O que significa “Orar até romper”? – Parte 1

SEMENTES DO IRMAO HAGIN-01

Os pentecostais de antigamente tinham uma expressão que dizia “ore até romper”. E certamente é uma expressão legítima – desde que pessoas não mal interpretem isto. Mas muitas pessoas mal interpretaram esta expressão.

Por exemplo, algumas pessoas vêm um Irmão ou Irmã, e eles perguntam: “Você já orou até romper hoje”. “Você já rompeu e chegou até Deus hoje?”

Bem, se você está em comunhão com Deus, você não precisa “orar até romper” neste sentido, porque você já rompeu. Você já tem acesso ao Pai pelo sangue de Jesus, e pode estar perto Dele em oração a qualquer momento (Efésios 2:13 – Hebreus 10:19)!

Mas, para falar a interpretação certa, preciso tomar tempo para colocar um fundamento sobre o orar em outras línguas, porque antes de você falar sobre o que significa “orar até romper”, você precisa entender o que as Escrituras ensinam sobre orando no Espírito – que é, neste contexto, orando em uma língua desconhecida.

De acordo com as Escrituras, cada crente pode orar no Espírito: “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito…” (Efésios 6:18).

O apóstolo Paulo estava escrevendo para toda a Igreja em Éfeso. Ele não estava apenas escrevendo para apenas um membro daquela Igreja. Ou nós podemos colocar desta forma: Paulo estava encorajando a Igreja em Éfeso – ou Miami, ou Toronto, ou qualquer lugar de onde você vem – para orar no Espírito!

Orando no Espírito é orar sendo inspirado pelo Espírito – orando em sua própria língua, inspirado pelo Espírito Santo, ou orando em línguas de acordo com a expressão vocal dada pelo Espírito Santo.

Portanto quando você orar em outras línguas, você está orando no Espírito. Como sabemos disso? Porque I Coríntios 14:2 diz: “Porque O QUE FALA EM LÍNGUA DESCONHECIDA não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, E EM ESPÍRITO FALA MISTÉRIOS”.

Em outras palavras, Paula estava dizendo, “em meu próprio entendimento – em minha própria mente ou mentalidade – eu não sei o que eu estou dizendo”.

Alguém pode dizer, “então, que bem faz a você orar em línguas se você não sabe o que está falando?”

Bem, você não está orando para você mesmo; você está orando a Deus. Você está falando mistérios à Deus!”

Quantas coisas maravilhosas aconteceriam se pessoas aprendessem a orar mais no Espírito! Muitas pessoas vivem apenas orando com o seu próprio entendimento. Mas a Palavra de Deus diz que nós devemos orar das duas formas:

Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto. Que farei, pois? ORAREI COM O ESPÍRITO, mas também ORAREI COM O ENTENDIMENTO; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento”. (I Corintios 14:14-15)

Eu gostaria que você notasse que diz que você está falando. Se você estivesse falando comigo por exemplo, você não precisaria levantar a sua voz e gritar, precisaria? Bem, da mesma forma, quando você estiver falando com Deus não precisa gritar – apenas relaxe e fale!

Às vezes, quando a unção está sobre você, você pode falar um pouco mais alto ou gemer no Espírito. Mas, geralmente, quando você estiver orando no Espírito vá em frente e converse com Deus em tom de voz normal, e você descobrirá que você pode falar em línguas mais claramente.

Lembre-se do que Paulo escreveu: “….e em espírito fala MISTÉRIOS”. A versão Moffatt diz: “…ele fala segredos divinos no Espírito”. Aleluia! Quando você ora no Espírito em outras línguas, você está falando segredos com Deus. Segredos sobre o quê? Bem, muitas vezes, sobre sua própria vida. Você não sabe o futuro, sabe? Não, isto é um segredo!

Mas estes mistérios ou segredos divinos podem não ser apenas sobre você. Eles podem ser sobre outras pessoas, Igrejas, nações e assim por diante.

A expressão “orar até romper” começou quando aquelas pessoas de antigamente oravam no Espírito por algum tempo. Às vezes eles tinham o que eles chamavam de “fardo” ou uma direção para orar.

Em outras palavras o espírito de oração vinha sobre eles, e eles tinham “fardos de oração” ou eram direcionados a orar, então eles continuavam orando até romper.

Você pode perguntar, “Mas como é que você sabe que orou até romper?”.

Bem, você ora até ter um “tom de vitória!”. Você começa a rir no Espírito ou você começa a cantar em outras línguas. Então você sabe que recebeu, pela fé, a resposta, a vitória concernente ao problema ou à situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!