“Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou” (João 1.17 e 18)
Costumo dizer em meus sermões que Jesus colocou uma face em Deus, pois o apóstolo João deixou isso bem claro nos versos que acabamos de ler.
O apóstolo se baseou nos textos do Velho Testamento que têm como principal ênfase a escritura que se encontra em Êxodo 33. 20: “E acrescentou: Não me poderás ver a face, porquanto homem (Em hebraico: Adam) nenhum verá a minha face e viverá”.
Deus disse que nenhum Adão (homem) O veria e permaneceria vivo depois. Você há de concordar comigo que ver Deus sempre foi um sonho do povo de Israel. A face de Deus foi o tema de várias canções de Davi e, quando falamos nesse tema, pensamos logo naquele que chegou mais perto de vê-Lo: Moisés. Porém, “Ninguém jamais viu a Deus…”. Pelo menos isso até a vinda de Cristo.
Os profetas e os reis tentaram descrevê-Lo, porém não conseguiram expressar a Sua grandeza e glória…
Como lemos em Êxodo: “… porquanto homem (Adão, hebraico) nenhum verá a minha face e viverá”.
Entenda, Adam, ou Adão, usado aqui para homem, se refere à raça humana ou à pessoas nascidas com a natureza carnal ou humana.
Deus é Espírito, o homem ficou separado de Deus (Espírito) e por essa diferença de natureza, quem via a Deus deveria morrer… A carne é fraca e precisa da vida do Espírito, porém não havia condições de vermos a Deus em sua Glória, precisávamos dEle, Ele nos queria, mas havia a barreira do pecado nos separando da sua Glória.
Todos no Velho Testamento emitiram uma opinião de como Deus era, mas não adiantava: “Ninguém jamais viu a Deus…”.
Deus, então, entrou em cena mostrando a incapacidade do homem em descrevê-Lo. O Grande “Eu Sou o que Sou” deu a “Outra Face”, a face que morreria e não matava, a face doce e amorosa de Jesus, Deus em Carne, Deus em Adão, o último Adão. Na verdade, a única face de Deus.
Jesus disse: “Quem vê a mim, vê o Pai” (João 14. 9).
Em Hebreus 1. 3, fica mais claro ainda: “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser”.
Exata vem do grego: “Charakter”, e quer dizer, literalmente, “imagem estampada ou cópia exata” de quem Deus é.
Jesus colocou uma face em Deus: “… e vimos sua Glória, Glória do unigênito do Pai” (João 1. 14).
Deus, no Velho Testamento, fez o homem (Adão). Mas, no Novo Testamento, Ele se fez homem (Adão).
Jesus cumpriu Gênesis 1. 26 fazendo-se a Imagem de Deus! Ele é a face de Deus. Se quisermos saber como Deus é, olhemos para Jesus!
Por fim, talvez você ainda esteja se perguntando: E hoje quem vê a face de Deus morre?
Claro que não! Vou explicar… Quando Jesus veio, vimos sua Glória (João 1.14) e percebemos que Ele estava vivo, vimos a face de Deus através de Cristo. E quer saber? Paulo responde para nós em Gálatas 2. 19: “Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo”.
Como alguém pode morrer se já está morto? Nós já estamos mortos por ver a face de Deus, Jesus.
Ver a Deus e morrer era da lei. Mas, Jesus bradou: “Está consumado”… Portanto, já vimos a Deus, já estamos mortos por ver sua Glória, a face de Deus, não a face do quadro retratado pela narração humana do Velho Testamento, mas a face do quadro pintado através da carne e do Sangue precioso de Cristo Jesus.
E agora, como ficamos? “Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gálatas 2. 20).
6 Comentários
Duas referências minha! Dr: T.L Osborn e o Evangelista Jânio César q tive o prazer de ser seu aluno no Rhema Brasil na matéria (Cristo, aquele que cura) sou muito abençoado com suas ministrações e livros . Sou grato a Deus pela vida desses homens .
Qd compreendemos que Jesus é a expressão exata da face de Deus, e analisarmos a sua vida aqui na terra, passamos a comprrender perfeitamente q doenças e outras coisas ruins q vem p/ destruir ñ é a vontade de Deus! E até mesmo coisas q acontecia no antigo testamento q se atribuia a Deus de fato ñ era Ele.
amei essa palavra, gostaria que falasse sobre a Graça queria ter mas conhecimento, um abraço!!!!
Paz querida, que bom você recebeu através dessa mensagem. Quem sabe em um próximo poste eu fale sobre esse assunto. Abraço.
Jânio, que ensino revelador.
Igreja Verbo da Vida Santa Helena, PR
Amém querida, creio que precisamos estudar muito sobre esse assunto. Grande abraço, paz.