por Eliezer Rodrigues

“Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês” (Hebreus 13:17).

“Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino” (I Timóteo 5:17).

Antes de tudo, você precisa entender que o seu pastor é um ser humano que também está no processo de crescimento em Deus e não alguém plenamente perfeito. Falo isso porque, normalmente, as pessoas querem se submeter a um pastor que nunca erra, e isso não existe em nenhum lugar do planeta. Não estou falando de erros de caráter ou pecados comprometedores. Neste caso, o ministério que esse pastor se submete é quem vai tomar as devidas providências segundo a Palavra e o Espírito de Deus.

Bom, um pastor é uma autoridade estabelecida por Deus. Ele é um Pai ministerial, um líder e principalmente um guardião. Os membros de uma igreja local precisam entender que a primeira coisa que um pastor de caráter faz é honrar a Palavra. Um pastor que ama a suas ovelhas ama, antes de tudo, a Deus e a sua Palavra. Tudo que ele trata é baseado na verdade, na doutrina de Cristo e não no “politicamente correto”. Um verdadeiro pastor nunca negociará a Palavra de Cristo, nem mesmo para ganhar mais membros. Pelo contrário, se ele tiver que escolher entre perder membros ou ficar com os princípios da Palavra da Deus, com certeza um pastor fiel ficará com a Palavra de Cristo.

Se todos os filhos de Deus estudassem a Bíblia, logo iriam perceber que não há instruções para pastores saírem de casa em casa fazendo visitas ou instruções para pastores procurar membros com problemas. Pelo contrário, as instruções dos apóstolos sempre é procurar ou chamar a liderança para ajudar a resolver algo em sua vida. E aí está o problema; não são todos os membros que querem realmente ouvir e obedecer. Para alguns filhos de Deus é bem difícil se submeter aos conselhos do pastor, porque estão acostumados ao “politicamente correto” e não se interessam para o que a Bíblia diz.

Antes que alguém comente sobre pastores errados e comece o “mi mi mi”, não são destes pastores que estou falando. Estou falando de pastores de caráter. E o que seria um pastor de caráter? A primeira coisa que você precisa entender que um pastor de caráter não é um pastor de carisma. Não confunda um pastor que você não gosta com um pastor sem caráter. Um pastor de caráter é aquele que está disposto a ajudá-lo, mas não negocia a Palavra! E se o seu pastor é assim, prefere perder membros do que negociá-la, então você está na igreja certa.

Por onde tenho passado, tenho visto algumas pessoas insatisfeitas com seus pastores. Mas quando eu olho para aquele pastor, sua família e igreja, eu me pergunto quem vai sair perdendo, o pastor e a igreja ou essa pessoa que está falando mal do pastor e quer sair da igreja? É óbvio que aquela pessoa que está chateada com o pastor. É fácil saber quem está com problemas; se é o pastor ou a ovelha amargurada, é só olhar para o todo! Você olha para a igreja (de uma forma geral) a igreja está crescendo, 90% da igreja ama o pastor, serve com alegria, são colaboradores incríveis, seus líderes e pastores auxiliares estão conectados, juntos, em unidade. Será que aquele grupinho de 10% chateados (que sempre existe dentro das igrejas) está certo e os 90% errados?

Geralmente, a igreja não sabe dos processos que aconteceram nos bastidores entre um irmão amargurado, chateado e o pastor. Eu mesmo já tive milhares de gabinetes, com todo tipo de pessoas e situações. O pastor era sempre o mesmo, a Palavra de Deus é a mesma sempre, mas os resultados não saiam iguais! Ao final de cada aconselhamento, maioria que passou por mim decidiu avançar em Deus, servir mais ao Senhor e se submeter aos conselhos do pastor. Outros, simplesmente viraram as costas e saíram difamando o pastor, sua família e a igreja. O que eu teria que fazer? Falar para toda a igreja que aquele irmão nos causou problemas? Ou simplesmente focar naqueles que decidiram abraçar a visão da igreja local, honrando a Deus, ao pastor e sua família, seus líderes e toda a igreja? É claro que fico com a segunda opção.

Mas alguém pode dizer: “Pastor, mas aquela vida! Aquele irmão que saiu? O senhor não vai atrás dele pastor?” Claro que não! Porque essas pessoas que saem assim, sem honra, difamando, falando mentiras do pastor e da igreja, não estão interessadas em me ouvir. E sim, fazerem o que elas querem.

Quando vemos a passagem do filho pródigo vemos como Deus trabalha e como um pastor deveria fazer também. O filho chega para o Pai e diz que vai embora. Pede a sua parte da herança e vira as costas para o seu Pai, decidindo viver sua vida, da sua forma. Eu lhe pergunto: “O Pai foi atrás do filho?”, a resposta é não. O que aconteceu? O filho se arrepende e volta para o Pai. O que um pastor de caráter faz é receber de volta alguém arrependido e tratá-lo da forma bíblica.

Para finalizar, todos os membros de uma igreja local sempre querem a atenção do seu pastor. Querem respostas, soluções, cura, oração, falam para o seu pastor dos seus problemas conjugais, familiares, financeiros, e etc. E o pastor entende que está ali para fazer o máximo que ele pode! Mas você já sabia que são poucos que ligam para o seu pastor só para agradecê-lo? Para honrá-lo? São poucos que reconhecem o seu trabalho e investem na vida dele e da sua família? Você não sabia disso?

Sabia que há muitos pastores enfrentando seus problemas pessoais, familiares, conjugais, financeiros e etc. Mas ele tem que estar pronto para pregar, ungido e atender todo mundo? Por isso, filhos de Deus, ovelhas, honre o seu pastor e a sua família! Agradeça a Deus todos os dias por ter um pastor! Ore por ele todos os dias e saiba que você está debaixo de um lugar seguro, de proteção, de unção, de uma visão, de obediência.

3 Comentários

  • Ola, prezados Srs. e Sras.
    Eu gostei bastante deste tema de honrar o teu pastor..
    Quanto mas honramos os nosso pastor mas Deus nos abençoe…nas vossa victorias tem nossa vida só acontece bem quando honramos os nosso pastor.

    Assim, comos os solados de Davi, para vencer as batalha em Israel tinha q primeiro honrar o o Rei Davi

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!