O perigo das telas

Quem decide o que acessamos somos nós. Cabe a mim e a você escolher o conteúdo que consumimos.
O perigo das telas
Edivan Biones
Professor do Centro de Treinamento Bíblico Rhema

Existe o mundo real, é um fato. Mas também o virtual, que usamos diariamente. A internet não é do diabo. Há pessoas que tiram seu sustento dela. Mas quem sabe usá-la, está ciente de que ela pode ser bênção ou maldição.

Em Jeremias já se falava sobre escolhas. Quem decide o que acessamos somos nós. Cabe a mim e a você escolher o conteúdo que consumimos. Alguns dizem: “Deus está no controle de tudo.” Mas o Senhor só governa as áreas da nossa vida nas quais damos liberdade para Ele agir.

Quem tem uma aliança entende o compromisso que ela envolve. Quem nasceu de novo está em uma nova aliança com Deus. Pais e mães têm a responsabilidade de cuidar da herança do Senhor: os filhos. Cuidar exige esforço e renúncia, dá trabalho, mas eles são bênçãos, prosperidade e riqueza. No Antigo Testamento, eles enchiam a aljava do homem, simbolizando riqueza familiar. Hoje, vivemos em um mundo no qual muitos trocam filhos por animais. Há uma ideologia crescente em que casais preferem criar animais, por demandarem menos esforço.


Quais conteúdos seus filhos acessam?

O primeiro celular foi lançado em 1973. Em 1983, tive acesso a um aparelho caríssimo, e desde então a tecnologia evoluiu. Em 1994 surgiu o primeiro smartphone, até chegarmos ao que carregamos hoje no bolso. E ele traz muitos benefícios: podemos matar a saudade de quem está longe, pagar contas sem sair de casa, realizar até cirurgias remotamente. Mas tudo depende de como o utilizamos.

“A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe” (Provérbios 29:15).

A responsabilidade de cuidar dos filhos é dos pais. Se esse versículo fosse escrito hoje, talvez dissesse: A criança entregue ao celular envergonha a sua mãe. A internet impulsionou o desenvolvimento de muitas tecnologias que nos trazem segurança e comodidade. Mas será que os seus filhos estão realmente seguros? Você sabe quais conteúdos eles acessam? “Ah, mas isso é invasão de privacidade.” Enquanto meus filhos forem menores de 18 anos e viverem sob meu teto, preciso saber o que acessam. Isso é zelo e proteção. Se você não vigiar, a internet pode tirá-los de você, influenciando-os por meio do conteúdo que consomem.

Pesquisando sobre o tema, descobri que, no Brasil, há mais smartphones do que pessoas. O problema não é ter um, dois ou três aparelhos — é o fato de que um único celular pode dominar a mim e a você. A nação brasileira está entre os países com maior tempo de exposição às telas. Há pessoas que passam mais tempo no celular do que dormindo.


Vencendo a nomofobia?

O uso excessivo de telas pode gerar comportamentos semelhantes ao autismo e TDAH. Atualmente, muitos casos são diagnosticados assim. Quantas crianças estão sendo diagnosticadas de forma equivocada? Será que uma das causas não seria o uso excessivo de telas?

Você já ouviu falar em nomofobia? É o medo irracional de ficar sem o celular ou de não poder usá-lo. Será que só as crianças sofrem com isso? Já ficou com o celular descarregado? O que estamos ensinando aos nossos filhos com esse comportamento? Talvez o que esteja tirando seu sono não sejam as contas. Se lançarmos sobre Deus as nossas ansiedades, viveremos o sono dos justos. Mas se tirarem seu celular, você fica irritado?

E o que é Hikikomori? É a fobia de ficar distante das telas. Se você tem filhos que estudam, saiba que a Lei 15.100, de 13 de janeiro de 2025, proibiu o uso de celular nas escolas. Eu e minha esposa ficamos felizes com isso, mas há pais que se incomodaram por não poderem mais mandar mensagens aos filhos para saírem da escola. Mas o real motivo dessa lei é outro: impedir que as crianças filmem dentro da sala de aula. Isso faz parte da Agenda 2030 da ONU. Por trás dessa decisão, há interesses maiores. Quem precisa cuidar dos filhos em primeiro lugar são os pais — para que, quando alguém tentar doutriná-los, eles já estejam bem alimentados espiritualmente.


Você conhece os amigos dos seus filhos?

“Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino, foi escrito a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Romanos 15:4).

Particularmente, não quero ser apenas um ministro bem-sucedido para vocês ou para o Verbo da Vida. Não quero ter sucesso fora e fracassar dentro de casa. Não vale a pena conquistar o mundo e falhar como pai e esposo. Davi foi um rei vitorioso, não perdeu uma guerra. Foi um dos maiores conquistadores da história. Mas como pai, foi um fracasso. Não quero a admiração dos de fora, mas da minha esposa e dos meus filhos.

Você conhece os amigos deles? Sabe quem eles seguem nas redes e quem os segue? Cuidado com o que curte e compartilha, principalmente se você tem filhos. Influência é algo que se absorve. Preste atenção em que tipo de influência você está gerando em seus filhos.

“Tinha, porém, Amnom um amigo cujo nome era Jonadabe, filho de Simeia, irmão de Davi; Jonadabe era homem muito sagaz. […] Porém ele não quis dar ouvidos ao que ela dizia; antes, sendo mais forte do que ela, forçou-a e se deitou com ela” (II Samuel 13:3-16).


Não seja passivo!

Você entendeu o que aconteceu? Davi nunca teve coragem de disciplinar os filhos. Sua família teve destinos trágicos — com exceção de Salomão, que ainda assim não teve um final feliz. Qual a relação disso com as telas?

Passividade é a falta de iniciativa, reação ou vontade de agir. Em psicologia, refere-se à incapacidade de se expressar e lidar com emoções de forma assertiva. Na gramática, é o estado do sujeito que sofre a ação. Davi foi passivo em casa, embora corajoso na guerra.

Você daria cocaína ao seu filho de três anos? Segundo especialistas, o celular pode causar uma dependência tão forte quanto a cocaína ou o crack. Hoje se fala muito em youtubers. Mas quem deveria ser o maior influencer para seus filhos? Eu e você. Precisamos ser as maiores referências deles, influenciando-os com nossa vida e exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!