Verbo FM

Homens de caráter aprovado

por  Judsi Calado (Luanda-Angola)
*Pastor da Igreja Verbo da Vida local

Muitas vezes, na nossa vida ministerial, olhamos para as coisas naturais e pensamos: “Que  bom estar aqui”, mas esse tipo de atitude pode nos levar a nos envaidecer. Sei que estou pregando para ministros, mas se você está aqui e não tem chamado, será abençoado também.

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (II Timóteo 2. 15).

Precisamos nos apresentar a Deus aprovados e não de qualquer maneira. Devemos ser diligentes, procurando fazer bem as coisas. Não é só fazer bem, mas, muito bem. Se todo ministro precisa procurar ser aprovado, deve viver para agradar a Deus. Eu vivo diariamente para agradar ao Pai e não as pessoas. Quero que Deus olhe para mim e me aprove. Não procure aprovação de homens, mas de Deus.

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11.6).

Nós somos chamados para apontar o caminho, agora, imagine você apontar o caminho com um dedo torto? Integridade e caráter são coisas que Deus quer de nós no ministério, não é só a unção, é mais do que isso. Depois do fogo da unção passar, o que sobra?

Quem é você depois de descer do púlpito? Não espere outro vir avaliá-lo, avalie-se a si mesmo. Planeje ser um homem aprovado por Deus. Busque ser aprovado por Deus, para isso devemos ser homens de caráter aprovado.

Paulo fala de várias coisas que o ministro deve ser:

“Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?) Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo” (I Timóteo 3.1-6).

O ministro deve ser irrepreensível. Faça uma análise se está sendo irrepreensível. Será que você é um bom ministro quando ninguém está vendo? As pessoas julgam o livro pela capa. Como tens andado?

Caráter é um conjunto de características e traços, é a maneira de agir e reagir a um grupo, Mas caráter é o que você é quando ninguém está vendo. Quem é você fora da igreja?

Conferência de ministros tem que servir de vacina para nós, é para nos corrigir e colocar na rota certa. Um ministro sem caráter aprovado não tem autoridade sobre o diabo.  A nossa vida é aprovada fora do púlpito muito mais do que nele. Todo mundo tem caráter seja bom ou mal, e o ministro deve ter um caráter irrepreensível.

Subir em um púlpito para pregar é uma grande responsabilidade. Se nós não somos referenciais, quem será? Somos chamados filhos de Deus. Você tem representado Deus, como filho de Deus? Como filho, você representa seu Pai por onde andar.

Muitos cristão, nasceram de novo, são novas criaturas, mas suas práticas mostram o contrário, eles andam e falam com o diabo. A Bíblia diz que devemos ser homens e mulheres de fé. E isso é ter uma vida completamente alinhada com a Palavra de Deus.

Um homem de fé tem as palavras alinhadas à Palavra, fala fé. Nós temos a responsabilidade de influenciar pessoas. Como queremos ser conhecidos? Deixamos marcas nas pessoas. Qual marca você vai deixar? Como você será lembrado? Você é honesto? Ou só é enquanto não tem oportunidade de ser desonesto?

Tem pessoas que estão abraçadas com pecado ainda, mesmo depois de nascer de novo. É preciso que haja um total rompimento. 

Planeje sua vida, escreva: eu não vou viver desse jeito. Todos nós precisamos reconhecer que temos fraquezas em nosso caráter, devemos identificá-las, olhar para a palavra que salva e encontrar soluções para a nossa fraqueza. Lá tem o remédio que você precisa, mas procura apresentar- se diante de Deus como obreiro aprovado.  Você está aprovado diante de Deus? Talvez, diante dos homens, sim. Mas e diante do Pai?

“E disse o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa” (Jó 2.3).

Deus é o nosso pai. Será que Deus consegue gabar-se de você? Da sua conduta? Você é um homem que agrada a Deus? Nós estamos em uma jornada e não podemos retroceder. Resista ao diabo, a tentação e seja íntegro. 

Eu sei que a nossa vida é uma luta diária. Sei a área de fragilidade que tenho e busco fugir dela. Tem pregador que cospe fogo, mas depois você descobre que ele tem duas mulheres, que burlou alguém.

Todos nós estamos na jornada e devemos nos policiar. Nós precisamos ter a responsabilidade de assistir ao culto um do outro e perceber que quando um de nós estiver desviando da palavra, devemos alertá-lo. Onde você leu isso? onde viu isso? 

Homens de caráter são pessoas que não têm medo da correção, eles querem andar na rota certa. Os filhos de Deus não têm medo de correção! Paulo, manteve a sua consciência limpa. Viva desse jeito, tenha a sua consciência limpa!

Tem ministros do Evangelho que andam com um caráter tão sujo que não são dignos de pregar a Palavra.

É melhor viver uma vida santa do que falar sobre ela. Se estivermos vivendo retamente com Deus tendo vida santa no secreto e público, Deus colocará uma muralha de fogo ao nosso redor. Temos a responsabilidade de ser exemplo para o mundo.  

Viver  de um caráter aprovado é andar na direção que Deus nos manda e isso é viver a missão de Deus como Ele mandou. Não importa se está na moda ou não. Muitos se refugiam nas redes sociais e gostam que as pessoas deem like, elas nem te conhecem. Falar não é viver, muitos falam, mas vivem pouco. O evangelho. linha a tua palavra com a Palavra de Deus.

As pessoas precisam confiar nos homens de Deus. Quem pode ser confiável? Quem está disposto a correr com essa palavra? 

Atenção! Sem preparação é autodestruição! 

Você é quem decide alinhar seu caráter ao caráter de Cristo. Custe o que custar, busque ter uma vida aprovada. 

*Trechos da mensagem do dia 28 de julho de 2022, na Conferência de Ministros na África.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados