Aprendendo a ser guiado pelo Espírito

Perilo Borba
Pastor auxiliar da IEVV Sede em Campina Grande, PB

Na maioria das vezes em que lemos nas nossas bíblias a palavra “coração”, não diz respeito ao órgão do corpo humano, mas àquilo que nós somos verdadeiramente: o nosso espírito. Quando nascemos de novo, nós fomos recriados mediante a natureza de Deus. O coração de pedra, insensível e duro agora é um coração de carne, capaz de perceber e ter comunhão com o nosso Pai, cumprindo-se a profecia de Ezequiel 36.26.

Mesmo assim, as pessoas nascidas de novo ainda podem se comportar de acordo com quem eram anteriormente. O apóstolo Paulo exorta a Igreja a não andar como os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento e alheios à vida de Deus (Efésios 4.17).

É possível você, mesmo sendo nascido de novo, andar dessa forma em algumas áreas da sua vida. Por quê? Por causa da ignorância gerada pela dureza do coração. É por isso que em Hebreus 3:7-8 nos orienta: “Se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração”. Andar insensível, com um coração de carne como se tivesse um coração de pedra, vai lhe deixar pendente para a carne e, consequentemente, para o pecado.

Devemos considerar o que Deus tem a nos ensinar e desenvolver uma vida guiada por Ele. Aquilo que a Palavra nos diz, devemos praticar. Precisamos considerar o que aprendemos nas Escrituras, ao ponto de nos esforçarmos para vigiar a nós mesmos e colocarmos aquilo em prática.

Sabemos que não precisamos orar usando a expressão “se Deus quiser” quando Ele mesmo já expressou a Sua vontade nos textos bíblicos. Naquilo que sabemos que Ele quer, só precisamos declarar, receber pela fé e dar graças. No entanto, a fé não anula a soberania dos planos de Deus para nós em relação aos nossos próprios pensamentos. Nós não temos que traçar os nossos próprios planos, mas nos consagrar para que os planos de Deus sejam conhecidos e vividos por nós (Tiago 4:14). Existem coisas relativas a nossa vida, que vão sendo reveladas por Deus ao longo da nossa caminhada.

Deus tem uma vontade geral expressa nas Escrituras para todos os seus filhos e essa é a primeira forma de sermos guiados por Ele. A Bíblia é um guia seguro. Dentro dessa vontade geral, Deus também tem um plano individual para cada um de nós, em linha com a Sua Palavra.

Precisamos deixar a vaidade dos nossos pensamentos e renovar as nossas mentes com os pensamentos que Deus tem ao nosso respeito. Os pensamentos do nosso Pai são mais altos do que os nossos (Isaías 55:9). Podemos saber, em nossos corações, que Deus tem coisas específicas para nós. Ele é muito mais inteligente do que nós. O que precisamos entender é que Deus é quem sabe como chegaremos lá. Não é você andando naquilo que você “pensa que deve fazer”, mas naquilo que Deus quer que seja feito.

Precisamos viver guiados pelo Espírito Santo. Não estou falando de momentos, mas de um estilo de vida. Para isso, precisamos estar sensíveis, considerando o que Deus fala e o que Ele tem para nós.

 “E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito. Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho; e armados, os filhos de Israel subiram da terra do Egito” (Exôdo 13.17-18)

Nem sempre Deus vai nos guiar pelo caminho mais rápido. Sabe por quê? Porque nenhum tempo de preparação é tempo perdido. A nuvem descrita em Êxodo é uma figura do Espírito Santo. Ele é quem nos guia, de dia e de noite, em todas as jornadas, em todas as áreas da nossa vida.

O testemunho interior é outra maneira de sermos guiados pelo Espírito de Deus:

 “Saireis com alegria e em paz sereis guiados” (Isaías 55.12)

Isso se cumpre em nós hoje também. Paulo ensinou aos Colossenses que a paz deve ser o nosso arbitro. É como um juiz no jogo de futebol, a paz deve ditar as regras. Tudo que temos que fazer é estar sensíveis, como um receptor bem sintonizado. A falta de paz é como a nuvem parando. Aprenda a dizer não quando for preciso, deixe-se ser freado por Deus também.

Em paz, seremos guiados a avançar. Isso significa que não estaremos sensíveis a Deus em meio às preocupações. Estar preocupado nada mais é do que estar atentando para as circunstâncias. Quer saber como resolver um problema? Não se preocupe com ele. Deus lhe guiará pela paz.

Deus sempre nos conduz em triunfo. Mas, precisamos nos deixa ser conduzidos, obedecendo ao testemunho interior e sendo guiados por Ele. Se estivermos sensíveis, receberemos sonhos, projetos, estratégias e direções do nosso Pai. Não fuja do chamado de Deus para a sua vida e nem diga: “Isso não é para mim. Isso é muito grande”. Se Deus disse que você fará, Ele também lhe dirá como e quando. Viva sendo guiado pelo Espírito e você terá triunfo. Deixe Deus ser a sua suficiência.

Você não é tão inteligente para ter planejado algo tão bom. Deus, sim, é muito mais inteligente do que você! Assuma. Diga: “Eis-me aqui”. Pare de dizer: “amanhã eu faço” e diga: “Senhor, o que queres da minha vida? Qual a Sua vontade, qual o Seu plano?”. É assim que seremos bem-sucedidos.

7 Comentários

  • Vdd,tenho estudado ultimamente sobre essa questão de ser guiado pelo espírito santo,desde quando me convertí nunca entendí de fato o que é ser guiado pelo espírito santo, e hj Deus me dado discernimento através de mensagens e diversas pregações q eu tenho buscado na internet, a questão é q se realmente N mudarmos nossa maneira de pensar, sempre voltaremos a estaca zero pq de fato TD começa no pensamento,onde a palavra de Deus diz cm o “homem se imagina assim ele é” então eu entendi q precisamos orar e praticar a palavra de Deus; para q venhamos nos tornar sensíveis ao espírito santo.🙏

    Resposta
  • Nesse texto tem uma coisa que minha família e eu temos o habito de falar “Se Deus Quiser” engraçado que sempre achei estranho orar ou profetizar algo usando essa expressão, a sensação que tenho é que já estamos nos anulando quanto ao que pedimos, pois já estamos colocando um desculpa, se não acontecer é porque Deus não quis, até conversei esses dias com a minha filha sobre isso, mesmo quando sabemos que o que pedimos está de acordo com a vontade de Deus usamos isso, parece que como amuleto e acabamos deixando de ter a autoridade e o poder dado por Cristo a nós.

    Resposta
  • Obrigada pelas palavras, irmão.
    Vieram como uma benção oportuna para minha vida. Deus continue a te usar e a te abençoar.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!