Verbo FM

Há poder nas associações

por Diego Ticianeli (Orlando-Flórida)
*Pastor da Igreja Verbo da Vida local


Tudo o que acontece em nossas vidas é através de associações. Desde a escola, na qual decidimos associar o nosso filho, os amigos que desejamos andar juntos, com quem você decide casar, tudo é através de associações. Desde que Deus criou o mundo ele decidiu que viveríamos em associações

Em II Reis 4.8 conta a história de Elias em um caminho para o Monte Carmelo. Ele sempre parava em uma cidade para descansar. Nessa cidade, havia uma sunamita que sempre ouvia falar sobre ele e decidiu que gostaria de ajudá-lo. Ela conversou com o seu marido e, na primeira vez, eles ofereceram uma refeição para ele. Em seguida o marido da sunamita decide que deveriam construir um local para que sempre que ele passasse pela cidade pudesse parar para descansar.

Eliseu impactado com essa ajuda pergunta ao servo da sunamita o que ela precisava, o servo foi perguntá-la e ela disse que não precisava de nada, mas o servo sabia de uma coisa e falou para Eliseu – a questão é que ela não tinha nenhum filho. Eliseu então chamou a sunamita e disse que em um ano ela teria um filho.

Algo sobrenatural é a primeira coisa que vai acontecer na sua vida quando você se associar a uma pessoa correta. A sunamita não serviu para receber algo, ela apenas queria ajudar um homem de Deus, mas aquilo a abençoou.

O menino da sunamita nasceu e um ano depois ele morreu, mas Eliseu ressuscita o menino e o devolve a ela. Em seguida, Eliseu manda dizer que um período de muita dificuldade chegaria na região em que a família dela morava. Ele manda dizer que ela deveria sair dali.

Quando você está com as associações certas, instruções vão chegar que você nem vai acreditar.

A sunamita tinha suas terras, tinha sua vida estruturada, mas ela deixou tudo para morar entre os filisteus. Após anos, quando ela retornou, havia perdido tudo o rei havia tomado, todas as terras. Um dia, de repente, o rei está conversando com o seu servo e diz: “Me conte uma história sobre Eliseu”. O servo então contou sobre o filho da sunamita que Eliseu ressuscitou. Quando o servo terminou de falar, uma mulher entra na sala, e o servo surpreso diz que aquela era a sunamita da história que ele contou.

A associação certa vai colocar você no lugar certo e na hora certa. O rei então ordena que devolvam à sunamita tudo o que era dela e o que a sua terra rendeu nos 7 anos em que ela esteve fora. Sabe, não é muito sobre o que você faz, é muito sobre as associações que você tem, com quem você anda.

A sunamita apenas queria ajudar. Tudo o que fazemos deve vir de um coração disposto a servir.

Gostaria de contar outra história. Dois amigos estavam andando e acharam um abismo, jogaram nele uma pedra e não ouviram o barulho da pedra atingindo o fundo. Decidiram jogar uma pedra maior e de novo não ouviram o barulho dela atingindo o fundo, pensaram: “Não é possível, achamos um buraco que dá para o Japão”.

Então, viram um pneu de trator e decidiram jogar o pneu, quando o jogaram escutaram o barulho atingindo o fundo. Então, veio um bode correndo e se jogou dentro do buraco e aquilo os surpreendeu! Eles estavam  tentando entender o que havia acontecido quando chegou um homem e falou com eles: “Olá, tudo bem, estou procurando o meu bode, vocês viram?”. Os dois homens responderam que um bode passou correndo e pulou no abismo. O homem então respondeu: “Ah, então não era o meu não, porque o meu estava amarrado em um pneu de trator”. Isso me traz um questionamento: onde você está “amarrado”? 

Existem coisas que não conseguimos fazer sozinhos, existem lugares que não conseguimos ir sozinhos. Existem pessoas que desejam fazer coisas para Deus e elas se questionam o porquê não estão conseguindo. Existem pessoas com as quais você deve se associar. Existe uma unção que está na associação que você não consegue fabricar. Minha família decidiu ser Verbo da Vida, se associar ao Verbo da Vida, esta é a nossa família, aqui estão as nossas associações e seremos fiéis a elas. Encorajo você a fazer o mesmo.

*Trechos da mensagem de 12 de junho de 2022, na Conferência de Ministros da América do Norte.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!