Verbo FM

Como ser guiado pelo Espírito

Deus quer se comunicar conosco. Ele tem interesse de que sejamos instruídos.

“Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti. O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no Senhor a misericórdia o cercará” (Salmos 32.8-10)

Existe interesse da parte de Deus em nos guiar. Não devemos ficar nessa geração, nesse tempo, como se estivéssemos tentando fazer as coisas para ver se elas darão certo. Por isso, devemos ter cuidado para não entrar em excessos e desequilíbrios. Termos bom senso, equilíbrio e não mistificarmos as coisas. Estamos crescendo e vamos avançar um pouco mais.

Deus tem interesse em nos instruir. Algumas pessoas pensam que Deus é um ser muito distante, estranho e não quer estar envolvido na nossa vida. Mas isso não é verdade. Pelo contrário, Ele quer nos guiar em cada área e situação.

Não é a vontade de Deus que andemos confusos. Afinal, Deus não é Deus de confusão, mas de paz. Podemos sim, e devemos, receber direção do Senhor.

“Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar. Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar! Também a tua descendência seria como a areia, e os que procedem das tuas entranhas como os seus grãos; o seu nome nunca seria cortado nem destruído de diante de mim”  (Isaías 48.17-19)

Deus deseja nos guiar no caminho em que devemos andar.

Acredito que você conhece um versículo que diz: “muitas são as aflições dos justos, mas o Senhor o livra de todas”. Tem muito crente passando aflição que não é do justo.

Sabemos que existe aflição do justo. Qual é aflição do justo? É você resistir o pecado. Isso é uma aflição. Às vezes, você tem todos os motivos para ceder para uma corrupção e você sofre com aquilo. Às vezes, as pessoas perseguem você por causa do Evangelho e você fica aflito. Mas, algumas vezes, como crentes, estamos vivendo as aflições do ímpio. Que é a aflição daquele que cede a primeira tentação, é a aflição daquele que não fica na integridade, daquele que tem dificuldade para perdoar.

Costumo dizer que se nós orássemos antes, para ouvir de Deus, nós não precisaríamos orar depois, como temos orado, para consertar coisas que a gente fez errado. Muitas vezes, ficamos orando, correndo atrás para se livrar de algumas aflições que, se nós tivéssemos levado uma vida guiada, não estaríamos passando por aquilo.

Talvez você pense: “mas será que existe algum lugar em Deus no qual eu não vou passar nenhuma aflição? Ou tudo vai estar o tempo todo certinho?” Evidentemente que não. Por isso, erramos, quando dizemos enquanto evangelizamos: “aceite Jesus e todos os seus problemas se acabarão”. Isso é propaganda falsa.

O reino de Deus, a fé cristã, não é um parque de diversões. Nós enfrentamos lutas e desafios sim, mas sobre todas as coisas nós somos mais do que vencedores. De fato, Deus tem um projeto de vitórias. Como o apóstolo Paulo disse: “Graças a Deus que sempre nos conduz em triunfo”. Se nós tivéssemos conhecido o apóstolo Paulo pessoalmente e tivéssemos o conhecimento que a gente tem, hoje, iríamos talvez dizer que ele não era guiado. Porque todo o navio que o homem entrava afundava, ele foi apedrejado, passou por todo tipo de dificuldades… Alguém poderia até falar: “Esse homem está precisando de uma benção”.

Saiba que viver com Deus não é ausência de dificuldades, mas é a certeza de que estaremos acima delas, vencendo todas as coisas. Deus quer nos guiar para isso a cada dia, nos instruindo e nos guiando por dentro, em nosso espírito.

Em João 17, Jesus faz uma oração sacerdotal que nós precisamos entendê-la. Ele disse: “Não quero Pai que os tire do mundo, mas que os livre do mal”. Talvez, você esteja diante de decisões a serem tomadas, está diante de situações, e você não percebe ainda uma habilidade para checar em seu coração e vê direitinho o que está lá com clareza, mas você verá que tudo que vai ouvindo nas aulas de “Como ser guiado”, no Rhema Brasil, lhe ensinará a ficar cada vez mais sensível espiritualmente.

Você pode conhecer a Palavra, andar em amor, conhecer tudo sobre oração, pode até orar bastante, mas precisa entender que você precisa de um foco em sua vida para você receber instrução do Senhor e para isso você precisa ser guiado pelo espírito!

* Edimilson Nunes é supervisor regional do Ministério Verbo da Vida, escritor, cantor, compositor e pastor da igreja em Pedra de Guaratiba, Rio de Janeiro-RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!