Quando percebi que tinha um chamado como professora para trabalhar com crianças na igreja local — o que é diferente de professor na escola regular — eu me senti muito insegura, porque eu não sabia como ensinar sobre a Bíblia para as crianças. Insegura porque eu percebi que não era apenas contar histórias bíblicas, mas ensinar a Palavra revelada. E como uma criança aprende sobre isso? Como eu ensino sobre isso?
A primeira coisa que precisei foi descobrir a minha verdadeira identidade depois de ter nascido de novo, sabendo quem eu era naquele lugar, e no meu dia a dia. Sim, eu sou uma filha de Deus e, sendo assim, o Senhor mesmo me dará a habilidade necessária para ensinar. Eu não preciso pensar que o foco de tudo sou eu, mas, sim, o Senhor. É d’Ele que deverá partir a suficiência do seu Reino. Não faz sentido se estiver partindo apenas da minha habilidade e suficiência.
Eu sou, sim, muito importante. Eu sou necessária para que tudo possa fluir. Eu sou aquela pessoa que irá pastorar o coração das crianças no tempo determinado para o meu chamado ministerial, para o meu serviço no Reino. Este deve ser o meu propósito: servir a Deus através das crianças. Não importa se eu sou um líder, um tio, um professor, um ministro de crianças… não é a nomenclatura que me fará especial ou diferente. O que me fará diferente é a maneira como transmito a Palavra de Deus para as crianças, como me sinto em relação ao que faço na igreja. É visível, na sua expressão e dedicação, o sentimento de alguém que serve por amor.
Não deixe que esse princípio — o de servir — se afaste dos seus olhos. Às vezes, podemos querer recompensas e galardões pelo serviço que fazemos e tudo vai virar uma bagunça, porque o seu chamado não é sobre você, é sobre Ele, e nós precisamos ajustar o olhar na direção certa. O Corpo de Cristo trabalha junto ao departamento de crianças, ele não funcionaria sozinho sem os outros departamentos da igreja. Ele faz parte de um conjunto, de um grupo. Então, não podemos achar que sem nós o culto não aconteceria. Ele aconteceria, sim, porque existe uma graça multiforme para isso.
As crianças precisam saber e conseguir ver isso na igreja. Mostre-as os diferentes departamentos, mostre os seus funcionamentos e ensine-as a amar a igreja, e a se sentirem bem por estar lá, sabendo que servir a Deus em qualquer lugar é muito bom.
A criança vai reconhecer em você o professor, o tio, ou o “prof” que ela ama quando você descobrir em você mesmo a sua identidade de filho de Deus, de servo de Deus em primeiro lugar. A Bíblia diz em I Pedro 4.10,11 que “Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém!”.
Então, descubra a sua identidade e o seu dom e faça isso com todo empenho, para que o seu serviço seja digno sempre de honra.
1 Comentário
Gostei muito do conteúdo bíblico pra nós auxiliar e ensinar palavra de Deus