Verbo FM

Determine marcos em sua vida!

por Margarida Fançoni
*Professora do Centro de Treinamento Bíblico Rhema

Uma palavra subiu ao meu coração: MARCO. Marco não é o nome de uma pessoa, mas um marco de marca, de marcar algo. 

Quando os primeiros portugueses chegaram em Angola, eles entraram numa cidade ao norte, e puseram um marco que está lá até hoje.

Eu gosto de dicionário e fui ver o que a palavra marco quer dizer. Lá, diz que é uma pedra, uma estaca, que demarca um território, um evento, um acontecimento. 

O Espírito Santo nos marca com o selo da promessa. Deus está nos marcando nesses dias. 

Vi alguns marcos históricos, fiz um pequeno estudo sobre o tema. Vi sobre a independência do Brasil, mas biblicamente tem que haver um marco. Na pesquisa, estava lá o movimento que conhecemos, a reforma protestante de Martinho Lutero, o reavivamento da Rua Azuza que até hoje nós falamos sobre e somos impactadas por isso.

“E o Senhor me disse: “Há um outro marco, mais importante: a morte e ressurreição de Cristo.” para que hoje eu e você possamos ter vida e vida abundante.  Ponha sinais na estrada, coloque postes indicadores. Preste atenção no caminho pelo qual você veio. Volte, ó minha filha virgem, Israel, volte para suas cidades” (Jeremias 31. 21).

É importante ver o contexto de Jeremias, o povo de Deus que, devido a tanta desobediência, viu atraso na suas vidas. A desobediência é uma quebra de princípio e Deus não compactua com quebra de princípios. Deus não vai abençoar se você está em desobediência, porque é contrário a ele. 

Talvez você me diga: “mas Deus não é amor?” Sim, ele é a personificação do amor.  por Ele ser amor, e por te amar muito, Ele não vai passar a mão na sua cabeça quando estiver em desobediência. Observando o relato vemos que o povo de Deus estava assim, mas como ele é um Deus de amor e misericórdia, Deus mostra esse cuidado com o povo.

Na Versão Transformadora o texto diz: “Põe sinal na estrada, indicadores, marcadores. na estrada para não perderes o caminho”.

Quando chegamos aqui, vi postes indicadores que nos ajudaram, vi placas com a palavra Leria, e tantas outras. E perguntei ao Senhor: “Explica-me melhor” Ele disse: “os postes, os sinais são a Palavra. É ela que vai fazer a sinalização no Seu caminho. É com a Palavra que vamos pavimentando o nosso caminho”.

Ouvimos esses dias que não devemos olhar nem para a direita e nem para a esquerda, mas para frente, para a Palavra. Muitas de nós, ao nascer de novo, colocamos um marco, só que o marco fisicamente tem uns ferros que são fincados ao chão. Eles ficam lá no chão. e como o marco de Angola, está lá até hoje, porque eles fundaram bem. porque eles queria dizer que aquele território os pertence. 

E,  depois, Deus disse. não pode ficar só com esse marco. Você tem que conquistar território. Tem que abrir caminho, e deve seguir conquistando e colocando marco. Muitos conquistam um marco, mas ficam andando sem rumo, sem sentido, vivendo uma vida desgraçada, e você passa a não demarcar mais marco nenhum, não conquista mais território. Não conquistamos territórios apenas para nós mesmos. Conquistar território é ampliar o evangelho, o reino de Deus. Este é o nosso papel. Conquistar território é aquela mulher olhar para mim e dizer: eu quero o que ela tem! Ela tem o espaço que tem, por causa dos marcos que ela pôs. 

Os marcos devem ser fortalecidos e o que fortalece é a Palavra de Deus. 

Eu sou firme nos marcos que conquistei. Quando o diabo quer entrar em meu território, eu dou um chute no traseiro dele, porque no meu marco ele não entra. E eu sou uma mulher grande, vocês estão vendo.  Ai dele, se tentar invadir o meu espaço. Eu sei quem eu era antes e sei quem eu sou hoje. Sei o complexo que tinha, e hoje nem quero saber. Eu piso mesmo na cabeça do diabo, porque a palavra é luz para o nosso pés e luz para o nosso caminho, é vida e vida em abundância. Se não fizermos a nossa fundação bem profunda, podemos cair.

“”Quem ouve minhas palavras e as pratica é tão sábio como a pessoa que constrói sua casa sobre uma rocha firme. Quando vierem as chuvas e as inundações, e os ventos castigarem a casa, ela não cairá, pois foi construída sobre rocha firme” (Mateus 7. 24-25).

Se você construir a casa na rocha, pode vir o problema, porque problema existe, ele vem, mas você tem uma certeza, você está firmado na rocha. mas se você não alimenta o seu espírito com a palavra, se você não está todos os dias pavimentando o seu caminho as coisas não irão acontecer , sua vida, ela precisa ser alimentada todos os dias pela palavra de Deus. Cada vez que você se firma na palavra, sua fundação fica mais profunda. 

Cada vez que você recebe a palavra, maior você fica. E sua casa vai ficando cada vez mais forte. Problemas vão surgir. Eu sou angolana, e passei por guerras em meu país. Muita guerra, perdi pessoas, perdi um irmão mais novo, e o ódio ficou acumulado em meu coração por anos, quando eu lembrava do meu irmão, eu ficava com raiva, meu irmão era piloto e morreu em um avião de caça durante a guerra. Um general mandou meu irmão para lá e como ele era o mais habilitado, ele era um comandante dos aviões, e o avião dele caiu, o corpo até hoje nunca apareceu. Conservei raiva contra aquele homem que o enviou para a guerra.

Quando eu aceitei Jesus, nova convertida, queria ter raiva daquele homem, mas eu já não conseguia mais, comecei a ver que a palavra estava limpando tudo dentro de mim. toda mazela, todos os ódios, raivas, tudo. Até virei a Margarida boazinha. E, pensava não sou eu, quero ter raiva do homem, mas não conseguia mais. 

A Palavra é água que limpa. Não é possível ficar com ódio e raiva dentro de si, porque ela nos limpa. 

Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Pois, assim como um ramo não pode produzir fruto se não estiver na videira, vocês também não poderão produzir frutos a menos que permaneçam em mim.”Sim, eu sou a videira; vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto. Pois, sem mim, vocês não podem fazer coisa alguma. Quem não permanece em mim é jogado fora, como um ramo imprestável, e seca. Esses ramos são ajuntados num monte para serem queimados. Mas, se vocês permanecerem em mim e minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e isso lhes será concedido!” (João 15. 4-7)

O que é permanecer? É ficar. Não é ficar e sair, mas permanecer. Quando você sair aquele que está ao derredor, vai colocar o pé e você vai cair,não saia, fique na proteção. 

A videira, o tronco é onde tem os nutrientes, têm a seiva você é o ramo e sem Ele você só consegue fazer fogueira, e se fizer fogueira, mas sem a videira você não pode dar fruto.

Eu vim para dar fruto. Você não veio para ser inoperante, inútil. mulheres, se alguém diz que você é inútil, corra para a palavra e não aceita que você não presta. Não aceite que você não serve para nada, você é princesa do senhor, não aceite que digam que você não é bonita. se olhe no espelho, de manhã e veja-se bem.

*Trechos da mensagem do dia 3 de março de 2023, na Conferência de Mulheres Europa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados