Gilmar Vila Nova
Pr. da Igreja Verbo da Vida em Sinop (MT)

Muitos jovens, antes de casar, não observam “os sinais”. Quando nos relacionamos com uma pessoa, sejam dias ou meses, nós conseguimos observar sinais na vida dela. A minha esposa sabia antes de nos casarmos que eu bebia e que eu era um homem insociável. Ela sabia de tudo isso, mas não observou os sinais e verdadeiramente tinha casado com o que podia considerar de “a pessoa errada”.  

Eu me lembro que os nossos dois primeiros anos de casamento foram terríveis a ponto de ela pedir a separação. Mas ela não se casou enganada, ela sabia que eu não gostava de ter muita gente dentro de casa e nem de estar muito tempo com a família. Hoje sou diferente, é claro; pela fé e graças à Palavra de Deus que permiti que me transformasse. 

Eu digo que ela se casou com a pessoa errada, porque ela viu os sinais, sabia deles e resolveu ignorar. Porém, alguns passos que tomamos permitiram que o nosso casamento fosse restaurado e que neste ano pudéssemos comemorar vinte e quatro anos de casados. São esses passos que quero compartilhar com vocês:

1 – Conhecer 

Eu converso e aconselho casais há muitos anos. Casais que já estão juntos há mais de dez ou quinze anos eu sempre lhes pergunto: “Vocês já leram algum livro sobre família, sobre casamento? E filmes? Já viram algum sobre o tema família? E eles respondem que não. Então, grande parte do que estão vivendo é por falta de conhecimento. A Bíblia nos ensina que o povo de Deus perece por falta de conhecimento; e eu fico me perguntando: “Como as pessoas querem restauração em sua vida e em seu relacionamento, se não investem tempo em conhecimento sobre esse assunto?

Estamos muito acostumados com coisas instantâneas, mas, na vida familiar, não é assim. Devemos investir tempo em coisas que edificam nossa família, livros e filmes que nos inspirem a ser um marido genuíno ou uma esposa genuína. Muitas vezes perdemos tempo demais com coisas que não nos edificam e depois nos perguntamos por que estamos com dificuldade no casamento. Em João 8.32 está escrito: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. É o conhecimento que vai libertá-lo nessa área, então comece a investir tempo nisso, pois sem empenho no conhecimento, podemos ter que enfrentar muitas dificuldades.

2 – Praticar

É muito importante conhecer o que a Palavra diz sobre o casamento e viver em família, pois, talvez, a sua não tenha lhe ensinado o padrão correto do que é viver nela, viver no casamento, e você tem esses padrões errados dentro de si. Muitas vezes, o conceito que aprendemos da nossa mãe, do nosso pai ou da nossa avó não é o correto e aí você tem que descobrir qual o padrão da Palavra. 

Pode ser que a sua avó lhe disse a vida inteira que homem não presta e que homem não é confiável, mas na realidade não tem que ser assim. Talvez você tenha visto sua mãe roubar dinheiro da carteira do seu pai e não precisa ser assim na sua vida conjugal. Talvez você viu o seu pai falar mal da sua mãe ou vice-versa, e não deve ser assim em um casamento. Para você ter um casamento restaurado é essencial saber o que a Bíblia diz sobre ele e não o que seus familiares dizem. 

Em Hebreus 13.4 está escrito: “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará”. Na minha família, por parte dos homens, existia uma “tradição” de não se casar no civil com as mulheres, apenas viver juntos “amancebados”, como dizemos. Minha mãe foi quem quebrou isso, quando eu e meu irmão íamos sair de casa para se casar, ela nos disse para nos casarmos “no papel”, e assim eu sabia que não poderia tirar Célia de dentro da casa dos pais dela sem me casar com ela no cartório. Hoje em dia, eu não entendo como alguns crentes não querem resolver essa situação, uma coisa é você estar assim, no momento, e outra coisa é o tempo passar e você continuar assim, como uma escolha. Resumindo, saiba o que a Bíblia diz sobre o casamento e comece a declarar essas coisas conforme o que Deus diz.

3 – Parar de murmurar 

Às vezes, aconselhamos pessoas, uma, duas, três ou mais vezes durante vários anos e nunca são problemas diferentes, são sempre os mesmos. Todos em volta daquele casal sabem os problemas que eles enfrentam, pois já não são mais problemas e sim uma repetição, uma murmuração diária do que você está vendo no seu cônjuge. Muitas pessoas dizem que precisam desabafar, sendo que o que querem é murmurar. Se você quiser verdadeiramente desabafar, primeiramente, entre no seu quarto e fale com o seu Deus, porém, muitas vezes, só queremos murmurar. 

Quando se fala em murmuração não se trata apenas das mulheres, porque existem também muitos homens que murmuram. A Bíblia é clara quando mostra em I Pedro 3.10: “Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente”. Então, se você quer ver dias felizes no seu casamento precisa refrear sua língua. Pare de trazer palavras torpes para dentro da sua casa, palavras que ferem e maltratam. Quando você tiver um dia mau no trabalho, deixe isso fora de sua casa também, pois temos que saber separar as coisas a ponto de chegar cansado e ainda servir de “cavalinho” para o seu filho. 

Da mesma forma você não deve levar problemas que acontecem, dentro de casa, para fora. Um dos maiores erros que cometemos é reclamar de nossos cônjuges para nossos pais ou irmãos. Pessoas que não são cheias do Espírito Santo não terão bons conselhos para dar, pense nisso. 

Mesmo que não concorde com os conselhos, chega uma hora que eles vão minar você, sabe por quê? Porque eles não são a Palavra. Ou você usa sua boca como um manancial de vida, como Tiago nos ensinou, ou você vai usar sua boca como morte como a própria Bíblia diz, e o seu casamento que precisa de vida muitas vezes está recebendo apenas morte. O que é que o seu casamento está precisando? Chame à existência e pare de murmurar. 

4 – Aprender a orar

Você é filho ou filha de Deus, mas também está casado com alguém que é filho ou filha de Deus. Então Deus vai ter uma conversa comigo se eu tratar minha esposa mal e vai ter uma conversa com ela quando me tratar mal. Existe um procedimento que muitas montadoras utilizam que é o recall, para trocar uma peça de um veículo que veio com defeito. Ele não é um chamamento para trocar o carro inteiro, mas sim uma peça, então podemos usá-lo como exemplo. Não peça para Deus trocar o seu cônjuge, peça para Deus trocar ou consertar aquilo que veio com defeito. 

Não peça a Deus para trocar o seu cônjuge, pois você já fez uma escolha. Quem é o único que pode trocar uma peça com defeito do seu cônjuge? Deus, o fabricante.  Então aprenda a orar. Quando encontrar um defeito e identificar na Palavra que aquele, verdadeiramente, é um defeito, você vai levar o problema a Deus. O que acontece é que existem casais que nem oram juntos, por vergonha ou outros motivos. Temos que romper esse limite, Deus não nos deu espírito de medo, nem de timidez, mas, sim, de ousadia. Então comece a orar com seu cônjuge. Se ele não for crente, aí você terá que orar sozinho e não há problema nisso, mas se ambos forem cristãos devem orar juntos. Também devemos aprender a não colocar a culpa no cônjuge quando as coisas não estiverem andando no casamento, pois é algo que ambos devem colocar força, Palavra e oração.  

5 – Andar em amor

Muitos casais têm vivido com problemas, porque não estão andando em amor um com o outro. Você sabe que a Bíblia fala sobre vários tipos de amor? O amor Eros, que é o amor que causa atração, não é o tipo de amor que vai sustentar seu casamento. É claro que ele é lícito, não há pecado nisso, mas ele não sustenta o matrimônio. Do mesmo modo, nem o amor Phileo ou o Storge vão sustentar o seu casamento. O amor que o salva e que nunca deve ser apagado entre os casais é o amor Ágape. O amor do tipo de Deus que ama incondicionalmente. 

Muitos casais sofrem por não desenvolvê-lo e estão sempre perdendo a paciência com tudo. Por mais que ainda exista o amor Eros, se não houver o amor do tipo de Deus a restauração é muito mais complicada. O amor Ágape o faz sempre pensar no melhor da outra pessoa. Quando o marido começa a pensar que a esposa não o ama, ou quando a esposa pensa que o marido não a ama, é porque não estão andando nesse tipo de amor, porque se andassem nunca haveria dúvida a respeito disso. Se não nos ajustarmos para andar no amor de Deus, em todas as áreas de nossa vida, não andaremos em Seu melhor. A vida familiar exige esforço da nossa parte, mas casar e ter filhos é a melhor coisa do mundo.

6 – Pedir perdão e perdoar

Temos que aprender o caminho do perdão, senão as coisas começam a se acumular dentro do casamento a gente acaba perdendo a sensibilidade. Mesmo quando estamos certos e o outro errado, o perdão é o caminho, pois somos cristãos. O perdão é a porta de entrada para um casamento saudável, porque quando perdoamos estamos abrindo o caminho para o diálogo, para resolver algo. 

Muitas vezes, temos que aprender a conviver com situações que parecem bobas, mas podem fazer muita diferença em um casamento. Também devemos saber conversar e não apenas querer que a outra pessoa adivinhe o que estamos pensando ou sentindo. Minha esposa e eu tivemos que aprender muito, ela não gostava que ninguém usasse a toalha dela, era um grande problema, e eu não gostava que apertassem a pasta de dentes pelo meio do tubo. Problemas que parecem inofensivos, mas uma sucessão de coisas assim, mal resolvidas, podem ser ruim para a saúde do casamento. Por isso afirmo que aprender a perdoar salvou o nosso casamento.

Viver em família não tem muitos segredos, é a melhor coisa do mundo, desde que esses e outros pontos sejam observados. Quando você os observa e anda de acordo com a Palavra, não terá problemas. Você concorda comigo que ter um carro pode ser uma bênção? Você também concorda que se não for bem utilizado, ele pode se tornar uma arma? Se você não respeitar os limites de velocidade e as regras de trânsito, você pode ter problemas. Então eu posso afirmar que você não se casou errado! Você só deixou de se atentar para algumas coisas e quando você passar a observá-las sua vida pode mudar. Eu me casei muito cedo, tínhamos cerca de 20 anos e me casaria mais cedo, pois o casamento é uma coisa maravilhosa quando se segue princípios. 

Deus é aquele que criou meios para que você possa restaurar o seu casamento, pela Palavra, graça e unção. Coisas serão destravadas para que você possa desfrutar o melhor do matrimônio, não porque você precise, mas porque você praticou os princípios da Palavra.

Meu casamento não funciona porque eu sou pastor. Meu casamento funciona porque nós decidimos colocar a Palavra em prática. Nós decidimos praticá-la mesmo quando a nossa carne não queria. Aprenda uma coisa: existe uma parte para você fazer e uma outra de Deus, que já está pronta em sua Palavra. 

Então, para você chegar no melhor de Deus é só fazer a sua parte, mesmo que Deus se esforce para manifestar algo na vida de vocês, ainda assim depende de uma atitude sua como família. Por fim, essas lições não foram apenas lidas em livros, mas que experimentamos, aplicando em nossas vidas para, finalmente, vermos uma mudança em nosso casamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!
Relacionados