“Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor” (Efésios 5:17).
Não é fazer qualquer coisa. É saber qual é o plano de Deus para a sua vida de forma específica. Qual é o plano de Deus para a sua vida? A maioria dos cristãos não fez nada mais do que dar uma partida na vida espiritual, acumulando-se em templos e igrejas, sendo frequente, mas não cumprindo o plano de Deus. Não seja insensato! Procure entender qual é a vontade e o plano do Senhor para a sua vida.
”Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês” — declara o Senhor — “planos de fazê‑los prosperar, não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro” (Jeremias 29:11).
Há um plano específico para você!
”Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer um deles existir” (Salmos 139:16).
O propósito de Deus para nós já está estabelecido mesmo antes do nosso nascimento. O objetivo de Deus em alcançá-lo não é só apenas ir ao céu. Deus nos dá poder de domínio e governo, para fazer a Sua obra e cumprir o Seu propósito.
Muitas pessoas se deixam enganar vivendo uma vida sem a consciência do plano de Deus para a sua vida. Uma das ferramentas que temos acesso para entender essa vontade está na abertura para a comunhão. Jesus pregava por parábolas em parte, mas, para os íntimos, Ele dava a interpretação dessas parábolas. Deus está sério com a obra que Ele começou na sua vida e quer completá-la, a ponto de elevá-lo ao lugar de perfeita varonilidade.
Às vezes, há pessoas comprometendo a sua saúde com uma boa ideia, sem que seja a vontade do Senhor para a sua vida. Deus tem prescrito ao seu respeito um chamado e um propósito.
”Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi e designei para que vão e deem fruto, um fruto que permaneça, a fim de que o Pai dê a vocês o que pedirem em meu nome” (João 15:16).
Há um desígnio de Deus para você. Vocação é a disposição natural e espontânea, que orienta uma pessoa no sentido de uma atividade, função ou profissão.
”Prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:14).
Se você não entender o plano de Deus para a sua vida, você não vai cumpri-lo. Você será mediano. Não seja insensato, procure entender! Se você não entender a vontade de Deus, você é insensato. Para o insensato, o que resta é açoite e vara nas costas (Provérbios 26.3). Deus não quer ver você sofrendo na vida, quando no plano que Ele tem pra você existe realização.
O que está sendo esperado de sua vida é a sua fidelidade. Seja diligente e não seja insensato: procure entender o plano de Deus!
Lugar de intimidade
”Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Lugar Santíssimo pelo sangue de Jesus” (Hebreus 10:19).
Devemos ter ousadia para entrar no Santo dos santos, o lugar da comunhão. Todo cristão está sendo esperado nesse lugar de intimidade.
Pessoas desistem facilmente da oração porque apelam para um pouco de desenvoltura espiritual. Quando as pessoas não tem essa desenvoltura, não colocam pressão e acabam desistindo. Se você vai viver por fé, boa parte dessa vida é não estar se sentindo bem, movendo-se pelo o que você acredita independentemente dos sentimentos. Você pode gostar do que quiser, mas a oração não está nessa fatia. Se você desenvolve sua vida de oração, é bem provável que vai cumprir o plano de Deus. O que Ele tem para a sua vida é muito bonito e extraordinário. Você é filho vocacionado! Não seja insensato, busque a vontade do Senhor. O desenvolvimento espiritual leva tempo.
As coisas de Deus nunca mudam de preço. O preço de hoje é o preço que sempre foi. Nossa alma está acostumada com coisas fáceis e rápidas, mas você nasceu de novo e está ligado ao padrão original e seguro de Deus. A sabedoria do alto é pura, pacífica e leva a bons resultados. O plano de Deus é que você seja útil ao Seu possuidor. Queira responder a Deus! Não vai dar certo se estribar no seu próprio entendimento e correr os seus próprios planos.
As pessoas às vezes dizem que foram chamadas para ser médicos e exercem a medicina. Outros dizem que foram chamados para a área do direito e exercem sua profissão nessa área. Mas isso é apenas o meio pelo qual vão cumprir o verdadeiro propósito da sua existência, que não é a sua profissão. O seu propósito é o que Deus sonhou e idealizou ao seu respeito.
Deus tem um plano para você, vale a pena querer entender isso! Todo aquele que nasceu do Corpo de Cristo foi designado. Há um propósito pessoal. Não seja negligente, não enterre seu talento. Queira saber a vontade de Deus para a sua vida.
Indicação de leitura: Planos, propósitos e práticas (Kenneth E. Hagin).