Por: Dione Alexsandra
Estamos em 2016 e o mundo está cada diamais conectado. É comum entrarmos em estabelecimentos como restaurantes, hospitais, parques, igrejas entre outros e vir com a famosa frase: “Qual é a senha…” Queremos estar constantemente conectados, e como o 3g ainda não alcançou a todos, a senha do Wi-Fi é um “tesouro” para aqueles que estão sempre com seus smartphones em mãos.
Com a senha do Wi-Fi nos conectamos com o mundo, vemos o que está acontecendo no universo online. Essas informações são preciosas, e mais do que isso, com a senha nos tornamos conectados com os nossos amigos e com eles trocamos mensagens instantâneas, compartilhamos fotos, textos e vídeos.
Estar conectado é hoje uma “obrigação” para muitos que não não apenas consumidores de informações, mas criadores de conteúdo para a internet.
Saber a senha é essencial para esses, conhecê-la é saber o caminho para a conexão.
Quando Jesus estava aqui na Terra, em certo momento um jovem rico o procurou para saber qual a senha. Sim, esse jovem queria saber qual o caminho para ser salvo, e naquele tempo Jesus era o único que sabia qual era a senha para essa grande conquista.
Esse jovem sabia que seus recursos não o salvariam, nem seus conhecimentos, nem sua juventude e força. Ele sabia que tinha algo mais, mas o que? Qual era a tão valiosa senha para ser salvo?
“E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.” (Mateus 19:16-23)
Resumindo: Jesus estava querendo dizer para aquele jovem qual a senha para ser salvo. Era algo com apenas quatro letras: AMOR.
Sim, o amor era a senha que esse jovem não entendia e mesmo Jesus dizendo os mandamentos: “Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo”, ainda assim aquele jovem parecia não entender a senha. Jesus continuou: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.”
Ainda assim, aquele jovem não conseguiu entender que tudo o que JESUS estava dizendo era: Amor é a senha, a porta para você ser salvo. Se você ama não vai adulterar, se você ama não vai furtar, se você ama não vai dar falso testemunho. O amor não te permite ter tanto para si enquanto tantos sofrem sem ter nada.
Quem ama sabe que fará o seu melhor para ser Jesus na vida das pessoas aqui na Terra e isso é uma forma incontestável de dizer sem palavras: “Sou salvo e por isso, amo”. Aquele jovem não entendeu que Jesus só estava querendo dizer a senha: Amor, ame, seja amável, esse é o único caminho para a sua salvação, sabemos que a fé opera pelo amor, e para a salvação ser aceita e reconhecida é necessário fé. Fé e amor andam juntos.
Muitos conhecem a senha do Wi-Fi e se sentem privilegiados em relação aos que não possuem essa informação e até esnobam os outros“se achando” por ser detentor de tão preciosa informação. Mas no reino de Deus não funciona assim, quem conhece a senha (O AMOR) e não pratica, não ama, choca os que não conhecem a senha e deixam de ser benção e de abençoar os outros por ser detentor dessa informação tão preciosa. Jesus conhecia a senha e fez questão de passá-la aos seus discípulos rapidamente. Ele sabia que aqueles 12 homens precisavam amar e que aquele amor faria toda a diferença para as pessoas.
Não seja retentor dessa informação, não se recuse a dar a senha. Ame, abençoe o próximo, seja Jesus para aqueles que estão desconectados do céu. Ligue as pessoas a Deus através do amor e leve a salvação para outros.
Nos dias atuais conhecer a senha nos mantém conectado com o mundo. Mas no Evangelho, para ser salvo, apenas o AMOR nos mantém conectados uns com os outros.
Quer alegrar o coração de Deus? Ame, ame independentemente de, ame ainda que, ame…