Há uma grande diferença entre andar nas trevas, porque houve pecado, e está em meio às pressões das trevas, mesmo tendo uma vida íntegra diante de Deus, porque estamos vivendo neste mundo. Quando um cristão está andando nas trevas, é porque está faltando comunhão com Deus, está em pecado ou não conhece a Deus. Mas, quando um cristão está debaixo das PRESSÕES das trevas, não quer dizer que ele está em pecado, mas é onde a fé será provada ou testada, não por Deus, mas pelas circunstâncias levantadas pelas trevas. Jesus nunca disse que não passaríamos por aflições, ao contrário, Ele afirmou:
“No mundo TEREIS AFLIÇÕES, mas, TENDES BOM ÂNIMO eu venci o mundo” (João 16:33)
Graças a Deus que Ele não terminou na primeira parte do versículo, como muitos pregadores querem. Jesus continuou dizendo: “Tendes bom ânimo eu venci o mundo”. Na realidade, a palavra grega traduzida por aflição é “thlipsis” que também quer dizer “pressão”. E de onde vem essas pressões? Como já falamos, das trevas.
Quero dar um exemplo:
Se pegarmos uma esponja e colocarmos detergente sobre ela, veremos que, quanto mais pressionarmos sob a água, mais espuma sairá da esponja. Da mesma forma, é um cristão debaixo de pressão, quando ele está cheio da palavra e do Espírito de Deus, as trevas irão pressiona-lo, mas o que sai dele, é a palavra, a luz e o poder de Deus. Aleluia!
Outra tradução para aflições é “circunstâncias que se levantam do nada”. Nem sempre quando um cristão está em dificuldades é porque está em pecado, se fosse assim, todos os cristãos estariam em pecado, pois Jesus disse que no mundo teríamos aflições. Com certeza, passaremos por testes e provações. Haverá dias em que o mar estará tão calmo, que você irá ouvir o canto dos pássaros, mas, de repente, aflições ou tribulações (circunstâncias que se levantam do nada) aparecerão. Como você se comportará neste tempo? Como você se comportará debaixo de pressão?
Jesus disse: “Tendes BOM ÂNIMO eu venci o mundo”.
A palavra traduzida por “ânimo” é “euthumeõ” que significa “pôr-se em alegria” Então, o que Jesus quis dizer é que devemos nos colocar na posição de alegria que já existe dentro de nós. O mundo já foi derrotado por Ele, Jesus venceu e somos mais do que vencedores Nele!
Passaremos por pressões? Sim, foi Jesus quem disse. Mas ao invés de chorarmos, murmurarmos ou nos desesperarmos, vamos sorrir no espírito e cantar o canto dos redimidos em meio as aflições!
Levante sua voz em júbilo, cante as maravilhas de Deus, louve e engrandeça o nome de Jesus. Diga quem você é em Cristo e o que você pode nEle, porque as aflições não são eternas, mas são leves e momentâneas, veja:
“Meus irmãos, tendes pôr motivo de toda ALEGRIA o passardes pôr várias provações, sabendo que a APROVAÇÂO da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais PERFEITOS e íntegros, em nada deficientes” (Tiago 1:2-4)
Seremos provados ou testados? Sim, mas não por Deus, porque Deus não tenta a ninguém (Tiago 1:13)
O diabo é quem levantará as circunstâncias, pressões, tentações e tribulações contra nós neste mundo, mas Tiago falou: “tendes por motivo de TODA ALEGRIA”. Ter alegria ao passar por provações? Sim, exatamente isto.
Ao PASSARDES e não FICARDES nas provações.
Tiago escreveu que a nossa fé sendo APROVADA produzirá perseverança e a perseverança, tendo ação completa, nos torna perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
Infelizmente, também há cristãos tendo a sua fé REPROVADA. Como? Quando estão debaixo de pressão (ou provações), ao invés de se alegrarem em Deus, não por causa das aflições, mas porque Deus é maior que elas, eles ficam murmurando, fazendo confissões de incredulidade, tais como: “oh Deus, que vida miserável é essa que eu tenho”, “tudo está indo de mal a pior, onde está você Deus?”, “quando eu não era crente, eu vivia bem melhor”.
São murmurações, declarações de incredulidade. Ao invés de reclamar, mostre nas aflições quem você é em Cristo Jesus, declare quem você é e o que você pode, lembre-se: em Cristo você é maior do que qualquer circunstância, porque o maior (Deus) habita em você.
Se Jesus parou o vento e acalmou as ondas (circunstâncias), você também pode fazer isso, porque Jesus lhe deu autoridade através do nome dele.
Deus nos tirou do vale e nos colocou no pico da montanha, as circunstâncias se levantarão, mas você não precisará descer ao vale, continue no pico da montanha. As águias fazem os seus ninhos no lugar mais alto da montanha, da mesma forma, você habita no lugar mais alto da adoração: debaixo das asas do Pai. Tenha bom ânimo!
8 Comentários
Agindo Deus quem impedirá?
Muito bom e esclarecedor este estudo.
Nesses últimos dias precisamos muito dessa palavra tende bom ânimo pra enfrentar as dificuldades dessa vida
Sim! É assim que eu creio, que palavra maravilhosa.
Invés de murmurar vou adora e perseverar na oração para vencer as dificuldades e assim não vou ser vencido por essas dificuldades ótima explicação sobre ter bom ânimo
Invés de murmurar vou adora e perseverar na oração para vencer as dificuldades e assim não vou ser vencido por essas dificuldades ótima explicação sobre ter bom ânimo
É assim que se vence, foi assim que eu venci o mundo.
Ótima explicação sobre TENDE BOM ÂNIMO