Tiago fala sobre a necessidade de os cristãos terem fé e paciência. No versículo 13, ele pergunta: “Está alguém entre vós sofrendo?”. O sofrimento causa um mal-estar no corpo, surge como uma notícia inesperada, algo que nos pega de surpresa. Ele chega até o ser humano de forma repentina.
“Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu” (Tiago 5.13-17).
Elias: um exemplo de fé
No versículo 17, vemos que o profeta Elias era semelhante a nós. Ele foi um homem que orou e os céus se abriram. Uma bola de fogo desceu ao altar. Algo tremendo! Esse homem poderoso, semelhante a nós, experimentou o poder de Deus. No entanto, fugiu por medo de uma mulher que prometeu tirar sua vida. Ele se escondeu em uma caverna, onde começou a murmurar e lamentar. Foi uma luta em sua alma, assim como acontece conosco.
Deus, porém, não age pelo sentimento. Não há registros na Bíblia que mostrem que Deus age poderosamente porque alguém chorou. Deus age pela fé, pois sem fé é impossível agradá-lO. Às vezes, o choro pode ser fruto da incredulidade.
A incredulidade impede o agir de Deus. Muitas vezes, oramos cheios de incredulidade e isso anula nossas orações. No “dicionário” de Deus, a palavra “impossível” não existe. Jesus afirma em Sua Palavra que tudo é possível para quem crê. Quando Ele ensina sobre oração, diz: “Seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu”. Tudo começa aqui. É a fé que traz as realidades do céu para nossa vida.
O Espírito da fé agarra as promessas que Deus nos garantiu em Cristo Jesus.
Qual é a sua herança?
Que poder é esse que faz com que alguém ore e os céus se fechem e, ao orar novamente, os céus se abrem? Elias era um ser humano como eu e você. Ele orava com entendimento e com base em seus direitos em Deus. Já buscou saber quais são os seus direitos em Cristo? Quem você é em Cristo Jesus? Qual é a sua herança? O que lhe pertence agora que você é filho de Deus?
Quando entendemos o que Cristo fez por nós e o que é nosso por direito, não precisamos lutar contra enfermidades ou demônios, pois a justiça de Deus age ao nosso favor. Foi isso que Elias usou a seu favor e Deus o aprovou.
Entenda isto: não deixe que os demônios, o diabo ou os mentirosos digam que você não pode ou que não é capaz. A Bíblia diz que você é justo e justificado em Cristo Jesus. Não há mais condenação para quem está em Cristo. Ele já nos livrou da lei do pecado e da morte.
Fomos justificados
“Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor e o seu direito que de mim procede, diz o Senhor” (Isaías 54.17).
Deus nos deu uma posição de justiça. Por isso, toda arma, plano ou projeto do inimigo contra você pode ser anulado. Não espere sentir ou ver a herança. Você a toma pela fé, pois é um direito que Deus lhe deu. Se você ouvir a voz do Senhor, seu Deus, e confiar plenamente no que Ele diz, entrará na posse da herança. Não há quem possa detê-lo.
O nosso Deus, o meu Deus, tem prazer em abrir portas e nos levar a lugares que jamais imaginamos. Ele é um Deus com autoridade no céu e na terra, um Deus que faz milagres. O Deus que eu adoro e invoco é o Deus que me salvou. Ele preserva nossa vida e cuida de nós.