Verbo FM

Arraigados em Santidade e Amor

por João Roberto Albuquerque

Eu não acredito que você está vivendo plenamente o que Deus lhe chamou para fazer. E isso, não tem nada a ver com o tempo, mas sim com posicionamento, dar respostas.

“Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá”. (Efésios 5.14)

A parte de despertar e levantar é com a gente. A parte de Jesus Ele fará.

A bíblia afirma para a gente se analisar para ver se realmente estamos na fé. Como fé é o nosso ponto de partida, podemos usar isso para outros parâmetros. Examine a você mesmo para vê se você está em amor, avivado, em santificação… O que diabo quer é lhe distrair para que você não faça uma avaliação responsável de si mesmo.

10% da nossa força está para Deus, 10% da nossa dedicação está pra Ele. E o restante para outras tantas coisas… Eu quero mudar isso, e você?

Precisamos desenvolver a seguinte condição: estaremos lá fora, absorvidos pela desejo de estar aqui dentro. E quando falo aqui dentro não é a igreja, pode ser no seu quarto, em casa, eu falo do desejo de estar na presença dEle constantemente. É nesse estágio que nós vamos demonstrar o nosso potencial, aquilo que somos capazes de fazer na obra do Senhor Jesus Cristo.

Existiu avivamentos que muita gente não desfrutou. O avivamento estava lá, mas muitos participaram como indiferentes e se tornaram críticos.

“Quem não se envolve no avivamento se torna um crítico dele”.

Dentro de uma crise grave que o povo de Israel estava, se apresenta um menino com tudo o que ele sabia manusear, um estilingue. Davi. O futuro de uma nação foi entregue a um menino com um estilingue.

O homem espiritual julga bem tudo, o homem natural não discerne as coisas de Deus porque lhe parecem loucura. Mas, é assim que o espiritual aparece, porque se fosse lógico seria comum. 

É constrangedor para um líder chegar com um plano como: vamos rodear a cidade e gritar. Mas, se tivermos de baixo dessa atmosfera, que a bíblia chama de loucura, vamos usufruir do poder de Deus que faz a diferença.

Mas, qual é a base? Santidade.

Como lidamos com as oportunidades que nos foram dadas determina o nível no qual estamos.

O teu chamamento é poderoso. Coisas grandes e ousadas. Você não precisa mudar de posição, já dá para servir a Deus no lugar que você está. Não requer muita coisa, coisas simples, mas debaixo dessa condição de santidade.

Para Deus, santidade. E para o próximo? Amor.

A bíblia afirma que seremos conhecidos como discípulos de Jesus se amarmos uns aos outros. O amor de Deus não cabe na caixa. O amor do mundo é apenas uma atenção educada. O amor de Deus vai mais longe, ele foi derramado em nosso coração.

Você tem amor. Você pode estar negligenciando o que foi lhe dado. O que está faltando? Responder, se adequar.

Nós temos a companhia de eletricidade. O que eles fazem? Eles colocam o ponto de energia na calçada, é só até onde eles podem chegar. Se você quiser utilizar você precisa se adequar as normas. Você se adéqua e tudo funciona. Os céus estão abertos, estão prontos, poder está disponível. Nós precisamos nos qualificar para esse poder.

“Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior”.
(Efésios 3.14-16)

Qual o limite para uma pessoa fortalecida com o poder mediante o espírito? Quem fortaleceu a Davi?

O cuidado e as demais ambições sufocam o que vem de Deus.

Se você quiser, se você se levantar, essa será a sua realidade amanhã.

Quando a gente entender qual a causa que estamos envolvidos, vamos parar de perder tempo com coisas pequenas.

Você não percebe algo de Deus queimando dentro de você, lhe chamando? Isso é a sua sarça.

Alguém uma vez disse que sarça queimando no deserto era a coisa mais comum, mas com certeza aquela sarça tinha algo diferente para atrair a atenção de Moisés.

Quando você torna Deus o seu parceiro, Ele tem elementos para lhe ajudar.

O que Deus lhe chamou para fazer? Frequentar uma igreja? Vir para os cultos, sentar lá e ficar ouvindo? Assim que você quer acabar os seus dias? Foi para isso que Deus lhe chamou? Se você der respostas o relacionamento começa.

Às vezes, nós estamos rejeitando as oportunidades. Eu sou grato por cada pessoa que eu convivo, por cada responsabilidade que eu tenho, porque são as minhas oportunidades.

O que é um avivamento? É você se levantar. É a Palavra de Deus lhe atrair a ponto de você responder a ela.

Eu lhe desafio a organizar uma forma diferente de viver, priorizando duas coisas: consagração a Deus e o amor ao próximo, dentro dos parâmetros do amor de Deus.

“Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor. Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade”.
(Efésios 3.17-18)

Quando é que compreensão e entendimento começam a chegar? Quando você estiver fortalecido no espírito arraigado no amor; você vai saber o que fazer, como se mover.

Se não existisse as “astutas ciladas” a Palavra não mandava ficarmos prontos para elas.

É tempo de fazermos uso daquilo que já está em nós. A Palavra, a condição, ela está perto de você, está na área que você administra.

Você pode se encher do espírito hoje e continuar cheio.

Você está em estado de edição, mudança. Se tiver fortalecido no espírito e arraigado em amor, irá começar a ver a transformação.

Ao invés de estarmos nos posicionando, estamos tímidos. É hora de nos levantarmos como filhos de Deus, com ousadia.

Para a glória de Deus se manifestar, precisamos de alguém disposto a viver as loucuras do espírito.

*Trechos da mensagem do Pr. João Roberto Albuquerque no Acampamento Verbo da Vida 2018 em Campina Grande-PB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!