Verbo FM

Sabedoria do Alto

Flávio Monteiro
Professor do Rhema Brasil

Na epístola do apóstolo Tiago 3.13-18 lemos:

“Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras. Se, pelo contrario, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí a confusão e toda espécie de coisas ruins. A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz”.         

Sabedoria é uma das palavras mais importantes da bíblia. É uma das palavras mais importantes quando se fala em comportamento e relações humanas. É uma chave imprescindível na liderança. Ela nasce e é parte integrante nas ações e na “personalidade” do nosso Deus e Pai. Ela está disponível ao homem. Ela pode ser aprendida e ampliada na vida humana.

O dicionário prático da língua portuguesa explica sabedoria como ter conhecimento de algo, ser instruído, saber, razão. Mas, prefiro entender a sabedoria como algo além de ter conhecimento, de saber algo, de deter informação. Sabedoria é mais que isso, pois, muitos possuem conhecimento, informações privilegiadas em suas mentes, alto nível de intelectualidade, contudo, não são pessoas sábias.

Há quem tenha alto grau de capacidade intelectual, mas não tenha a menor ideia de como transformar as coisas ao seu redor com ela. Há quem detenha uma enorme habilidade emocional e de relacionamento, que embora seja valiosa, se perdem quando são confrontadas por situações complexas e de risco, quando decepcionadas, ou surpreendidas pelo abandono, rejeição ou traição.

No entanto, a verdadeira sabedoria é capaz de encontrar respostas para as situações mais inesperadas e irresolvíveis que possam nascer. A sabedoria é capaz de trazer um novo caminho quando tudo parecer perdido e sem perspectiva. Ela é capaz de trazer o alento, força e a graça para superar qualquer adversidade. Pode nos trazer as respostas da vida em face a morte, do amor em meio ao ódio, mudar lágrimas em alegria, transformar fraqueza em força, e derrota em sucesso.

Conceituo a sabedoria como a capacidade ou habilidade de aplicar, por meio do conhecimento adquirido ações e palavras da melhor forma possível, no tempo certo.

Neste texto de Tiago percebemos primeiramente a distinção entre o conceito da sabedoria como resultado das ações naturais, humanas, baseadas no instinto e impulsos carnais, e outra, resultante da aplicação de princípios e da inspiração de um coração puro, que se conecta com a palavra e a natureza de Deus. Há pessoas que não nasceram de novo em Jesus Cristo, mas, ainda sim, são verdadeiramente sábias.

De que forma se tornaram sábias. Por meio da dedicação, da experiência, da educação e da aplicação, ou mesmo o conjunto destas, elas desenvolveram em suas aptidões e caráter a habilidade de dar as respostas certas às muitas exigências da vida. Percebem como agir, não se precipitam, seguem bons conselhos, associam-se as pessoas corretas, evitam riscos desnecessários, agem com precisão, fazem escolhas corretas. Isso mostra a natureza da sabedoria, que está ao alcance de qualquer pessoa.

A maioria das pessoas escolhem o caminho inverso, e muitos destes, ainda que conhecendo ao Senhor Jesus, tornam-se tolas e aquém daquilo que poderiam ser.

Em uma segunda perspectiva, a referida passagem nos oferece um modelo de sabedoria que é maior do que qualquer corpo acadêmico ou o conjunto dos homens experientes poderia nos apresentar. A bíblia nos oferece o modelo da SABEDORIA DO ALTO. É um modelo que pode nos fazer sábios, segundo os mais altos padrões dos céus. Ela VEM DO ALTO, vem de Deus … e melhor, Deus não a reteve para si, ou para os seres celestiais. Definitivamente não! Ela DESCE para nós. É a vontade de Deus que a aprendamos, estudemos, apliquemos, meditemos e recebamos dela! Aleluia!

A capacidade ou habilidade para aplicar o conhecimento da palavra da maneira correta, no tempo certo, está acessível a nós! Podemos agir no mesmo padrão de Deus! Jesus foi um Homem muito sábio, porque aplicou estes conceitos e experimentou esta verdade. Podemos viver tal qual Ele viveu, dando as respostas e ações certas, e, conquistar os melhores resultados!

Tiago afirma que a sabedoria que vem de Deus é “PRIMEIRAMENTE PURA”. Em uma breve análise hermenêutica do texto percebemos que o apóstolo segue tratando o comportamento que os irmãos agora deveriam adotar na igreja, aqui em especial os hebreus, pois embora conhecessem os escritos da Lei de Moisés, haviam entenebrecido seus pensamentos e condutas, e, não obstante a uma roupagem exterior de religiosidade, haviam desenvolvido por dentro (nos corações) o ódio pelo próximo, uma completa falta de domínio e temor no falar, atraídos pela própria cobiça e travando guerras internas com objetivos de conquistas opostos a sabedoria com a qual Deus guia seu povo.

Neste contexto, o apóstolo inspirado pelo Espirito Santo, traz os devidos ajustes, a este povo, cujo coração agora foi transformado e gerado pela divina semente da palavra de Deus. Após tratar sobre a questão do falar ele toma o pensamento de que devemos ser conduzidos sabiamente, mas não com a sabedoria terrena, humana, natural, baseada apenas no que se vê e no que se sente, porém, uma sabedoria que desce do alto, do coração de Deus.

Esta sabedoria é decisivamente PURA, sem maquinações, sem maldade, malícia, inverdade e dolo. Ela brota da inspiração divina sobre o coração recriado, que agora pode pensar, agir e dar as respostas certas, baseada nos princípios da palavra.

Algo puro é algo sem mistura, genuíno e inocente. Deus não trará conselhos e mandamentos baseados em coisas sujas e com mistura, esta não é a sabedoria lá do alto, antes é daqui da Terra. A sabedoria é:

Segundo a versão Bíblia Viva:

“17. Entretanto, a sabedoria que vem do céu primeiro que tudo é pura (…)”

Segundo a versão King James:

“17. Porém, a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura (…)”

Deus nunca lhe levará pelos caminhos obscuros do desconhecimento, das trevas e do mal, mesmo para lhe ensinar algo bom. Este não é seu caráter e nem sua natureza. Sua sabedoria é antes de tudo PURA, sem estar misturada com qualquer química ou possibilidade da mente humana. Pense bem, como Deus e sua palavra sendo PUROS, poderiam pensar e trilhar um caminho de dor ou sofrimento para seus filhos?! Não! A sabedoria lá do alto leva ao bem, conduz a paz, para nos dar o fim que desejamos!  (Jeremias 29.11) Estude, se aplique, pratique e receba da sabedoria que vem do alto, que vem de Deus, e, então, experimentará novas habilidades para mudar situações em sua vida, e obter sucesso.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!