Para esses últimos dias, o tema A recompensa da honra é extremamente importante, pois temos vivido um tempo onde pessoas estão sendo dominadas por um desejo de serem notadas.
As redes sociais potencializaram isso, porque a coisa legal de hoje é ter likes, mas os céus têm expectativa naquilo que Deus tem para fazer através de você. Não fique apenas pensando sobre si mesmo. Tenha uma perspectiva diferente.
Honra é uma oportunidade de nós crescermos e amadurecermos.
No grego, honra é a palavra timē, que significa algo valioso, de peso, tal como o ouro, apreciação, estima e um olhar favorável. Honrar é não tratarmos como comum.
Quando chegamos em algum lugar, esperamos ser bem recebidos e, quando algo nos é negado, nos revoltamos, porque constantemente estamos buscando honra para nós.
Honra é para o nosso próximo!
Em Mateus 15.8, diz: “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”.
Existe um tipo de honra que, se não for genuína, ela vai ser apenas lisonjeio na boca. A honra que está no seu coração, o aprisiona a um princípio e faz com que você dê a vida por alguém, ou em prol de uma causa.
Talvez, Deus vá o colocar em situações, em circunstâncias, em que Ele vai mostrar para você que muito do que você diz que é honra, é apenas lisonjeio, que está na boca e não no coração.
A nossa vida é como uma árvore cheia de frutos, cujas raízes são a honra, que se estiverem aprofundadas em Deus e na Sua palavra, o resultado aparecerá lá na ponta, com os frutos. Portanto, sem raízes não damos fruto.
Sempre que existe honra genuína, existe fruto. Você precisa e tem que dar frutos. Quem honra, dá uma palavra e cumpre; não chega atrasado; se faz presente cinco vezes, se necessário; é leal e fiel com aquilo que Deus o mandou fazer.
Não seja um flutuante, seja frutífero. Honra é dar alguma coisa e isso vai custar algo sempre. Pode custar mais do que você queira pagar e, quando você pagar isso, você estará crescendo, amadurecendo, e Deus vai usar a você cada vez mais.
Eu não posso dizer a minha esposa que a amo demais, demais, demais, e no dia em que ela me chamar para assistir um filme de romance na Netflix, eu negar. Eu preciso me sacrificar por ela, porque honra é dar algo que custe.
Algo que podemos aprender sobre honra também é que ela não se dá por troca, nem por mérito. Pare de querer apenas honrar alguém que tenha algum poder, baseado naquilo que essa pessoa evidencia no ápice do “sucesso”.
Honra não é opcional.
O mundo diz que honra é baseada no mérito, naquilo que se constrói. Mas eu e você honramos as pessoas continuamente, independente da estação em que elas se encontram.
“O filho honra o pai, e o servo, ao seu senhor. Se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo? — diz o SENHOR dos Exércitos a vós outros, ó sacerdotes que desprezais o meu nome. Vós dizeis: Em que desprezamos nós o teu nome?” (O filho honra o pai, e o servo, ao seu senhor. Se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo? — diz o SENHOR dos Exércitos a vós outros, ó sacerdotes que desprezais o meu nome. Vós dizeis: Em que desprezamos nós o teu nome?” (Malaquias 1.6).
Não pegue a honra do mundo, a qual ela só acontece se você for beneficiado em algo, mas viva a honra de Cristo, baseada em princípios, porque você é filho de Deus.
Cuidado com seu casamento, lembre-se dos votos que vocês fizeram e os honre mesmo que o tempo passe. Você deve ter o comprometimento de ser fiel até o fim, não importa o que aconteça.
Honre pessoas que não tenham poder de o recompensar. A honra é você trabalhar para Deus nessa terra. Você precisa fazer mais por alguém e isso, às vezes, envolve tempo, dinheiro, comprometimento, sacrifício, choro e dor.
“Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria” (II Coríntios 9.7).
Essa passagem se refere a cuidar de pessoas, pois a honra não se baseia só em suprir a necessidade de alguém, ou por constrangimento, mas a verdadeira honra é quando você tem alegria em viver honrando. Deus sempre vai potencializar o fruto da sua honra!