Verbo FM

Amar de TAL MANEIRA

isaias cunha
Isaías Cunha
Pastor da Igreja Verbo da Vida Campina grande – Distrito

O amor não fica travado com ninguém!

Em João 3:16 está escrito “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Dentro desse trecho gostaria de destacar as palavras “de tal maneira”, que querem dizer que não existe cálculo matemático possível de traduzir a magnitude desse amor. Sendo assim, temos aqui uma lição: O amor ama primeiro, ele toma iniciativa. Por isso, não espere alguém te amar, ame primeiro e sem ficar computando se será retribuído.

Quando falamos de amor, queremos colocar a responsabilidade em outra pessoa, mas a responsabilidade é nossa. Talvez você pense que essa não é uma palavra voltada para sua vida, contudo, vamos para igreja cultuar ao Senhor e não cultuar as nossas vontades. Então, anime-se a viver de tal maneira. Ame de tal maneira. Leia a palavra de tal maneira. Busque ao Senhor de tal maneira. prenda a cultuá-lo de tal maneira. Dê o seu louvor de tal maneira. Jesus foi a personificação do amor, Deus é amor, e Ele veio representar o Pai. Na lei a referência de amor era amar o próximo como a si mesmo, todavia, a nova aliança mudou o referencial para amar como o Pai nos amou, nos tornando capazes de fazer o mesmo.

Jesus escolheu 12 discípulos, ele consultou ao Pai e dentro desses escolhidos havia um traidor. Jesus errou na escolha dos 12? Não. Ele escolheu certo, quem escolheu errado foi Judas. João 6:64 diz que “Contudo, há alguns de vocês que não creem. Pois Jesus sabia desde o princípio quais deles não criam e quem o iria trair” ou seja, Jesus conviveu com o traidor sabendo quem ele era. Será que agiríamos do mesmo modo?

Vemos por essa passagem que o amor sempre vai acreditar que alguém pode mudar e sair do erro para o acerto. Esse é o amor de tal maneira.

Em Mateus 26:49-50 fala que “E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi; e beijou-o. Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam.” Nesse ponto vemos que o amor não se ressente do mal, por isso, Jesus não se ressentiu de Judas, ao ponto de chamá-lo de amigo.

Uma das facetas do amor é compaixão, ela não elimina a consequência, nem compactua com o erro, mas sente o pesar e não vibra por aquilo está acontecendo. Tudo porque o amor não sabe fazer diferente. É verdade que Judas escolheu errado, mas isso não afetou a essência de Jesus e nem fez com que ele agisse na carne. Pois o amor constrange. O amor não é falso. Ações contrárias a essas são mundanas.

Lucas 22:31-34 demonstra que o amor é zeloso, pois está escrito “Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E, quando você se converter, fortaleça os seus irmãos. Porém ele respondeu: Estou pronto para ir contigo para a prisão e para a morte. Respondeu Jesus: Eu digo, Pedro, que antes que o galo cante hoje, três vezes você negará que me conhece”.

Vemos que Jesus rogou a Deus por Pedro, porque o amor se antecipa para orar. Ás vezes tem pessoas no corpo de Cristo indiferente com outros por pouca coisa, coisinhas bem pequenas. Todavia, o amor não age assim. Em Lucas 22:60-61 se cumpre o que Jesus havia falado para Pedro, e ele o nega. Mas Jesus não olhou para seu discípulo e disse “bem que eu te disse que isso aconteceria”, somente olhou e ele lembrou-se. O amor não precisa passar nada na cara, ao contrário, ele leva ao arrependimento. O mais interessante é que depois de tudo isso, em João 21:15, vemos Jesus dando um cargo a Pedro, isso traz a tona que o amor acredita sempre. Por vezes alguém erra conosco e já o classificamos de maneira ruim, porém vemos nessa passagem que o amor não exclui ninguém, ele inclui e cria novas chances.

João 8:5-7 nos mostra outra faceta do amor: A justiça. Quem é você para trazer juízo ou ser o juiz de alguém? Já existe um juiz, não tome um lugar que não é seu. O amor não julga, abre espaço para o juiz julgar. Então, se avalie antes de julgar as pessoas, até porque quando erramos queremos misericórdia e compaixão.

Muitas pessoas argumentam que estão desistindo, porque outros estão se corrompendo. Mas você já leu a bíblia? Viu casos como o de Davi, ao adulterar? Então, deveria ter desistido há muito tempo, pois essas coisas sempre existiram. Isso não pode ser desculpa para leviandade, Jesus era firme independente dos escândalos de sua época. O amor sentencia a hipocrisia, reprova, não aceita, não compactua com algumas posturas, mas ainda é amor.

1 João 4:10-11 nos revela que podemos amar de tal maneira. Como o amor age e reage. O amor exorta para levantar e não para destruir. Enquanto pensamos: e a minha vez? Vai ficar no mesmo canto. O amor promove talentos e não fica com medo de perder os cargos. Vamos crescer igreja! Muitos milagres não têm acontecido por conta da inveja. O amor pensa o melhor dos outros, é claro que não podemos impedir que o pensamento venha, porém podemos barrar sua permanência em nossa mente. Mude a atitude do coração e as coisas vão começar a acontecer.

Diante disso, vemos que o amor do tipo de Deus não fica jamais travado com ninguém, antes, ama de tal maneira que não tem tempo para posturas carnais.

11 Comentários

  • Eu estava procurando o amor de Deus e me deparei com essa ministração riquíssima me ajudou muito o amor de tal maneira. Gloria a Deus.

    Resposta
  • Ó porque Jesus me ama eu não posso explicar, mas a ti também te chama, pois deseja te salvar.
    Como é bom sabermos que somo amados “De tal maneira”.

    Resposta
  • Que bênção de mensagem eu estava pensando nessa palavra de tal maneira.Obrigado pela rica e ungida explicação.

    Resposta
  • Ressentimento X “De Tal Maneira”

    Que luta terrível estou enfrentando para não sentir de novo, para não ressentir.
    Não faço ideia de quem seja o Pr. Isaías Cunha e tão pouco conheço a Igreja Verbo da Vida. A questão é que estou sendo confrontado todos os dias dessa semana sobre o ressentimento, amor e praticar o bem contra quem agiu mal.
    Ver Deus conduzindo a uma mensagem tão rica e tão cheia de verdades como esta, nos faz prostrar e cada vez mais admitir que não podemos por nossas forças, mas que devemos uma total entrega à Sua soberania.
    Pecado… Lutar contra o mal, sempre.
    “…mas livra-nos do mal…” Livra-nos de nós mesmos.
    Que haja amor ao nosso próximo e que não nos acabemos em nossa cólera de ira, gritaria e posterior ressentimento.

    Resposta
  • Hoje vou pregar em uma projeto de nossa igreja,projeto Noé e estava pedindo a Deus algo mais profundo sobre esse assunto,inclusive sobre a frase de “de tal maneira”graças a Deus por sua vida pr Isais Deus falou profundamente comigo pois esse assunto mexe muito comigo.

    Resposta
  • Que comentários edificante amei essa explicação só Deus ama assim somente Deus

    Resposta
  • Muito linda essa explicação…muito obrigado através de suas palavras aprendi que o amor é mais do que eu pensava…o amor tem poder de salva uma alma…
    Muito obrigado

    Resposta
  • Linda esta Mensagem, parabéns Pastor Isaías; Deus é muito bom, só Ele consegue amar o mundo de ”tal maneira”, não é pra qualquer um não. este é o amor do tipo de Deus, este é o amor que só Deus consegue. é um amor inexplicável. o homem não consegue explicar Deus.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!