Verbo FM

Conheça mais sobre o seu futuro

Quando ainda estava no colégio, lembro-me de que eu achava interessante alguns dos professores de história que me ensinaram. Uns eram bem conservadores, mas outros faziam o estilo “Indiana Jones”sempre tendo opiniões diferentes sobre os fatos registrados nos livros didáticos, um ponto de vista adicional ou até versões completamente opostas às mais divulgadas.

Claro que eles não estavam sozinhos, pois suas ideias geralmente eram derivadas de outros historiadores, estudiosos e escritores que divulgam em seus trabalhos as mais variadas pistas, descobertas e até mesmo teorias de conspiração sobre os acontecimentos do passado, tentando desvendar quando, como e por que cada fato ocorreu. Alguns não acreditam que a descoberta do Brasil foi tão acidental como é sugerida, outros chegam a colocar em dúvida o caráter de heróis nacionais, como Tiradentes. Mas, o fato é que nem sempre podemos afirmar com certeza todos os detalhes acerca do passado.

Por esta razão, fico muito intrigado quando ouço pessoas dizer que não estudam escatologia – ou as profecias a cerca do futuro – simplesmente porque acham muito confusas todas as diferentes visões e dogmas que existem sobre o assunto. Ora, se nem mesmo sobre o passado, sobre a história do que já aconteceu, podemos ter tanta clareza e consenso, o que diremos sobre o estudo de fatos que ainda não ocorreram?

A Bíblia, além de conter a Palavra de Deus, também é um livro de história sobrenatural. Falo assim porque ela relata toda a história da humanidade, tanto os fatos que já ocorreram como os que ainda vão acontecer. Isto faz dela um livro completo e perfeito. Algo assim, só pode ter sido inspirado diretamente por Deus.

Algumas vezes, eu fico espantado com a falta de interesse de alguns cristãos em saber sobre o seu próprio futuro. Enquanto muitas pessoas no mundo investem quantias absurdas de dinheiro em meios absurdos, somente para tentar saber algo sobre seu futuro, por causa de insegurança, medo ou uma simples curiosidade, alguns de nós estamos ignorando a “candeia que brilha em lugar tenebroso”: a palavra profética.

Você já se encontrou em um ambiente completamente escuro, sem luz alguma, sem saber para que lado estava olhando ou para onde ir? É assim que a Bíblia diz que estamos neste mundo tenebroso, e só uma coisa pode nos iluminar e mostrar a direção da nossa vida: as profecias da Palavra de Deus.

Entenda assim: faria sentido você gastar tempo e esforço preparando uma refeição, sabendo que em alguns minutos alguém estaria vindo lhe buscar para levá-lo a um restaurante maravilhoso, onde pagaria pelo seu almoço? Por outro lado, isto seria normal se você não houvesse sido informado sobre este convite ou se fosse uma surpresa. Pois é assim que alguns estão vivendo, ignorando os fatos pré-registrados na Bíblia sobre os últimos dias, como se querendo que tudo seja uma grande “surpresa” para nós.

Precisamos entender que Deus nos expôs estas coisas de antemão justamente para o nosso bem e, por não conhecer o nosso futuro, estamos perdendo nosso tempo e nossos esforços em coisas que não valem a pena.

Alguns dizem: “o que importa é que eu sou salvo e vou para o céu, não importam as outras coisas ou como tudo vai acontecer”. Bem, se isso é verdade, então, por que Deus se deu ao trabalho de deixá-las registradas para nós? Temos que lembrar que a vontade de Deus não é só que todos sejam salvos, mas também que todos cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

Reconheço que existem pontos no estudo das profecias que não são essenciais ao nosso dia-a-dia cristão, entretanto, muitas das revelações da Palavra de Deus sobre o nosso futuro são nomeadas por Paulo como princípios elementares da doutrina de Cristo. Estas, todos nós, que nos consideramos seguidores de Jesus, devemos não apenas conhecê-los, mas estar apto para ensiná-los.

4 Comentários

  • Maravilha!!!
    Amo este assunto… Como não desejar conhecer o que nosso Pai tem reservado para nós?

    Parabéns Thiago! Aguardamos com expectativa os próximos!

    Resposta
  • Penso que todo crente não deveria deixar de ler esses posts !
    Muito bom, simples e esclarecedor !!
    To ficando animada para os próximos …

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!