Verbo FM

Ensinando como Jesus

Ana SyntiaAna Syntia

Aluna da Escola de Ministros Rhema

A igreja do Senhor Jesus, tem aprendido bem sobre ser como Ele em alguns campos…

Por exemplo, vemos muitas igrejas (não só o Verbo da vida), se movendo de forma excelente no ensino. Esses dias fiquei sabendo de uma igreja que faz de um módulo, um tipo específico de escola, com durações mínimas de 6 meses, eles estudam apenas o assunto a que se refere o nome da escola, por exemplo: escola de adoração, escola de mestres, escola de oração, escola de líderes, escola do caráter, e várias outras. Como fiquei entusiasmada e feliz com isso! Porque creio que é no ensino da palavra que está a libertação, a cura, a mudança de mente, a restauração, o crescimento…

Todas as vezes que lemos sobre Jesus e as multidões ou até mesmo com apenas seus discípulos vemos sempre o verbo “ensinar” o acompanhando.

“Chegando à sua cidade, começou a ensinar o povo na sinagoga, de tal maneira que as pessoas se admiravam, e exclamavam: “De onde lhe vem tanta sabedoria e estes poderes para realizar milagres?” Mt13;54

“Aconteceu em certo sábado, quando Jesus estava ensinando numa das sinagogas…” Lc 13;10

“E Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças… “ Mt 9;35

Veja alguns sinônimos de ensinar:

aconselhar, habilitar, alumiar, preparar, pontificar, instruir,formar, explicar, educar, doutrinar, orientar.

Um escritor já conhecido por falar sobre essa temática, diz o seguinte:

“Ensinar é um exercício de imortalidade.De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais…”

Sou neta, sobrinha, filha e irmã de professores, cresci em meio ao ensino, sei como é o lado de cá da aprendizagem. Sei o que é ter que dá exemplo e não usufruir de vantagens por ter sua mãe como professora.

Os ensinos de Jesus, deixavam as pessoas perplexas, atônitas. As palavras deles acredito que mexiam dentro delas, arrepiavam, faziam chorar, ou rir…enquanto eles paravam para ouvir, a libertação acontecia em suas vidas. Jesus mal podia descansar, onde ele ia as multidões o cercavam, querendo ouvir mais dele.

Terminei de ler, a poucos dias o livro “Construídos para durar”. Em certo capítulo o pastor Kenneth W. Hagin, trata sobre restauração, usando a passagem de João 8, sobre a mulher flagrada em adultério. Dentro de alguns comentários destaco esse que o autor fez:

“ Os fariseus agiram como se quisessem justiça, mas quando Jesus lhes mostrou a verdadeira justiça, eles saíram. Jesus fez isso quando disse: “ Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire a pedra”(Jo8;7).Os líderes religiosos eram culpados por quebrarem a lei, e , por isso, estavam desqualificados para lidar com aquela situação.”

Qual foi o ensino de Jesus aqui, se a única frase que ele disse não teve nem 20 palavras?

No meu coração ouvi “ Ensino não verbal!”

Se você for ler sobre comunicação, verá que existe uma comunicação que é feita de forma verbal e outra de forma não verbal.

Minha mãe era professora da 2ª série do fundamental, ensinou a todos os filhos, e existe um fato engraçado que aconteceu com o filho caçula. Todos em sala de aula, em silêncio olhando para a sua prova de ciências, meu irmão foi lá na mesa da professora (nossa mãe), e perguntou baixinho: “ Mainha, quais são as partes da planta? ” A reação dela não foi outra, deu uns tapas no meu irmão, pediu respeito e mandou ele sentar, este chorando ficou com nota baixa na prova, mas jamais esqueceu a resposta dada pela professora.

Ali minha mãe e professora, estava repassando um ensino não verbal para meu irmão. Ele não podia se aproveitar, só porque a professora era a sua mãe, na sala ele não era melhor que nenhum outro aluno. Foi uma aula de caráter em poucas palavras e muitas atitudes.

Voltando para o ensino não verbal de Jesus…

Nesse episódio Jesus estava sendo confrontado.O colocaram frente a lei, para que o mesmo caísse em contradição e ficasse assim desmoralizado perante o povo.

Mas Jesus os ensinou sobre misericórdia, justiça, restauração em pouco menos de 20 palavras e com uma atitude silenciosa.

Quer ver outro ensino não verbal de Jesus?

“Então, correndo à frente de todos, Zaqueu subiu em uma figueira brava a fim de ver a Jesus, pois ele ia passar por ali. Quando chegou àquele lugar, Jesus olhou para cima e lhe disse: Desça depressa, Zaqueu, pois eu tenho que ficar na sua casa hoje. ’ Ele desceu depressa e o recebeu com grande alegria. Todos viram aquilo e começaram a reclamar, dizendo: ‘Ele vai ficar na casa desse pecador! ’. Zaqueu se levantou e disse: Olhe, Senhor! Eu darei metade de tudo o que tenho aos pobres e, se enganei alguém para lhe tirar alguma coisa, eu devolverei quatro vezes mais.  Jesus, então, lhe disse: Hoje a salvação entrou nesta casa…’  (Lucas 19.4-9)

Qual foi a única frase de Jesus para Zaqueu?

“—Desça depressa Zaqueu, pois eu tenho que ficar na sua casa hoje. ”

Apenas a presença de Jesus e a atitude dele, fez com que Zaqueu se arrependesse e fosse salvo. A bíblia não cita Jesus ensinando com seus sermões ou suas parábolas nesse momento, ele apenas disse: “ Vou comer em sua casa”

Um ensino não verbal está incutido aqui.

Agora eu fico pensando…

Quais são os nossos ensinos não verbais? O que sua presença causa em um ambiente? Você precisa falar muito para convencer as pessoas de algo? O que as pessoas que convivem com você têm a dizer sobre seu proceder?

Se vamos nos inspirar em ser como Jesus em seus ensinos, em palavras que deixam todos atônitos, nos inspiremos também nos seus ensinos não verbais, em suas atitudes, especialmente nas pequenas, para com os pequenos.

Que a graça dEle nos inunde a ponto de nos mover para agir como Ele.

Seja Edificado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!