Verbo FM

Se os teus olhos forem bons

Meu texto de hoje é especial para os comunicadores. Aqueles que atuam na comunicação das igrejas e em atividades que envolvem comunicação em diversas áreas de atuação.

“Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são” (Mateus 6.22-23).

Vivemos em uma geração de ampla comunicação e somos estimulados a nos comunicar desde a hora que acordamos até o momento que vamos dormir, mas devemos estar atentos ao nosso olhar. Sim, os nossos olhos determinam como vamos receber essa comunicação.

O nosso olhar determina como vamos receber tudo o que nos informam e, por isso, é imprescindível cuidarmos do nosso olhar. Se nossos olhos forem bons, vamos interpretar corretamente as mensagens que recebemos e o contrário também é verdade. Se os nossos olhos forem maus, grandes trevas teremos nessa interpretação.

Filtre

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida” (Provérbios 4.23).

Cuidar do nosso olhar é cuidar do nosso coração. A nossa percepção é afetada quando não guardamos o nosso coração. Um coração impuro vai ver maldade onde não existe. Um coração puro sempre enxergará o melhor das pessoas e das coisas. Sabemos que existe um filtro que nos ajuda nesse momento.

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas” (Filipenses 4.8).

Se filtrarmos os nossos pensamentos, poderemos pensar corretamente sobre o que lemos, assistimos, ouvimos e vemos. Tudo está totalmente ligado. meu olhar, meu coração meus pensamentos. Com eles mantidos puros, tudo o que eu ler, escrever, falar, ouvir e até o que vou ser estará alinhado. Mas não se engane, isso não é uma tarefa fácil.

Eu sei que é desafiador alinhar todas esses parâmetros dentro de nós e, em especial, nos comunicadores. Temos o desafio de alinhar e manter alinhadas as nossas percepções. É impressionante como um olhar de maturidade faz diferença ao trabalhar com comunicação.

Bons olhos

Você conhece pessoas que tem um bom olhar para tudo? Trabalhar com gente assim é bom demais. Mas, certamente você também conhece pessoas que tem um olhar maldoso, ruim e negativo para as coisas. É difícil lidar com pessoas que só veem o lado ruim de tudo. Mas é tão prazeroso trabalhar e conviver com gente boa, gente do bem, pessoas leves que sempre tem um olhar e uma palavra positiva sobre a vida.

E, quer saber? Gente assim é quem você deve manter pertinho de você. Quando lemos a Bíblia, vemos tantas histórias relatadas para a nossa edificação. E quero lembrar de uma dessas histórias. Lembra quando Jesus estava no barco com os discípulos e no trajeto Jesus foi dormir? Os discípulos ao ver o mar ficando revolto, logo tiveram um olhar de desespero e quando Jesus surge, o seu olhar faz toda a diferença. Jesus olhou para a situação da forma correta, eles não. Era o mesmo mar e a mesma situação sendo vista por diferentes percepções.

“Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: “Vamos atravessar para o outro lado”. Deixando a multidão, eles o levaram no barco, assim como estava. Outros barcos também o acompanhavam. Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água. Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: “Mestre, não te importas que morramos? “Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: “Aquiete-se! Acalme-se! ” O vento se aquietou, e fez-se completa bonança. Então perguntou aos seus discípulos: “Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé? ” Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Marcos 4.35-41).

E se eu e você estivéssemos nesse barco, qual seria a nossa percepção? De desespero e morte iminente, ou o olhar de Jesus de que tudo ia ficar bem?

Nosso olhar é muito importante quando escrevemos, quando clicamos e registramos uma imagem, quando damos play em um vídeo enquanto gravamos. Pessoas irão enxergar o que registramos pelo nosso olhar seja ele escrito, fotografado ou filmado. Agora imagina a sua responsabilidade nessa doce missão que é comunicar. Sim, sabemos o final da história. Tanto Jesus quanto os discípulos saíram ilesos dessa tormenta, mas Jesus os repreendeu durante o processo pela ausência de fé.

Precisamos de fé para comunicar assim como precisamos de fé para tudo, sei que comunicar é um dom e nos foi dado esse dom para cumprirmos o nosso chamado aqui na terra. Mas, para cumprirmos bem esse chamado, precisamos ter um olhar positivo, uma percepção divina e um comportamento de fé.

Inspiração

As nossas palavras serão eternizadas, as nossas imagens serão vistas por pessoas que nunca conheceremos e nem teremos acesso direto. Os vídeos que registramos tão bem ficarão salvos em várias plataformas digitais e muitos o assistirão, dias, semanas, meses e anos depois. Há pessoas que não o conhecem pessoalmente, mas conhecem o seu trabalho. Como você tem propagado o Evangelho determinará como ele será conhecido. Todos nós temos as nossas referências e elas determinam muito do que produzimos para o Reino de Deus.

Quem o inspira?

A quem você inspira?

Somos o resultado daquilo e daqueles que imitamos, admiramos, e que nos influenciam.

Já ouviu a frase “nada se cria, tudo se copia”? Podemos pegar uma ideia e criarmos algo novo mesmo de algo que já existe? Sim, podemos! Isso acontece todos os dias, mas, para criarmos, precisamos de bagagem, de conhecimento e inspiração.

O mundo virtual nos mostra que a criatividade faz coisas inimagináveis, e cada pessoa tem a sua forma de criar, de fluir numa inspiração e fazer algo fantástico. Mas tudo vai girar em torno do nosso olhar, dos nossos pensamentos e do nosso coração. Normalmente, o que focamos, expandimos, e isso quer dizer que dentre tantas coisas que podemos focar, se focarmos na coisa certa ela crescerá, mas também podemos focar na coisa errada e ela se ampliará. Cabe a nós fazermos a escolha correta.  

Fomos alcançados pela Palavra de Deus, porque homens inspirados escreveram a Bíblia. A palavra escrita tem um poder tremendo e hoje o que escrevemos liberta outros também. Pessoas são salvas, tantas vezes, por um texto, uma foto e um vídeo. Com a expansão da internet, a comunicação foi ampliada e a velocidade em transmitir um conteúdo é inexplicavelmente rápida. O conteúdo que produzimos alcança milhões de pessoas e isso é algo de muita responsabilidade.

O que fazemos afeta a vida das pessoas. Que tenhamos um olhar de amor, palavras edificantes, registros inéditos e vídeos inesquecíveis, que não apenas emocionem, mas que transformem a vida das pessoas. Quem é luz precisa arrancar outros da escuridão. Você é a extensão do amor de Deus para a vida de alguém.

Cuide do seu olhar, limpe os seus pensamentos e mantenha seu coração alinhado com a Palavra de Deus e assim você comunicará o Reino de Deus com excelência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!