Verbo FM

‘Amizades que valem a pena

matheus
Matheus Marques
Graduado da Escola de Ministros Rhema

‘‘Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.’’ (Provérbios 13:20)

‘‘O que é amizade para você?’’. Uau! Como essa pergunta já me fez pensar muito! Foram tardes pensativas, momentos de reflexões, e até mesmo conversas com os pais que me traziam esse tipo de questionamento momentâneo. De fato, para mim, amizade é poder de Deus! Um tesouro que nasceu no próprio coração de dEle para nos abençoar.

A Bíblia diz que Jesus é o nosso maior amigo (João 15.12-17), e para nós, o maior exemplo de amizade é Ele, Seu coração, Suas atitudes, a Sua vida. Porém, precisamos reconhecer que há uma necessidade nossa em nos relacionarmos com outras pessoas, no que digo respeito à amizade.

Durante a Escola de Ministros Rhema 2016 em Bauru, SP, um dos livros exigidos para leitura foi ‘‘Construídos para Durar’’, de Kenneth W. Hagin. Uma frase dessa leitura que se encontra grifada em meu livro, é: ‘‘É um fato da vida que você deve ter amigos, se pretende chegar a algum lugar. ’’. Muito embora que ansiamos crescer, ter um ministério, um chamado de sucesso, ou até mesmo sermos a pessoa mais espiritual da Terra e conhecer Deus mais a fundo que todos: ainda precisaremos de amizades terrenas se quisermos chegar a algum lugar.

Vivemos hoje em um mundo cercado de influências, das quais, desejo citar duas principais para o tema. Influências boas, que nos fazem crescer, sermos acrescentados e prosseguirmos em crescimento. E as influências más (Prov 16.28; 22.24-25; 24.1-2. Sim, a bíblia também diz a respeito de influências negativas), que nos trazem um peso, um cansaço e desânimos para as mais diversas áreas. As influências que nos fazem crescer podem acelerar processos que estavam travados, enferrujados e até mesmo esquecidos. Não apenas olhando para os outros, mas e nós? Qual influência temos sido para as pessoas de fora? Nós atraímos aquilo que somos, é uma ‘‘via de mão-dupla’’ em primeiro, sermos o que desejamos para após, termos o que desejamos.

Muitas pessoas estão sendo brecadas em sua vida espiritual por influências negativas. Não parar certas influências faz com que os valores espirituais sejam quebrados, e que sua vida toda seja comprometida por uma simples ‘‘amizade’’.

Há uma frase de Fernando Leal, em seu blog, que diz ‘‘O nosso futuro e vida sempre é determinado pelas conexões que estabelecemos. ’’, de fato, podemos tirar um proveito de que: as conexões (amizades, relacionamentos) somos nós quem estabelecemos aqui, nós quem escolhemos, e por fim, nossas escolhas sobre essa área refletirão em nossa vida no amanhã. Relacionamentos são a chave para o sucesso ou fracasso em nossas vidas.

Toda amizade necessita de um cultivo. Exige tempo e sabedoria. Uma força. Um respeito e um carinho admirável. Ela permanece se ambas as partes tiverem o mesmo propósito. Um amigo verdadeiro é aquele que: se alegra com suas conquistas, te repreendem no momento correto, te compreendem nos momentos de angustia e acreditam em você quando, aparentemente, ninguém mais. Amizades que valem a pena! Ah, um amigo verdadeiro, aquele que fica ao seu lado, não importam as circunstâncias.

Um incentivo do meu coração é que você, além de procurar amizades corretas, seja aquela amizade correta! Busque pessoas que te acrescentam, te puxam, te fazem prosperar nas mais diversas áreas.

Amizades que valem a pena são aquelas que nos aproximam de Deus. Aquelas que quando tudo diz ‘‘NÃO!’’, é um porta-voz de Deus encorajando a prosseguir. Antes de querer ter uma amizade que vale a pena, comece, por dentro, a ser uma amizade que vale a pena.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!