessidade, mas por propósito.

A maneira como lidamos com os dias difíceis evidenciam o que cremos, a quem servimos e, o mais perceptível: como vamos sair dessa situação.

A Bíblia está repleta de relatos de pessoas que viveram dias terríveis. Alguns agarraram-se a Deus firmemente como Pedro quando andou sobre as águas, como a mulher do fluxo de sangue que falou: se eu apenas tocar nas vestes, serei curada. São tantas histórias que foram escritas para a nossa edificação!

Interessante que Deus não deixou só registros que deram certo, de gente boa, de quem vivia segundo a sua vontade. Tem relatos de fé, mas também de incredulidade, tem inspirações de conquistas, mas também tem exemplos de derrotas, tem relatórios positivos, mas também tem relatórios negativos. Tem finais felizes como o ladrão que estava ao lado de Jesus na cruz e, clamando por socorro,  obteve perdão de Jesus. Mas também tem final triste, como o de Judas que fez as piores escolhas e acabou morrendo.

Sim, a Bíblia contém palavras de salvação, mas nela existem registros de perdição daqueles que decidiram viver indignamente.

Na vida tudo se desenvolve através de escolhas. O que eu aprendo é que o sucesso de algumas pessoas que são ruins não determina as minhas escolhas e nem os meus resultados. Assim como o fracasso dos justos não determina as escolhas que devo fazer e nem os resultados que terei.

Não somos aptos para julgar quem é gente boa ou não, quem é justo ou ímpio, mas temos a condição de julgar a nós mesmos. E devemos fazer isso, porque se julgarmos a nós mesmos não seremos julgados.

Outro dia li um texto do escritor Luis Eduardo Machado que poetizava sobre a beleza dos dias comuns e gostaria de compartilhá-lo com vocês.

“No final do dia, o marido se dirige à esposa e diz: ‘Hoje foi um daqueles terríveis dias comuns’.É importante refletir sobre como temos uma visão errada sobre os ‘dias comuns’. Dias comuns são aqueles dias em que tudo foi exatamente como sempre havia sido antes. Normalmente eles são reconhecidos como tediosos e maçantes.

Todavia prefiro observar os ‘dias comuns’ de forma diferente (até porque a maior parte dos nossos dias são ‘comuns’, se eles forem chatos, a nossa vida tende a ser uma chatice só!). Para mim, os dias comuns têm grande valor. Quer ver? Nos dias comuns eu não estou doente nem estou com dor (quando tenho alguma dor, o dia não é um dia comum).

Nos dias comuns ninguém que eu amo faleceu ou está muito doente (quando alguém que eu amo está sofrendo, os dias não são comuns). Nos dias comuns não perco o meu emprego, nos dias comuns a minha vida não está envolvida em nenhum escândalo ou catástrofe.

Nos dias comuns as pessoas que eu amo também me amam e não estão ‘de mal’ comigo, nos dias comuns eu não passo fome e nem frio. Nos dias comuns eu não participo das guerras e nem vejo a morte bem perto de mim, nos dias comuns o sol não provocou uma seca e nem a chuva provocou uma enchente. Nos dias comuns não sou assaltado nem sequestrado, nos dias comuns os amigos não me traem, nos dias comuns eu estou em paz.

Viu? Dias comuns podem se tornar tediosos, mas dias ‘especiais’ (não comuns) podem ser muito difíceis e sofridos. Por isso, prefiro os dias comuns e escolho valorizá-los. Há alguns dias tive um problema de saúde. Passei mal e tive dor. Nesse momento, fiquei lembrando do dia anterior… um ‘dia comum’. No ordinário dos ‘dias comuns’ eu vejo a mão de Deus. Por isso, sou grato pela beleza dos ‘dias comuns’.”

Por mais dias comuns em nossa vida.

Grande Abraço!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!