Verbo FM

Argumento de Autoridade

por Brenda Farias
(Graduada do Centro de Treinamento Bíblico Rhema)

Gostaria de falar um pouco a respeito de um tema que tem sido gerado no meu coração, que é sobre o poder que temos em mãos, a palavra de Deus. Vou usar uma ilustração muito presente na minha vida; existe uma ferramenta que usamos muito na vida acadêmica que é o “Argumento de Autoridade” e, como isso funciona?

Se eu quero fazer uma afirmação, sobre um determinado assunto, então eu vou buscar uma autoridade (um gramático conhecido, um filosofo, um doutor etc.) na área, para dar respaldo a minha afirmação. Com isso a minha afirmação tem “peso” (poder). Eu só posso afirmar tal coisa, porque eu tenho uma autoridade afirmando o meu argumento.

A palavra de Deus é o nosso “Argumento de Autoridade” (e a nossa autoridade é Cristo) é ela que nos dá respaldo para viver em fé e ousadia, a Sua Palavra nos assegura sobre o que somos, sobre o que podemos e sobre o que temos em Cristo Jesus. Podemos ver um exemplo disto no texto bíblico que descreve quando Pedro vai ter com Jesus sobre as águas.

“Quando os discípulos o viram andando sobre as águas, ficaram aterrorizados e exclamaram: É um fantasma! E gritavam de medo. Mas, imediatamente, Jesus lhes disse: Tende bom ânimo! Sou Eu. Não temais! Ao que Pedro exclamou: Senhor! Se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas. Então Jesus lhe responde: Vem! E Pedro, deixando o barco, andou por sobre as águas e foi na direção de Jesus”. (Mateus 14.26-29)

Pedro queria ir até Jesus sobre as águas, mas ele precisava de uma palavra de peso (de autoridade), e Jesus disse: “Vem”, estava feito, Pedro tinha o respaldo necessário para o seu argumento; Pedro só andou sobre as águas, porque Jesus havia dado uma palavra de autoridade a ele. Às vezes, deixamos de receber algumas coisas, por simplesmente não sabermos o que Deus diz a respeito.

Agora, imagine se o cenário fosse diferente, se Jesus estivesse sobre as águas e Pedro simplesmente pulasse para chegar até Jesus, ele provavelmente afundaria, pois não tinha nenhum agente de autoridade atuando, ele simplesmente agiu. É importante sabermos a respeito do que a Palavra tem para nós, por exemplo, de acordo com Isaías 53.4.

“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si”.

A Palavra está afirmando que Jesus já levou sobre Ele mesmo, as nossas enfermidades e dores, isso significa que a nossa realidade é de cura e não mais de enfermo, com base neste argumento (de autoridade) nós temos base para argumentar com a circunstância dizendo que, eu sou curado porque Cristo já levou sobre si toda e qualquer dor ou enfermidade que eu poderia ter.

A perfeita vontade de Deus é que tenhamos uma vida tranquila; Eu fico muito triste quando vejo pessoas dizendo, “Ah, o Brasil não vai pra frente”;o Brasil está uma porcaria, melhor mesmo é ir para fora”. Hei, você tem uma palavra de autoridade faça alguma coisa.

“Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças, em favor de todas as pessoas; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador”. (I Timóteo 2.1-3)

Esse versículo, especificamente, nos instiga a orar pela liderança do nosso país, agarre essa palavra, declare bênçãos sobre sua nação e sobre aquelas que Deus colocar no seu coração, você pode salvar vidas, mudar situações de calamidade em regiões em que seus pés não vão tocar, mas as suas orações e declarações iram alcançar. A Palavra de Deus é a verdade, e é imutável .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!