Verbo FM

Tudo está dando errado?

David Veras
Graduado da Escola de Ministros Rhema

“Os israelitas fizeram o que era mau aos olhos do Senhor. Por isso, o Senhor os entregou nas mãos dos midianitas durante sete anos. Os midianitas eram tão cruéis que os israelitas fizeram para si esconderijos nas montanhas, nas cavernas e nas fortalezas. Sempre que os israelitas faziam o plantio, saqueadores de Midiã, de Amaleque e de outros povos do leste atacavam Israel, acampavam na terra e destruíam as plantações até Gaza. Levavam ovelhas, bois e jumentos, e não deixavam coisa alguma para Israel comer. Esses bandos inimigos, que vinham com seus rebanhos e tendas, eram como uma praga de gafanhotos. Chegavam em camelos, tão numerosos que era impossível contá-los, e só partiam quando a terra estava devastada”(Juízes 6.1-5 NVT).

Na semana passada, fui estudar um pouco sobre a vida de Gideão, e a passagem, que encontra-se em Juízes 6.1-5, chamou-me bastante a atenção. Ela fala a respeito de uma situação em que o povo hebreu estava enfrentando contra os midianitas, situação essa que precedeu a história que conhecemos a respeito dos 300 guerreiros de Gideão. Entretanto, é importante ver o que levou os hebreus a chegarem a tal situação e o seu contexto.

A Bíblia diz que eles fizeram o que era mau aos olhos do Senhor (pecaram) e por isso foram entregues aos seus inimigos. Eles plantavam e cuidavam dos animais (trabalhavam), mas volta e meia os midianitas os atacavam e destruíam tudo. Isso de maneira constante! Sempre que os hebreus queriam progredir “na vida”, trabalhar, os midianitas os destruíam.

Quando tudo dá errado

Sabe que tem momentos em nossas vidas que parece que tudo está dando errado? Que nos esforçamos, mas nada vai para frente? Às vezes, esses momentos podem ser uma “tempestade” imotivada, ou seja, sem ter sido ocasionada por um ato de desobediência de nossa parte. Todavia, há aquelas que acontecem em virtude do pecado, da desobediência. Se fizermos o que é mau diante do Senhor (pecando), estaremos dando legalidade para o diabo nos atacar e destruir todo o fruto do nosso trabalho. Isso é péssimo!

As coisas não tem dado muito certo na nossa vida? Parece que tudo está dando errado? Trabalhamos, nos esforçamos, mas parece que não saímos do lugar? Devemos fazer uma avaliação e identificar se o que estamos passando é culpa nossa ou é uma das aflições da vida que todos nós vamos passar (João 16.33). É inevitável passarmos por aflições.

Mas, independe de qual das alternativas acima seja a origem do problema, podemos ter o socorro de Deus! Quando os hebreus estavam cansados de serem sempre destruídos e correrem dos seus inimigos, ficando no “fundo do poço”, pediram a ajuda de Deus e Ele os ouviu, como vemos no restante do capitulo 6 e no capitulo 7 do livro de Juízes.

“Os midianitas reduziram Israel à mais absoluta pobreza, e o povo pediu socorro ao Senhor” (Juízes 6.6 NVT).

Que possamos ser honestos e pensar realmente se o que estamos passando é fruto de uma desobediência ou é uma das aflições da vida. Mas uma coisa é certa: temos perdão em Deus e socorro bem presente na hora da angústia.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!