O milagre começa em casa

Temos a responsabilidade de responder ao chamado que Ele tem para nossas vidas. A casa também é obra de Deus, é ministério recebido d'Ele.

Deus tem um plano para as nossas vidas. Graças a Ele, temos armas poderosas para destruir as obras do diabo e anular sofismas, todo argumento falso.

Deus nos encontra e torna possíveis as mudanças necessárias para o cumprimento daquilo que Ele tem preparado para nós. Seu plano é maravilhoso e, se permitirmos, seremos muito felizes e realizados, independentemente de quem somos, de onde viemos ou do nível de ânimo em que nos encontramos. Às vezes estamos sem expectativas, mas podemos contar com a assistência divina que vem sobre nós. Deus se dispõe a manifestar o sobrenatural para nos encontrar.

O homem liberto e a lição do retorno para casa

Em Marcos 5.18-19, vemos que o homem endemoninhado, ao ser liberto, expressou o desejo de seguir Jesus, chegando a implorar por essa oportunidade. No entanto, Jesus não o permitiu e ainda o ordenou que voltasse para casa. Há um ponto de partida, um lugar onde descansamos e onde já podemos agir de imediato.

Muitas vezes não reconhecemos nem damos importância à obra de Deus que acontece em nossas famílias, em nossas casas, no cotidiano. Acreditamos que apenas a parte religiosa da vida cristã, como a pregação, o culto ou o evangelismo, é sagrada, mas precisamos perceber que o ministério da nossa família também é obra de Deus.

Em Lucas 19:1-10, observamos que Zaqueu ouviu a instrução e a salvação chegou à sua casa. Ele tomou consciência da verdade e da necessidade de mudança. Ouviu de Cristo sobre a salvação de sua casa, mesmo antes de mudar completamente de vida, porque o Senhor não espera que estejamos perfeitos para nos abençoar. Ele vê a disposição do coração e o esforço sincero em corresponder ao que Ele espera de nós.

Deus nos prepara para uma vida de plenitude

Precisamos nos deixar conduzir àquilo que é perfeito, à graça e à unção de Deus, que estão disponíveis para vir sobre nós. Devemos nos ajustar para estarmos prontos a participar do plano e do propósito divino com plenitude, em medida cheia e na perfeita varonilidade. O Senhor nos concede sabedoria e disposição para reconhecermos que mudanças e milagres podem acontecer.

Em II Reis 20:1-11, vemos a importância que Deus dá às nossas casas ao ordenar que o rei a colocasse em ordem antes de morrer. Ainda que ele tivesse sido bom em outras áreas, reinando com justiça, piedade e sabedoria, se não colocasse seu lar em ordem, estaria comprometendo a continuidade da obra do Senhor, seu serviço e seu ministério.

Graças a Deus, não precisamos esperar. O poder de agir já está em nós, só precisamos identificar como Zaqueu e tomar uma atitude. Não há como avançar com o Senhor e ter um bom futuro se estamos ferindo as leis do casamento. Ezequias fazia bem ao reino, mas sua família estava desordenada, e por isso foi alertado por Deus. Sua desordem comprometia a continuidade do reinado.

Casa é ministério

Além disso, o Pai nos atraiu e preparou uma mesa para nós, com graça, inspiração e sabedoria. Temos a responsabilidade de responder ao chamado que Ele tem para nossas vidas e famílias. A casa também é obra de Deus e ministério recebido d’Ele.

Em Marcos 10:17-22 vemos a história do jovem rico, que se ajoelhou diante de Jesus, demonstrando interesse em herdar a vida eterna e desejando o sobrenatural. O Mestre o orientou a guardar os mandamentos e, quando o jovem afirmou já fazê-lo, Cristo pediu que vendesse tudo e desse aos pobres. Assim, Ele revelou o ponto de impedimento que faltava para que o rico compreendesse o que realmente precisava mudar. Apesar de ter sido amado e instruído por Jesus, o jovem saiu contrariado e triste.

Mesmo entendendo, ele não correspondeu. Deus se esforça por nós, amando-nos e chamando nossa atenção para que examinemos o que nos falta. Ele nos conhece e, ainda que pensemos não ser importantes, Ele se interessa por nós e deseja que identifiquemos o que limita o nosso avanço n’Ele.

Um chamado para a restauração

Ainda que o inimigo tente nos marcar com o estigma da derrota, o Senhor quer nos alcançar com as boas novas do Evangelho, mostrando que temos um bom futuro e somos chamados por Ele. Não precisamos ser pastores para sermos homens de Deus. Não precisamos de cargos, pois já estamos empossados em algo muito mais importante: somos membros do corpo de Cristo. O Senhor já nos confiou responsabilidades em nossas vidas e lares.

Por fim, Deus quer nos dar compreensão para assumirmos um posicionamento que faça os céus declararem que hoje a salvação chegou à nossa casa. Ele não espera que sejamos espirituais; Ele é espiritual o suficiente e vai nos espiritualizar com Sua unção e Sua graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!