
Graduada da Escola de Missões Rhema
“E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui” (Êxodo 3.4).
Estudando sobre esse capítulo 3 de Êxodo e, especificamente, esse versículo 4, atentei-me à importância de conhecer e identificar a voz de Deus e também de saber responder ao Seu chamado.
Sabe, antes de Moisés conduzir o povo ao deserto, ele passou por algumas circunstâncias desafiadoras, justamente por não discernir o tempo e o modo das coisas.
Um dos primeiros desafios que Moisés enfrentou foi a sua crise de identidade, pois ele era um hebreu convivendo com egípcios. Por certo, muitas vezes, ele se sentiu deslocado no meio daquele povo. Ele era um príncipe, mas precisou fugir por ter matado um soldado egípcio que maltratava os hebreus. Imagine a situação de ter que largar tudo por ter cometido algo errado, tentando ser justiceiro do seu próprio povo, que padecia e sofria. É aquela velha história de tentar fazer o certo, mas da forma errada.
Na força do braço
Quando penso nessa história, vejo que já existia algo dentro de Moisés que o inclinava para libertar o seu povo. Mas o que aconteceu? Por não entender o seu chamado, por não entender o tempo e as estações e, principalmente, não ter comunhão com o Deus que daria as instruções, ele acabou agindo por impulsividade.
Na força do seu braço, Moisés quis salvar um hebreu e, mesmo assim, depois de 40 anos no deserto, já casado e com filhos, apascentando as ovelhas para seu sogro, Moisés ouviu o chamado de Deus para libertar os israelitas, o seu povo, o povo de Deus. Sabe, isso pode acontecer comigo e com você. Podemos estar em um lugar confortável, com a mesma rotina, tudo muito tranquilo e calmo, mas, de repente, acontece algo e Deus chama você e o sacode.
Muitas vezes, as coisas não estão dando certo do jeito que imaginamos na vida e isso não quer dizer que seja o diabo, simplesmente, pode ser fruto de nossas decisões erradas.
Então, não cometa o erro de se ver pela sua própria lente. Não faça como Moisés. Procure se ver como Deus o criou para ser. É importante ter a mente aberta para não querer voltar para o antes, quando Deus está querendo levar você para o depois. Pode ser que, em algum momento, você ache que está tudo parado, mas saiba que Deus sempre está agindo ao seu favor.
Não fuja!
O deserto não era o melhor lugar de se estar. Moisés fugia de seu passado no deserto, quando, na verdade, deveria estar avançando para cumprir seu propósito. Por isso, é importante que tenhamos bastante cuidado com as nossas decisões, pois teremos que conviver com o que fizemos de errado por toda a vida.
Você está preparado ou se preparando espiritual, física e emocionalmente para crescer e ir ao próximo nível? Tenho um conselho para dar: NÃO FUJA! Chegou o tempo de tomar decisões sábias, tempo de se expor a Deus e aos seus propósitos.
2 Comentários
Nossa que mensagem maravilhosa!
Muito obrigada Thalita!