Gostaria de abordar alguns aspectos do texto bíblico de João 13.1-17, quando Jesus deu uma verdadeira “lição de humildade”, lavando os pés dos discípulos.
Se observarmos a partir do versículo cinco, veremos que Jesus estava querendo deixar uma importante lição para eles e, conseqüentemente, para nós também. Já era chegada a hora dEle, ou seja, Ele estava próximo a partir.
O interessante é que quando a gente vai fazer uma viagem muito longa, sempre temos o cuidado de deixarmos algumas “últimas instruções”, seja na nossa casa, no nosso trabalho, enfim, em algum lugar que lideramos. As últimas instruções são, talvez, as “mais importantes”.
Vejo a importância do que Jesus fez nesta passagem. Vemos também a atitude que Pedro teve, e a correção de Jesus para ele, de imediato. Jesus ensinou aos discípulos um grande e precioso principio de liderança: servir aos liderados com disposição e com a atitude correta.
Às vezes, percebo que repetimos essa ação de lavar os pés uns dos outros, mas, na maioria das vezes em que já presenciei isto acontecer em igrejas, eventos ou reuniões, os liderados lavam os pés dos líderes, em honra. Nada de errado nisto. É claro que podemos fazer isso sem constrangimento nenhum, mas, de fato, nós não podemos perder o significado do que é lavar os pés de alguém. Lavar os pés nesse contexto bíblico tinha como significado O SERVIÇO. E foi Jesus, como líder, quem lavou os pés dos seus liderados.
Hoje, existem muitas formas de lavarmos os pés, como Jesus fez com os discípulos. A principal lição não era o ritual da lavagem, tratado por nós quase como sagrado, mas sim o princípio. Podemos “lavar os pés” dos nossos liderados, hoje, mesmo sem bacia e pano nas mãos. Atendendo o seu liderado em uma necessidade que você sabe que ele tem. Sendo um líder atencioso e prestativo. Alguém que é modelo e exemplo para o liderado. Você está “lavando os pés” de uma maneira diferente, mas continua “lavando”.
Isso não pode ser para nós apenas uma situação ritualística, mas uma prática cotidiana como líderes para com a os nossos liderados. Liderar é, acima de tudo, servir. Líderes humildes que reconhecem o valor dos liderados e têm disposição para servi-los e não se focam em querer ser servido, estão cumprindo este princípio, esta “lição” de Jesus.
1 Comentário
ESPLÊNDIDO
EXTRAORDINÁRIO
MAGNÍFICO 👏🏽 👏🏽 👏🏽 👏🏽 👏🏽 PARABÉNS 🥳 SUCESSO SEMPRE EM SUA VIDA E FAMÍLIA 👏🏽
👏🏽😂😃 EXCELENTE