Verbo FM

Chaves para o crescimento espiritual

Flávio Monteiro
Professor do Rhema Brasil

A Palavra de Deus nos dá a condição para crescermos espiritualmente, na verdade, ela é a fonte de onde brotam o perfeito entendimento, o amadurecimento, as saídas, as respostas, a autoridade de Deus, a vontade do nosso Pai para nossas vidas. Sem a Palavra nada do que foi feito se fez (João 1.3), sem a Palavra não haveria universo (Hebreus 11.3), sem a Palavra não há vida (João 1.4). A Palavra é o meio pelo qual o nosso Deus e Pai nutre e proporciona crescimento aos Seus filhos.

Em sua primeira epístola, o apóstolo Pedro nos orienta da seguinte maneira:

“Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e toda sorte de maledicências; Desejai, ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação.” (I Pedro 2.1-2)

Em primeiro lugar vejamos a instrução contida no versículo 1. Antes de experimentarmos crescimento espiritual em Deus, é necessário abandonar práticas, hábitos e costumes mundanos, para validarmos nossa afirmativa de sermos Cristãos, de termos Jesus Cristo por Senhor, de termos nascido de novo.

Sabemos que é impossível ao homem salvar a si mesmo, e é muito difícil abandonar práticas erradas sem o auxílio de Deus e da Sua graça. Contudo, a graça só passa a operar e assistir o homem, em sua vida diária com Deus, quando existe em seu coração uma disposição sincera para mudanças. Esta graça é ativada pela fé pessoal sobre a Palavra de Deus, que manifesta a seu favor o que Ele é, pode e tem, sobre cada uma das promessas do Senhor.

Pedro está orientando os irmãos, à medida que novos crentes são acrescentados ao corpo de Cristo, que cada um deve abandonar as práticas antigas, os pensamentos impuros, os erros de outrora, já que experimentaram o amor e o perdão de Deus. Aqueles que nascem de novo devem deixar para trás a vida no pecado, devem ter a disposição sincera e verdadeira de mudança, e um novo desejo para crescer em Deus, na Palavra e na fé!

A partir do verso 2 o autor menciona que devemos desejar como criança recém nascida, o genuíno leite espiritual (a Palavra de Deus), para que através dele nos seja dado crescimento para a salvação. Sem crescimento na Palavra não há crescimento na fé; sem crescimento na Palavra não há crescimento na graça; sem crescimento na Palavra não há crescimento para salvação. A Palavra de Deus lida diariamente, meditada dia a dia e confessada diante das situações da vida é “o genuíno leite espiritual” que todo cristão precisa para crescer!

O leite materno à vista daqueles que desconhecem suas propriedades e valores nutricionais, parece insuficiente, ou “ralo”, para produzir o amadurecimento do bebê, mas contrariamente a impressão natural produz um crescimento saudável e consistente ao recém-nascido.  Da mesma forma, a Palavra de Deus, ainda que possa parecer tão simples, quando absorvida, crida e confessada, mesmo de maneira paulatina, produz o crescimento e amadurecimento para a salvação.

Gosto ainda, do termo “genuíno leite espiritual”, empregado nesta tradução. Não é qualquer coisa dita acerca de Deus que fará o cristão crescer, não são sacrifícios e abstinências (Colossenses 2.16-23) que não tem valor para produzir caráter, graça e fé que devem ser absorvidos pela igreja do Senhor. Definitivamente não!

Há muito tempo a Palavra tem sido misturada a muitas doutrinas e ensinos que produzem crentes imaturos, ingênuos e despreparados para toda boa obra. Só o simples, mas verdadeiro leite espiritual fará o cristão avançar na vida com Deus, e produzirá o homem/mulher forte, iluminado e maduro do amanhã.

Outro aspecto importante é mencionado quando ele cita o termo “crescimento para salvação”. O crescimento através da Palavra provoca maturidade e experiências com a salvação, nos faz crescer nos benefícios da salvação. O termo grego original “sozo”, aplicado no texto, é empregado em diversas outras passagens podendo indicar cura, preservação, proteção, libertação, e, portanto, enriquece ainda mais a importância da Palavra de Deus em nossas vidas. O genuíno alimento da Palavra de Deus produz em nós crescimento, ou amadurecimento com os benefícios da salvação.

Crescer em Deus, então, significa estar amadurecendo com os benefícios da cura, da nossa verdadeira liberdade em Cristo; significa crescer no entendimento e no uso dos direitos e privilégios daquilo que agora Cristo nos deu. Quanto maior o crescimento espiritual, maior deverá ser a compreensão daquilo que somos Nele, e daquilo que Ele já fez por nós através da cruz. Isto nos permite exercer maior autoridade, andar em maiores ações de fé, andar em maior nível de amor com o próximo e maior firmeza nessa tão grande salvação que temos.

6 Comentários

  • Irmão Fábio, paz e graça! Deus vos abençoe por sua iniciativa em abordar esse assunto. Acredito que o povo de Deus, em sua grande maioria, ainda não despertou para o que significa Crescer em Espírito e em Verdade. Concordo com quase tudo que o irmão postou, apenas uma ressalva qdo o irmão fala em crescer em Graça. Na minha humilde opinião, Graça, é o favor dado por Deus a toda nós, sem merecimento, ou seja, João 3:16. Jesus foi imolado na cruz para expiar nossos pecados e a morte espiritual.
    Se não somos nós que escolhemos servir a Deus, mas é Ele que nos escolheu, temos aí um traço que seu povo eleito foi já predestinado. Temos que ter em mente, que nem todos serão salvos por Deus, mesmo tendo ouvido falar Dele. Jesus disse: haverá que muitos dirão, Senhor, Senhor fizemos prodígio s e maravilhas em teu nome, e Ele dirá: Apartai-vos de mim malditos, não vos lhe conheço.
    Crescer espiritualmente é ter a certeza que foi escolhido por Deus, inclusive uma vez aberto seus olhos espirituais, vc jamais volta a ser quem já foi.

    Resposta
  • Palavras sabias, louvo a Deus pela sua vida, que Ele continua te usando para ensinar dessa forma simples e clara. Deus abençoe

    Resposta
  • Glorias a Deus por esta palavra Extraordinária, o tema é muito vasto e complexo, foi abordado com muita leveza.

    amém, amém e amém.

    Resposta
  • Caríssimo irmão,
    Não deixa dúvida o seu ministério de ensino. A forma como você aborda e explica o texto bíblico é como de quem realmente está sendo instrumento de Deus para esclarecer as verdades de Sua Palavra. Que você continue sendo esse instrumento valioso nas mãos do Senhor e, sobretudo, alguém com muita maturidade espiritual.
    Deus abençoe você ricamente.
    Um abraço.

    Resposta
  • Professor Flávio, que riqueza são essas palavras inspiradas por Deus!!
    Sua simplicidade traz a clareza da Palavra,faz a verdade chegar como ela é:simples mas que causa transformações profundas em nossas vidas!!
    Deus continue te acrescentando mais e mais!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!