Verbo FM

Seja uma árvore boa


“Pelos seus frutos vos conhecereis. Pode se colher uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos. Assim toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus e nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz é cortada e lançada no fogo. Assim, pois pelos frutos os conhecereis. Nem todo que disser: Senhor, Senhor  entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos naquele dia hão de dizer: Senhor, Senhor porventura não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios e em teu nome não fizemos muitos milagres?” (Mateus 7.16-22)

Queridos, por muito tempo eu lia essa passagem na Bíblia e pensava que a árvore que não tivesse frutos bons seria cortada de imediato e isso seria algo visível, perceptível, ou seja, seria algo que a gente ia ver acontecer diante de nós. Ou seja, quem não está produzindo bons frutos, mais na frente, a gente vai ver o resultado.

Mas, observando essa passagem, o versículo 22 relata que ele disse: “muitos naquele dia ousarão dizer: Senhor, Senhor, porventura não profetizamos em seu nome e em teu nome não expelimos demônios e em teu nome não fizemos muitos milagres?”

Eu percebi que talvez algumas pessoas passem por essa vida produzindo maus frutos, dentro desse contexto que Jesus está falando, sem serem cortadas aqui na terra. Talvez, pessoas tenham uma vida de práticas de iniquidades (como é o termo que o próprio Jesus usa no texto) e você não veja algum resultado negativo visível na vida delas.

Esse corte do qual Jesus se referiu vai acontecer “naquele dia”. Pode ser que pessoas vivam  aqui na terra, passem  por essa vida, cumpram os seus dias, praticando iniquidades e, talvez, não vejamos nenhuma conseqüência ruim na vida dela.

Muitas vezes, a gente fica olhando para a vida das pessoas e alguns a gente sabe que estão fazendo coisas que não deveriam, porque você conhece algumas pessoas na intimidade mesmo e você sabe que ele não está se conduzindo como deve. Mas, mesmo assim, os dons estão fluindo, os demônios estão sendo expelidos, os milagres estão acontecendo. E você olha e pensa: não é possível, será que nada vai acontecer com essa pessoa?

Deixa eu lhe dizer uma coisa: “Naquele dia”, o acerto de contas vai ser feito. Talvez nada aconteça diante dos seus olhos. Eu acredito que esse texto nos traz uma grande responsabilidade em não gerar em nós expectativas de que alguma coisa vai acontecer à nossa vista. Afinal, esse julgamento não cabe nem a mim e nem a você.

Estou falando sobre isso porque recentemente estava conversando com uma pessoa e ele falava de uma outra pessoa que a gente sabe que tem uma vida um pouco desorganizada (estou sendo bem generosos na definição), mas os dons fluem através da vida dela. E a pessoa que falava comigo disse: “ou essa pessoa é muito espiritual ou eu não estou entendendo mais nada.

O problema é que nós conectamos dons espirituais com espiritualidade. Mas, de fato, devemos saber que essas coisas não têm relação uma com a outra. Dons espirituais, você se mover nos dons, não significam ser espiritual. Você expelir demônios não significa ser espiritual, milagres acontecerem pelas suas mãos não significam você ser espiritual.

Entendam-me bem, você pode ter sua vida desorganizada, uma vida que vai ser reprovada no dia do julgamento e mesmo assim, as coisas espirituais podem estar acontecendo através de você. Pessoas podem olhar e dizer: rapaz como é que pode cara, nada acontece com ele.

O que estou falando hoje é uma vacina para nós.

Eu não vou me corromper vendo alguém com uma vida torta, desajustada, “produzindo” algum resultado. Eu não vou vacilar nas minhas convicções. Eu não vou achar que a margem de tolerância de uma vida integra foi aumentada, porque através da vida de algumas dessas pessoas, milagres estão acontecendo, profecias estão sendo ditas, demônios estão sendo expelidos.

Essa manifestação sobrenatural em evidência não é sinal de espiritualidade.

Fique cuidadoso com isso. Por mais que Deus tenha lhe usado, isso não é garantia de salvação. Muitos pensam: “mas Deus já abençoou tantas pessoas através da minha vida”. Isso não é garantia de que você está sendo aprovado por Deus. Se Deus usou uma mula, Ele pode usar você e eu também.

Deus não está tão interessado com a evidência, a manifestação dos dons através da sua vida como Ele está com a sua vida particular, pessoal e privada. Ele, de fato, quer estar atento a sua entrega e intensidade.

Deus quer respostas rápidas em nossa vida e são essas coisas que tem valor de fato. Os dons são responsabilidades de Deus. Mas a maturidade espiritual é nossa responsabilidade. Os dons são produzidos por Deus. A maturidade espiritual, o desenvolver-se espiritualmente, é sempre responsabilidade nossa, é a parte que nos cabe. Devemos ser uma árvore boa.

Dê respostas mais rápidas para Deus, respostas de intensidade, de coração. Não se engane com todo o talento e eloqüência que Deus possa ter dado a você, muito menos em toda força e atuação nos dons espirituais. Não se engane com isso. Deus não está olhando e considerando essas coisas, Ele está considerando o seu coração.

*Transcrição de uma mensagem ministrada no Centro de Operações do MVV

*Renato Gaudard é o diretor executivo do Ministério Verbo da Vida

2 Comentários

  • boa é esta palavra
    temos mesmos que nos manter atentos , muitos dentro das congregaçoes estão cegos com muitos acontecimentos e estão se esquecendo doque realmente é a salvação oremos para que Deus abra os olhos do nosso povo
    graça e paz a todos

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!