Verbo FM

Descobrindo a visão

Quando possuímos visão, enxergamos mais distante do que estamos vendo com a vista natural. E é por isso que, custe o preço que custar, e leve o tempo que for, não desistimos do que os nossos pés ainda não conseguiram alcançar, mas os nossos olhos conseguem enxergar.

Visão é ver com o coração, é o que faz uma mãe não desistir do seu filho dependente químico depois de tantos anos, porque com o coração ela o vê livre. É o que faz um aspirante a medicina depois de tantas tentativas não desistir, porque ele não se vê em outra profissão a não ser nas alas hospitalares.

“Ou é pelo teu mandado que se remonta a águia e faz alto o seu ninho? Dali, descobre a presa; seus olhos a avistam de longe.” (Jó 39.27)

Algumas passagens da bíblia utilizam a águia para nos ensinar algumas verdades para nosso crescimento. Nessa passagem em específico, Deus estava falando com Jó sobre Sua grandeza revelada na biodiversidade da natureza. Mas, daí podemos tirar uma lição sobre a visão da águia, de que de longe, do seu ninho, avista sua presa.

Sua vista é mais aguçada do que as outras aves de rapina. Quando mais alto a águia estiver, melhor é o alcance de sua visão. Normalmente a águia vê oito vezes mais que um ser humano, e num raio de cento e oitenta graus. É como, se voando a duzentos metros, ela conseguisse detectar um objeto tamanho de uma moedinha.

Do mesmo modo, se estivermos num lugar alto, a nossa visão será ampliada e ainda que estejamos distantes do nosso alvo, conseguiremos vê-lo como se estivesse bem próximo de nós. Certamente, não estou falando da nossa vista natural, mas estou falando do que se vê com o coração.

Mas, que lugar alto é esse? É no lugar da intimidade com Deus que avistamos o alvo das nossas vidas, e todas as distâncias para alcançá-lo se tornam insignificantes. Deus está disponível para nos mostrar qual profissão que se encaixa com o nosso perfil, para nos revelar qual é nosso talento, dom.

Um amigo da faculdade, certo dia, conversando em sala de aula, afirmou “ah, se eu tivesse um amuleto para saber do futuro. Seria o homem mais rico do mundo”. Visão é no presente compreendermos o que seremos e faremos amanhã, por isso que no mundo as pessoas estão consultando cartomantes para descobrir o que o futuro reservou para elas, e o que podem fazer no presente até chegar lá.

Como nós, os filhos de Deus, seremos irresponsáveis ao ponto de não termos interesse algum em conhecer a Sua visão para as nossas vidas? Eu o estimulo a descobrir qual é sua visão, seu propósito de vida. Sei que somos inteligentes, e pelos nossos gostos, podemos ter uma percepção do que queremos.

Contudo, não sejamos tolos ao ponto de pensarmos que possuímos todas as respostas. Costumo pregar para jovens, e incentivá-los a compreenderem quem são e qual o propósito de estarem aqui nesta terra. Geralmente uso o texto abaixo, uma vez que a bíblia está dizendo que existe um livro, onde a nossa história foi escrita.

 “Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram escritos para mim, quando ainda não havia nem um deles” (Salmos 139.16)

Na capa desse livro, o título é o seu nome, a autoria é de Deus, o coautor é Jesus Cristo, e revisor geral é o Espírito Santo, e a editora é a graça de Deus, Seu favor nos alçando e nos ajudando a ser aqui na terra quem Ele nos chamou para ser e fazer. Vale a pena descobrirmos o que está escrito a nosso respeito.

Não somos marionetes de Deus. Ele mesmo nos deu o livre arbítrio para escolhermos o que acreditamos ser o melhor para nós. No entanto, Deus já esteve em nosso futuro, não há diferença para Ele entre passado, presente e futuro, pois está em todos os tempos ao mesmo tempo. Ele pode nos revelar o perfeito propósito em que seremos plenamente realizados. Não sei quanto a você, mas fico animada em saber que Deus já preparou para mim um futuro recheado de sucesso, e na comunhão com Ele posso descobrir essa visão para minha vida.

Eu ouvi Shirla Lacerda, professora do Rhema Brasil, ministrando sobre a importância de descobrirmos a nossa visão num acampamento de jovens e, na ocasião, ela nos fez uma pergunta, cuja resposta serve como um norte para que você descubra qual o seu propósito. Ela nos disse “Feche seus olhos e imagine que dinheiro não é problema pra você, o que você se vê fazendo”? O que você se viu fazendo é vislumbre da visão que Deus tem para você.

*Trecho do livro Além da Marca de Luana Mayara. 

Clique aqui e adquira o livro no Verbo Shop.

* Graduada na Escola de Ministros Rhema e líder da Secretaria de Missões da Igreja Verbo da Vida sede em Campina Grande-PB. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!