Verbo FM

O poder das palavras

Por: Dione Alexsandra

Costumo ouvir ministrações de Joyce Meyer frequentemente e estava ouvindo uma pregação sobre o “poder das palavras”. Fiz algumas anotações e baseado nelas, quero escrever esse post de hoje.

As palavras são chias de poder. Elas podem curar, ferir, ministrar morte ou vida. Pode incentivar, desencorajar, podem fortalecer, mas também derrubar.

As pessoas se divorciam por palavras, famílias separam-se devido as palavras. Pessoas perdem empregos devido as palavras, pessoas tem inseguranças e auto imagem pobre pelas palavras que foram ditas.

As palavras são containers de poder e, por tudo isso, precisamos escolher as nossas palavras com muito cuidado. É hora de darmos um passo a mais e sermos responsáveis pelas palavras que saem da nossa boca.

Nenhum homem sabe domar a língua e precisamos todos da ajuda de Deus diariamente.

Quando estamos chateados dizemos as coisas mais idiotas que podem existir.

Precisamos aprender a sermos gratos a Deus pelo que Ele já fez por nós no passado e isso nos animará para as próximas coisas que virão.

Pare de dizer que não vai conseguir.

“Posso todas as coisas em Deus que me fortalece” Filipenses 4.13

Aprenda a declarar: “Eu posso fazer através de Cristo que me fortalece. Ele não vai me deixar nem me abandonar.”

Ajude a si mesmo com as suas palavras.

“Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;” (Tiago 1:2)

Existe um tesouro na provação que você passa.

Quando enfrentar uma provação, um problema, algo difícil, aprenda a deixar que umas das coisas que saia da sua boca seja: “Deus me ajude a encontrar um tesouro nessa provação. Há algo de bom nisso se eu puder encontrar, falarei sobre isso. Não, eu não vou falar das coisas erradas, nem dar glória ao Diabo’, porque às vezes, falamos mais do que o inimigo está fazendo do que o que Deus faz.

Não fale de medo, fale de fé. Pois suas palavras são poderosas. Elas tem poder.

Suas palavras podem levar a sua fé para o reino de Deus e liberar anjos para ajudá-lo ou suas palavras podem levar seu medo para o reino das trevas e apenas liberar mais problemas na sua vida.

Sim, nós temos fé, mas ela tem que ser liberada. Afinal, nos foi dada uma medida de fé a todos nós, não apenas a alguns. Como a liberamos? Pelas palavras, pela oração. Suas orações de fé liberam a palavra e por meio de ações de fé você mostra em que está crendo.

Não podemos dizer que somos pessoas de fé e em seguida falarmos de medo e dúvidas o tempo inteiro. Não estou dizendo para nunca falarmos do problema (existem pessoas que não conseguem falar dos seus problemas, porque dizem que não podem falar sobre eles) mas a verdade é que não devemos falar dos nosso problemas sem que haja um propósito.

Falamos sobre os problemas, para pedir uma oração, para obter um conselho, às vezes, precisamos apenas desabafar por alguns minutos com um amigo, mas não entre nessa de desabafar 24 horas por dia. E, é melhor ter cuidado com quem está desabafando seus problemas. Como o faz e o que você diz. Desabafe se preciso for, mas não se curve aos seus problemas. Lembre-se, Deus está do seu lado.

Permaneça alegre, mesmo diante de problemas, eu sei que isso é desafiador, não importa se você mesmo se colocou na bagunça que está agora, se você admitir e enfrentá-la, Deus é bom e fiel e o ajudará a sair da confusão. Isso não significa que Ele não te ensinará sobre como você se meteu nisso, e essas lição o ajudará a não errar nisso novamente. Precisamos tirar lições dos nossos erros. Não é bom errar, mas pelo menos, aproveita para tirar alguma lição pelo amor de Deus. Se não será apenas sofrimento e dor, sem aprendizado.

Mas, enquanto estivermos passando pelo problema não devemos ter declarações positivas e negativas ao mesmo tempo. Falando de fé com nossos irmãos no domingo e quando chegar a segunda falarmos dúvidas com os nossos amigos incrédulos.

Se olharmos na Bíblia veremos que em tempos de provação Jesus decidiu não falar muito.

“Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.”  (Isaías 53:6-7)

Jesus passou por diversas pressões e provações. Uma das maiores foi a batalha no getsêmani, tudo ali foi tão intenso que não podemos imaginar, mas ele tinha um propósito: obedecer ao chamado de Deus. Mas se observarmos naquela batalha ele decidiu calar e não falar incredulidade. Ele disse em João 14: o diabo não tem direito sobre mim. Era obvio que ele estava dizendo, eu não vou abrir a minha boca para falar incredulidade e dar a ele o direito de trabalhar contra mim.

Jesus sabia que o plano de salvação estava em jogo ali. Às vezes, entregamos os planos que Deus tem para nós, porque não conseguimos fechar a nossa boca.

Diante de intensas provações, vá para uma sala e tenha uma conversa consigo mesmo. Diga: “Deus dá-me a graça de dizer coisas positivas. Tu sabes que eu estou sofrendo, sabe como isso é difícil, mas eu confio em Ti”

A maioria de nós somos muito bons até as provações chegarem.

Talvez você esteja no trabalho ou em ambientes nos quais pessoas se aproximarão dizendo: “Como você está? Eu estou sabendo da sua situação…” E você precisará ter respostas. Quais palavras sairão da sua boca? Elas determinarão o tempo que passará nessa situação. Não deixe uma porta aberta para o diabo detonar a sua vida. Aprenda a controlar a sua boca.

Eu oro todos os dias: “Deus me ajuda a não falar palavras erradas.”

Descobri que, muitas vezes, quanto mais silenciosa eu fico mais percebo a presença de Deus. Quando estou calada posso ouvir mais as outras pessoas. Mas percebo que existem momentos em que tenho que falar contra as circunstâncias, e quando chega o momento de falar é preciso fé, ousadia e determinação para declarar a Palavra. Funciona!

Fale a palavra!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!