O Centro de Treinamento Bíblico Rhema em Arapiraca (AL) está em festa com o feito de sua graduada de 2024, Anna Julia Rocha Santos, que conquistou a maior nota de Matemática no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Anna Julia, de apenas 17 anos, atingiu 961,9 pontos na prova. Além disso, a jovem passou para o curso de Medicina da Universidade Estadual de Pernambuco (UPE).
A jovem disse que o resultado do ENEM foi uma grande surpresa. Embora ela gostasse muito de matemática, nunca pensou que fosse alcançar esse resultado. “Ao longo do ano, com as provas que fazia, eu nunca tinha conquistado esse resultado. Meu recorde havia sido 40/45 questões na última prova que tinha feito. Então, ter conseguido gabaritar as 45 questões do ENEM e obter a nota máxima foi algo inédito pra mim e, com certeza, a graça do Senhor tem total influência nessa conquista”, festejou Anna.
Para o Pr. Landstein Ventura, presidente da Igreja Verbo da Vida de Arapiraca, onde funciona o Rhema, Anna Júlia é uma menina que carrega um bom testemunho. “Dedicada na obra do Senhor, gentil e sempre alegre. Em todo o tempo que congregou conosco e inclusive neste último ano que prestou o vestibular, Anna Julia permaneceu servindo com excelência, auxiliando nos departamentos, estudando e graduando-se no Rhema Arapiraca! Nos alegramos muito com essa conquista, pois fomos testemunhas de sua busca e zelo pelas coisas do Senhor”, disse o pastor Lando.
Tempo de preparação
Anna Julia contou que não foi fácil conciliar o tempo que se dedicava ao Rhema com o ensino médio e ainda os estudos para o ENEM, que levou meses de preparação intensiva. Mas ela acredita que ao alimentar a sua fé, teve mais tranquilidade nas outras áreas. Ela também contou que sempre gostou de matemática e que acredita que o resultado que obteve se deu pelo gosto fascínio que tinha por essa matéria.
Ao longo de toda a vida, Anna Julia disse que foi uma aluna muito aplicada. Foi isso que a ajudou a construir uma boa base de conhecimentos. E completou: “Para o ENEM, eu levei uma preparação um tanto simples e objetiva. No começo do ano, eu havia assinado uma plataforma de estudos e me direcionava através dela, vendo as videoaulas, fazendo listas de exercícios segundo cada assunto e praticando também com simulados e provas antigas”. Para a jovem, os seus erros nesses simulados denunciavam os assuntos que ela ainda não havia estudado ou precisava praticar mais e, com base neles, Anna Julia fazia ainda mais exercícios e pedia ajuda a professores ou colegas.
Para a graduada do Rhema, o ano de 2024 foi o mais decisivo e importante, com a preparação para a formatura do Centro de Treinamento Bíblico e o ENEM em datas muito próximas. Ela disse que foi todo um processo de muita dedicação para aprimorar o conhecimento nas duas frentes de estudo. Ela participava dos simulados oferecidos pelo ensino médio, focava em estudar os temas em que tinha mais dificuldades e conciliar tudo isso com as matérias do Rhema.
O Rhema estimulou melhores resultados
Anna Julia contou como foi que conseguiu fazer essa conciliação: “Creio que estudantes como eu sempre ficam receosos em conciliar o Rhema com a rotina do último ano escolar. No começo do ano eu cogitei esperar a escola concluir e finalizar o curso posteriormente, porém não dei ouvidos a esse medo e persisti. Contudo, no meio do ano, durante as férias do Rhema, surgiu também uma vontade de trancar o ano, por pensar que a partir dali minhas atividades escolares se intensificariam”.
Assim, Anna não deu ouvido a nenhuma dessas incertezas e felizmente concluiu o Rhema no final de 2024. “Foi uma tarefa cansativa tentar equilibrar essas duas atividades, porém o Senhor sempre me agraciou e pude estar rodeada de bons professores e bons colegas. Eu consegui crescer espiritualmente com cada matéria e via também a minha evolução nos estudos. Em suma, eu passei pelas dificuldades naturais de incluir o Rhema em uma rotina agitada, mas, ainda assim, pude desfrutar dele e também do meu crescimento como estudante”, afirmou a jovem graduada.
E disse mais: “Sem dúvidas, as matérias abordadas, os professores que passaram no meu caminho e os amigos que foram formados na jornada do Rhema foram decisivos para o meu rendimento no ENEM. Muitas vezes, estudando para o vestibular, vem a incerteza e o medo e, por vezes, eu pensei que não iria conseguir passar no curso que queria, pensei que precisaria estudar mais 1/2/3 anos, mas cada aula me ensinou a criar mais confiança em mim mesma e mais confiança no Senhor e naquilo que Ele preparava pra mim.
Por fim, a nova aluna de medicina falou: “Pude ouvir palavras de edificação de muitos professores e pude contar com a constante motivação e apoio dos meus colegas. O Rhema me deu as ferramentas espirituais para depositar meus medos no Senhor e crer na sua boa, perfeita e agradável vontade para mim. E, para completar, eu tive a grande notícia de que passei em 5° lugar em Medicina na Universidade Estadual de Pernambuco, a UPE. É mais uma vitória inimaginável, a qual eu não pensei que fosse se concretizar, mas, me surpreendendo novamente com aquilo que o Senhor colocou na minha trajetória”.