
Professor do Centro de Treinamento Bíblico Rhema e Supervisor no Ministério Verbo da Vida
“Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (Apocalipse 3.15-20).
Nós não estamos vivendo, mas estamos vendo um mundo complicado. E sabe de uma coisa? Nós somos os veículos para a transformação deste mundo. Por isso eu gostaria de falar com você sobre problemas. Isso mesmo. Problemas. Sabe por quê? Porque nós somos solucionadores de problemas. A questão não é o problema, mas sim como a gente reage diante deles.
“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (Apocalipse 3.20).
O texto da carta em Apocalipse foi escrito para uma igreja, ou seja, pessoas que conheciam a Jesus. Elas haviam colocado Jesus para fora. Em algum momento Ele já tinha entrado, mas elas O colocaram para fora e agora Ele batia à porta querendo entrar novamente. Os versículos dizem que aquela igreja estava morna. Quando Ele diz que estava a ponto de vomitá-los, não quer dizer que Deus está descartando ninguém. Deus não descarta ninguém.
“Aquele que vem a mim jamais o lançarei fora”.
O que Ele estava falando era de uma sensação. Não sei se alguma vez você já teve a oportunidade de beber um gole de água morna. Uma das primeiras sensações que vem é de náuseas. Dar aquela vontade de vomitar. Algumas pessoas acham que o texto fala sobre o fervor do Espírito. Elas dizem que os frios são os apáticos ao mover de Deus e que os quentes são os que estão celebrando. Este texto não está falando sobre isso. Esse texto está falando sobre utilidade.
Deus está nos chamando para sermos úteis no seu Reino. A zona de conforto e da acomodação não é o que Deus quer para você. Seja útil.
A carta foi escrita para a igreja de Laodicéia. Esta igreja era constituída por, além de pessoas da cidade de Laodicéia, pessoas das cidades de Colossos e Hierápolis. As duas últimas cidades tinham fontes de águas. De uma saíam águas frias e da outra saíam águas quentes. Sabe o que acontecia? As águas frias saciavam a sede. A água fria refrigera e mata a sede. Já a água quente era utilizada para fins medicinais. E a morna? Para nada. E o que Jesus disse foi: “Quem dera você fosse frio ou quente”, o que Ele estava querendo dizer era: “Quem dera você fosse útil”.
O que aconteceu com essa igreja para que Jesus agora estivesse do lado de fora batendo a porta? O que aconteceu com essa igreja para que eles tivessem que ouvir palavras tão duras como essas?
Eles eram ricos em ouro, fabricavam os melhores linhos e haviam desenvolvido um colírio medicinal. Por isso que Jesus disse: “Vocês são pobres, cegos e nus”. Jesus sabia do que estava falando e aconselhou a eles a buscarem ouro refinado, vestes brancas e colírio para abrir os seus olhos para que pudessem enxergar o Senhor.
O ser humano tem muita facilidade para enxergar as coisas exteriores. Tanto é que a gente tem muita facilidade em enxergar os erros dos outros e pouca facilidade de enxergar nossos próprios erros. Se a gente inverter os papéis veremos que tudo aquilo que nós temos como plano para a nossa família, para a nossa vida ministerial e profissional vai começar a se cumprir bem mais rápido. Simplesmente, pelo fato de você querer mudar a sua história as coisas vão acontecer bem mais rápido. E é você mesmo quem tem que mudar a sua história.
*Trechos da mensagem durante a Conferência Nacional de Homens, em outubro de 2019.






