Os perigos do medo

Não aceite isso na sua vida! Deus nos fez para vivermos em plenitude.

Nós não somos mais escravos do medo. Ele é o maior inimigo da nossa prosperidade na mente. A nossa alma é composta por nossos pensamentos, sentimentos e tudo o que nos permite raciocinar e sentir emoções. Falamos várias vezes que somos um ser trino: somos espírito, temos uma alma e habitamos em um corpo.

A alma vai cooperar conosco para alcançarmos as promessas de Deus. A alma não é a carne, nem nossa inimiga; ela é o que nos capacita a viver a vontade do Senhor na terra. Se você tem uma alma problemática, traumatizada e não tratada, ela vai impedi-lo de viver plenamente as promessas de Deus. Por isso, vemos em todo o Novo Testamento a necessidade de renovar nossa alma e mente, para que possamos experimentar a boa, agradável e perfeita vontade do Senhor.


COMO O MEDO ENTROU NO HOMEM?

No Éden, não existia medo, mas, quando o homem pecou, ele entrou no mundo. A terra se tornou um lugar perigoso e o homem quis conhecer e experimentar tanto o bem quanto o mal. O medo passou a ser algo inerente ao ser humano. Ele é uma resposta natural do nosso corpo, uma reação relacionada à sobrevivência. No entanto, ele não pode governar nossa vida. Não podemos viver com medo o tempo todo.

Existem medos ainda mais tenebrosos: algumas pessoas têm medo de contrair uma doença grave; outras, medo de morrer ou do futuro. Todas essas coisas nos paralisam. Esse medo é uma armadilha do diabo. Ele escraviza e se torna o nosso mestre, permitindo-nos ir apenas até onde ele autoriza. Mas nós não fomos feitos para ser escravos do medo; nós somos filhos de Deus.


NÃO ACEITE EM SUA VIDA

Eu costumava ter medo do futuro. Desde muito nova, era uma criança muito ansiosa. Não sei se isso aconteceu porque fui morar longe da minha família. Fui com meus pais para um lugar onde sofri muito bullying por ser nordestina. Não conseguia me encaixar. Lembro-me de ter sido agredida por uma professora e isso gerou em mim muita insegurança e ansiedade. Cresci acreditando que viver ansiosa era algo normal.

Tive depressão e, por isso, precisei cuidar do meu espírito, da minha alma e do meu corpo. Descobri que tenho sensibilidade à variação hormonal. Perdi muitos quilos, fui para a academia, me enchi da Palavra e hoje estou contando o meu testemunho. Naquilo em que fui consolada, ajudo a consolar outras pessoas.


O PODER DE DEUS O DOMINA

Existe esse medo que nos paralisa, que nos traz ansiedade e transtornos mentais, os quais precisam ser tratados. A porta de entrada para esses problemas são traumas e cicatrizes, coisas ruins que aconteceram em nossas vidas e que nos fazem temer o futuro. O medo leva a transtornos mentais, e Satanás o usa para nos roubar os sonhos e realizações.

“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio!” (II Timóteo 1:7 – NVI).

Recebemos do Senhor um poder para dominar esse espírito de medo. Deus trata o medo como um espírito, algo que o diabo usa para nos paralisar e roubar nossos sonhos e realizações. O Senhor quer que vivamos bem, não apenas para sobreviver, mas para manifestar a glória d’Ele e refletir quem Ele é. Em Deus, não há medo, e para vencê-lo precisamos agir.

Para isso, listei três coisas importantes:


1. PRECISAMOS CONHECER DEUS, QUEM ELE É E SEU CARÁTER

Eu tinha medo do futuro porque pensava que o Senhor matava e enviava doenças. Como poderia ter certeza sobre o meu amanhã se não sabia que Deus era amor e que Ele era bom? Uma imagem errada do Senhor permitiu que esse espírito de medo se instalasse dentro de mim. A Bíblia diz que Deus está perto de nós e deseja que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. O Senhor quer ser conhecido e estar próximo, mas nós temos que nos dispor à Palavra.

“No amor não há medo; ao contrário, o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor” (I João 4:18).


2. PRECISAMOS RENOVAR NOSSA MENTE E NOS ENCHER DA PALAVRA

Às vezes, me sentia incapaz até em relação às Escrituras. Mas você sabia que tudo é pela graça e não pela nossa capacidade? Deus nos dá poder e tira força da nossa fraqueza. A salvação não é só para vivermos no Céu um dia, mas também para nos capacitar a herdar as bênçãos na terra.


3. PRECISAMOS SABER QUEM SOMOS

Isso está relacionado à renovação da nossa mente.

“Vocês não receberam um espírito que os escravize, para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: ‘Aba, Pai’” (Romanos 8:15-17).

Você é filho, não é escravo do medo nem das suas emoções. Temos o Espírito de Deus e não precisamos temer. Não precisamos mais viver intimidados, com medo do futuro, pois temos o Espírito Santo, que é nosso conselheiro. O Senhor é fiel e justo. Se a Sua Palavra disse, então já está feito! Ele a estabeleceu nos céus, e nada dela passará. Cabe a nós não deixá-la cair no esquecimento.

O justo viverá pela fé, confiando que o que Deus falou se cumprirá. Somos da Palavra da Fé, e não há como o medo ocupar o mesmo espaço. A fé vem pelo ouvir a Palavra do Senhor. Não precisamos temer, pois Ele está conosco todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!