Verbo FM

Unidas por um propósito

Por: Dione Alexsandra e Rafaella Guedes

13895319_1838066916421277_7410123831133416804_n

Certa vez ouvi essa frase: “A pessoa é para o que nasce…” Por muito tempo meditei sobre isso e percebi que essa frase tem tudo a ver com propósito. Nascemos com um propósito. Alguns o descobrem cedo, outros ao longo da caminhada, existem aqueles que só descobrirão no final da sua vida, e ainda há aqueles que morrerão sem descobrir. Mas, acredito firmemente que todos temos o nosso propósito, e o descobrir cedo nos ajudará a cumpri-lo com mais eficácia.

Quando pensava nesse tema, lembrei-me de uma jovem abençoada que conheço há alguns anos e acompanho parte de sua vida, então a convidei para escrever esse blog a quatro mãos. Deixei-a livre para contar as suas experiências e, quem sabe, inspirar alguns…

Unir-se por um propósito nos permitirá manifestar um dos maiores dons de Deus para a humanidade: O amor. Deus não tem amor, Ele é amor. E todos os que se aproximam dEle precisam absorver um pouco ou muito desse amor. Não na teoria, no discurso, na pregação, mas em atitudes, em vida. Falar de amor é a coisa mais fácil que existe, porque o amor em si é algo maravilhoso. Mas as pessoas estão carentes do amor de fato. Elas querem ver I Coríntios 13 na prática em nossa vida. Existem pessoas difíceis de amar e essas, acredite, são as que mais precisam do nosso amor, pois muitos já desistiram delas, e não somos nós que faremos a mesma coisa.

Deus é indesistível!

Nem sei se essa palavra existe, mas sei que você a entende bem. Porque Deus não desiste de NÓS. Descobrir o meu propósito tem me feito enxergar as pessoas exatamente como elas são e não como eu gostaria que elas fossem. Perceber o meu propósito me ajuda a ver gente como gente e não apenas vê-las, mas permitir que elas se vejam como gente também.

Um dos lugares que tenho percebido como desafio é na Faculdade. Um lugar com pessoas tão distintas, mas todas carentes do amor do Senhor. Não importa o credo, a religião, todo ser humano tem um espaço vazio do tamanho de Deus, que só Ele pode preencher. Mas muitos, sem descobrirem, buscam preencher esse espaço com inúmeras coisas. Alguns estão cansados, frustrados e ainda existem os revoltados consigo mesmo e com outros, por não se verem dignos desse amor.

No ambiente em que estamos, devemos evidenciar o amor de Deus da maneira mais intensa e verdadeira que pudermos. Falo do amor puro, genuíno e doador. Do amor que cuida, protege, aconselha, sustenta, levanta e não desiste. Esse é o propósito pelo qual devemos viver. Amor não é sentimento e isso já entendemos, amor é uma decisão. Eu decido amar ou não. Precisamos estar convictos disso.

Não existe fruto sem semente. Um dia Deus plantou em nosso coração uma semente de amor. De acordo com Romanos 5:5,  esse amor foi derramado em nosso coração. Ou seja, tem muito amor, mas se usarmos apenas algumas gotas não teremos resultados.

Podemos citar autores famosos. Podemos pregar valiosas verdades da Escritura e criar blog e tweets inteligentes, mas se não tivermos vivido as verdades que pregamos e sido transformados por elas pessoalmente, a transformação espiritual das pessoas a quem servimos ficará atrofiada.

Decidi me unir pelo amor, como o principal propósito do cristão, e quero viver todos os meus dias com o objetivo de cumprir esse propósito divino. Quero plantar sementes de amor e no início desse ano lancei um desafio para mim mesma: amar as pessoas através de um simples abraço. Determinei para mim mesma que não passaria um único dia sem abraçar alguém.

Ao longo desse ano tenho conhecido nossas pessoas, reencontrado amigos que há tempos não via e convivido com muitos no dia a dia do Ministério e no trabalho, bem como no ambiente de Faculdade. A minha meta é verdadeiramente amar as pessoas através do abraço. A inclinação do meu coração tem rendido textos e até projeto em vídeo na Faculdade. Realmente Deus pode amar pessoas através de um abraço.

Estou feliz e sei que o Projeto Abraço não vai parar. Muitas pessoas testemunharam sobre suas experiências ao adotar o abraço no seu convívio, nas suas relações de amizade e muitos irmãos foram tocados por esse simples ato de amor. Oro por mais associações, mais abraços e mais amor. Acredito que assim estaremos cumprindo o amor de Deus na prática. Descubra o seu propósito e siga cumprindo-o. Para falar sobre o amor não poderia ter alguém melhor do que ela: Rafaella Guedes, uma jovem que ama o Senhor verdadeiramente. Ela é de Campina Grande atua no departamento de jovens, mas atualmente está morando em João Pessoa porque está cursando medicina na capital paraibana.

13254425_10208563617360466_8153124672474665884_n-208x300Rafaella Guedes

Essa (e muito mais) é Dione. Tudo que você pôde ler é um texto repleto de verdade redigido por alguém que vive o que escreve. Sou apenas uma menina de 22 anos, vale ressaltar que em construção. Todavia, o amor que há nela sempre me olhou acima da idade, dos títulos, da aparência… Obrigada, Dione. Pensa comigo, o Projeto Abraço, Nossa Gente, e tudo mais que ela se propõe a fazer envolve promover o outro. Para mim, é segurança aprender com pessoas como você, que antes de qualquer coisa, vivem… Por isso, e tantas outras coisas, precisava começar te honrando por não só ter descoberto o seu propósito, como também por inspirar outros, a começar por mim, a se descobrirem dia após dia.

Dando continuidade ao que Dione relatava, como é glorioso se permitir encontrar o motivo pelo qual você existe. Desde a minha infância ouvia falar sobre Jesus, até que… Eu decidi o conhecer. Estava cansada de só saber sobre o que pessoas me diziam que Ele era e mergulhei em sua bibliografia presente no Novo Testamento. Confesso que até hoje me esmero nos evangelhos, não me canso de reler as mesmas coisas e descobrir que na verdade “eu não sei ainda de nada, inocente”.

Bem… Foi nessa busca por conhecê-lo que eu entendi o maior de todos os propósitos de um Cristão: ser continuidade do legado de Jesus. Nossa! Que forte né? Ainda hoje isso soa desafiador para mim, contudo a palavra nos ensina como isso é possível em João 13: 35 “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. Então João deixou claro que não é a fé, o falar em línguas, os milagres, a profecia… Mas o amor que nos fará lembrados como seus discípulos. Todas as coisas que eu pontuei são importantes (repito, muito importantes) e devem ser manifestas em nossas vidas. Porém, se antes de qualquer uma delas não estiver o amor, serão dons que, como maravilhosamente está escrito na bíblia “A Mensagem” em 1 Coríntios 13, “não passarão do rangido de uma porta enferrujada”. Diante disso – eu não sei você – mas eu não quero viver uma vida que só faz barulho.

Ao contemplarmos Jesus, vemos um homem desprovido de qualquer divindade amando além dos muros dos pré-conceitos, da rigidez da lei, da expectativa humana. Era tão grande e se fez tão pequeno para ensinar o que era servir. Jesus tinha convicções sólidas, mesmo assim, nunca impunha “goela abaixo” o que pensava. Escolheu andar com 12 homens imperfeitos para aperfeiçoa-los. É… Jesus não fugia de pessoas difíceis. Foi traído, e mesmo após acreditar em alguém que discipulou, sua reação? Dar um beijo (desprovido de falsidade ou qualquer tipo de sentimento parecido). Esteve com os mais ricos do seu tempo e com os mais simples, tudo que menos importava para Cristo era o status social ou aparência. Depois de toda a conduta que expressou enquanto humano, nos disse: vocês farão coisas maiores. Ame… Seja reconhecido como o meu discípulo… Continue esse legado… E mesmo parecendo muito difícil, Jesus nunca nos propôs nada acima do que ele não tenha vivido primeiro.

Talvez, ao ler tudo isso, pode ser que surja aquele pensamento: “Eu já sei dessas coisas”. Que bom, glória a Deus por isso. Agora, te pergunto: O quanto você tem praticado sobre o que sabe? Fiz essa pergunta por que primeiro faço para mim mesma todos os dias. Precisamos alinhar o que sabemos ao que vivemos para não deixar que seja um evangelho maquiado, vazio, morto. Isso traz tanto temor ao meu coração, principalmente, por saber que estaremos face a face com Cristo e não vamos poder dar desculpas pelas omissões, por não ter feito o que deveria, “por só fazer barulho”.

Poderia te contar uma experiência de anos atrás, só que tenho aprendido com Cristo que o amor não é saudosista. Não fica falando do que viveu, no passado, o amor fala do presente, do hoje, do agora. Faz um mês que eu deveria ter “entregado” esse texto a Dione, só que ao entender isso disse sinceramente ao Senhor que eu não queria escrever algo para parecer legal, ter reconhecimento de homens ou curtidas no facebook, mas eu desejava primeiro viver algo novo sobre o que fora me proposto dissertar.

Dias depois, recebo um convite de um amigo da Faculdade, para ministrar a palavra de Deus em um retiro de uma Paróquia a qual ele faz parte, cujo tema era “Amor além dos muros”. Meu Deus! Prontamente pensei: Jesus iria, eu topo! E isso se cumpriu hoje, voltei daquele lugar meditando em tantas coisas… Depois de ter vivido essa experiência e ver aqueles jovens quebrantados pelo Senhor (Sim, pelo Senhor, a glória é dele, ok?), estou mais convencida de que preciso aprender mais sobre esse amor que não se limita a um púlpito da igreja, que não fica brigando por cartazes, por lugares visíveis e que todos querem ocupar… Eu quero viver desse amor que vai aonde ninguém quer ir, ainda que seja preciso vencer a barreira de uma crença diferente, para transformar os muros em pontes.

Recentemente também começou na faculdade um projeto chamado “Meditação”. Isso já estava no meu coração há 1 ano e meio atrás quando entrei naquele lugar. Quando finalmente eu parei de ver dificuldades, o que era apenas uma visão se cumpriu. “Eu muitas vezes tive dúvidas se Deus existe, porém amei estar aqui hoje, vou querer conhecer mais dEle”, disse uma moça que estuda comigo. Ah!!! Levei uma “tapa na cara” por ver diante de mim que o amor deixa de dar desculpas e faz alguma coisa.

Poderia te contar mais coisas que dizem respeito à minha vida, mas esse não é o meu objetivo. O meu maior desejo é que, se preciso for, você esqueça do meu nome e das minhas experiências, só não se esquive de viver a plenitude do seu propósito primordialmente sendo a expressão do que Jesus faria nessa geração.

Diante de tudo, uma coisa é certa: Estamos todos, não somente eu e Dione, unidos por um mesmo propósito… Sermos aperfeiçoados no amor.

 

2 Comentários

  • Priscilla, que mais pessoas peguem junto fazendo valer essa Palavra. Você também tem feito a diferença em sua cidade. Vamos avançar! Abraço Di

    Resposta
  • Maravilhoso, meninas! Inspiração a todos nós….ser e fazer nosso propósito de existência! Corram, avancem…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados